InícioDicasEstudosDescubra algumas dicas de como se concentrar nos estudos na era digital

Descubra algumas dicas de como se concentrar nos estudos na era digital

No mundo digital, é cada vez mais difícil se concentrar nos estudos. Principalmente para os concursos e vestibulares e em um ano de pandemia. Sendo assim, a única maneira de interagir socialmente é pela internet.

Passar muito tempo nas redes torna-se prejudicial para a concentração. É o que diz o livro “O que a internet está fazendo com nossos cérebros”. Aliás, ele mostra como a mente humana pode ficar poluída e impaciente.

Por que hoje é mais difícil se concentrar nos estudos?

Após a chegada da internet, a mente humana ficou caótica, bagunçada e poluída. Segundo o escritor do livro, isso ocorre devido à abundância de estímulos apresentados. Sendo assim, o jornalista Nicholas Carr fomenta que o homem está perdendo o foco.

No mundo digital, o homem pode adquirir mais conhecimento, além de ter o acesso facilitado a ele. Mas, tudo também ficou muito raso, rápido e segmentado. Nesse cenário, a capacidade de concentração diminuiu.

O finalista do Prêmio Pulitzer 2011 também critica a maneira como a informação é espalhada. Dessa forma, a internet destrói conexões e circuitos cerebrais. Sendo elas as responsáveis pela capacidade analítica, além daquelas que processam informações.

Focar em apenas um assunto é cada dia mais difícil, assim como conseguir aprofundá-los. Portanto, a internet pode causar sérios danos à cognição humana.

Um dos problemas mais evidentes está na memória. Visto isso, cientistas alegam que a leitura superficial afeta as lembranças. Assim como o não uso de áreas que antes eram utilizadas.

Hoje não precisamos decorar números de telefone ou mapas de localidade. Porém, é necessário treino para ter uma boa visão espacial ou memória. Assim, a capacidade de processar as informações também é prejudicada.

Como se concentrar nos estudos?

A maioria das pessoas já teve dificuldades em se concentrar em alguma atividade. Mesmo assim, isso pode ser explicado por diversos fatores, como a chegada da internet. Além disso, muitos ainda precisam prestar concursos ou provas.

Tanto jovens, quanto adultos podem ser afetados pelo problema da concentração. Adolescentes precisam se formar na escola, então, fazer o vestibular e depois talvez até prestar um concurso.

O importante mesmo é buscar não interromper os estudos. Além de procurar não parar de estudar durante a vida, porque o conhecimento é um dos bens maiores da humanidade.

Hoje, concentrar nos estudos pode ser mais difícil por todos os pontos levantados. Porém, também não é impossível. Sendo assim, existe uma série de dicas que podem ser seguidas para a função, por exemplo:

  • Organização;
  • Planejamento;
  • Ter um ambiente calmo;
  • Fazer pausas.

A seguir, conheça mais sobre essas dicas e veja como aplicá-las no dia a dia para ter bons resultados.

Organização e planejamento

Nada é possível sem um bom planejamento. Portanto, reserve o período do dia que deseja estudar e quais os assuntos.

Deve ser feito um planejamento detalhado. O que pode incluir a definição de metas ou até de horas para cada tema.

Escolher um local calmo

O ambiente digital já traz inúmeras distrações. Sendo assim, o estudante não vai querer um ambiente físico também turbulento. Por isso, torna-se necessário buscar um lugar calmo para iniciar os estudos, além de livre de interrupções.

Manter-se saudável

Manter uma rotina saudável pode ser crucial para a qualidade dos estudos. Sendo assim, é importante ter uma boa alimentação e boas noites de sono. Além de praticar exercícios físicos. Dessa forma, a mente se torna mais produtiva e preparada.

Fazer pausas

É importante fazer pausas entre os estudos. Assim, evitando que a mente fique muito cansada.

Uma cabeça ocupada não consegue absorver os temas corretamente. Então, seria interessante se alimentar entre eles ou realizar outra atividade. Intercalar os assuntos também pode ajudar a absorver melhor.

Eliminar distrações

Além do local calmo, deve eliminar todas as distrações por mais sutis que elas sejam. Assim, o ideal é desligar aparelhos celulares ou fechar abas que não sejam importantes.

Uma notificação no celular é o bastante para interromper a concentração. Além de que, manter tais artifícios perto, também pode gerar uma tentação de abri-los.

Escutar música para se concentrar nos estudos

Por incrível que pareça pode-se escutar música enquanto estuda. Sendo assim, ela pode ajudar na fixação e na concentração. Porém, ela não deve ser na língua materna da pessoa. Assim, ao invés de ajudar, pode atrapalhar.

Realizar atividades manuais

Mesmo com todos os avanços digitais, é importante escrever a mão. Além de ler os textos e grifar, porque tais ações podem ajudar a fixar as informações no cérebro. Assim, tornando as horas mais produtivas.

Ser flexível para se concentrar nos estudos

Mesmo com muito planejamento, deve ter em mente que nem sempre ele será possível. Afinal, a vida é feita de imprevistos. Além de que o cérebro humano nem sempre trabalha da mesma forma.

Podem ter dias em que a pessoa está mais produtiva e em outros menos. Visto isso, ser flexível é ideal para se manter animado. Assim, podendo até superar as expectativas.

Escolher um método

A maneira ideal de estudar pode diferir para cada pessoa. Por isso, é interessante testar diversos métodos. Por exemplo, perceber se funciona melhor estudando sozinho ou em grupo. Também veja se prefere escrever ou falar para si mesmo a matéria.

Criar um sistema de recompensas

Uma boa opção é criar métodos criativos para estudar. Sendo assim, caso esteja cada vez mais difícil de se concentrar nos estudos, pode-se criar um sistema de recompensas.

O método em questão torna o estudo mais divertido e menos cansativo. Por exemplo, após terminar um dos assuntos, a pessoa pode comer o seu doce favorito. Ou até mesmo, assistir um episódio da série que mais gosta.

Descansar é importante para se concentrar nos estudos

Uma mente que não descansa pode ter sérios problemas. Dessa forma, o estudo ainda não se torna mais proveitoso. Então, não adianta forçar a situação. Ou seja, quando estamos cansados, não absorvemos o conteúdo.

Concentrar nos estudos na era digital

A internet chegou como um grande facilitador para os estudos. Ao mesmo tempo, especialistas já afirmam que ela também pode atrapalhar, porque prejudica a capacidade de concentração do ser humano.

Seguir algumas dicas atualmente torna-se essencial para aproveitar bem o tempo. Por exemplo, criar um planejamento, se manter saudável e fazer pausas. Além de procurar eliminar distrações, escolher o método adequado e escolher um lugar calmo.

É fato que a quantidade de informação que bombardeia o homem hoje pode dificultar o processo. Porém, tudo é possível com muita pesquisa, leitura e dedicação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.