InícioDicasEstágioDescubra como conseguir um estágio de Geografia no atual mercado de trabalho

Descubra como conseguir um estágio de Geografia no atual mercado de trabalho

Antes de escrever esta matéria, a Voomp fez uma busca rápida para verificar as vagas existentes de estágio de Geografia. Só no Linkedin somavam 105 e, na Catho, mais de 12. Isso na primeira página do Google. Então, elencar sites, blogs e perfis que publiquem estágios é um dos primeiros passos para conseguir uma oportunidade na área.

Já a área de Geografia tem um blog específico destinado a profissionais e estudantes. Separamos esse e outros links para ajudar no processo do estudante. Mas, antes de clicar, siga lendo mais informações que vão auxiliar na sua caminhada como estagiário.

Duas áreas de atuação

Assim como no curso, os estágios de Geografia seguem em duas vertentes. Tanto para os que almejam a licenciatura quanto também para os bachareis. Por exemplo, na área de licenciatura, há oportunidades em unidades da Educação Básica e também em escolas que trabalham com aulas de acompanhamento escolar.  Já os bachareis contam com vagas nas mais diferentes áreas da Geografia, em empresas privadas ou governamentais.

O estágio de Geografia é a primeira oportunidade do universitário no mercado de trabalho. Em síntese, é uma chance que vai enriquecer o currículo do estudante e possibilitar que ele coloque em prática a teoria estudada. Além disso, o estagiário começará sua lista de networking que o auxiliará depois de formado. E, o mais importante, é a oportunidade que contribuirá para o amadurecimento profissional e pessoal.

Estágios de Geografia: remunerado e obrigatório

O universitário precisa ter claro que o estágio remunerado e o estágio obrigatório são distintos:

Estágio remunerado: é considerado como uma tarefa extraclasse, que deverá ser desempenhado fora do horário de aula. O estudante pode optar ou não em fazer. Algumas universidades até contabilizam essas horas como atividades extracurriculares. Em suma, são oportunidades de trabalho nas quais os estudantes recebem um salário de acordo com o contrato. Além disso, alguns ainda oferecem vales transporte e refeição.

Estágio obrigatório: é considerado aquele que integra a grade do curso da instituição. O universitário fará em uma empresa ou escola vinculada à universidade ou faculdade. Além disso, será avaliado por um professor. Todas atividades do aluno devem ser registradas e, ao final do período, deverá entregar um relatório, no qual receberá uma avaliação. Na verdade, funciona como uma disciplina prática.

Fique atento à vaga

Para conquistar uma boa vaga de estágio de Geografia remunerado, é importante que o universitário atualize sempre seu currículo. Coloque suas informações pessoais, profissionais – caso tenha – e estudantis. Lembre-se de colocar cursos feitos, congressos, seminários, monitorias. Outras informações importante são as habilidades desenvolvidas. O layout não é o principal, mas chama a atenção. Então, procure um design simples, mas bonito e clean.

Na verdade, o estágio é a chance de se começar a desenvolver a sua carreira no mercado. Então, não desperdice a oportunidade. Seja proativo. Bem como construa relações com os profissionais. Mostre-se sempre solícito e atento às demandas do seu trabalho. Compartilhe ideias, pesquisas e estudos desenvolvidos na universidade que, de alguma forma, podem auxiliar numa determinada atividade da empresa.

Experiência profissional 

Faz toda a diferença um profissional recém-formado com experiência na área. Na hora de um desempate ao concorrer a uma vaga, o tempo e o desempenho no estágio contam muito. Há universitários que já trabalham ao começar seus estudos no Ensino Superior; outros deixam para iniciar sua carreira somente depois de formado. Então, se você está pensando em ser um professor ou um bacharel de Geografia, iniciar suas atividades em um estágio é o caminho certo.

Na verdade, é o ideal porque o estudante terá a possibilidade de experimentar a rotina e as experiências da carreira escolhida. É somente no cotidiano do fazer profissional que se adquire experiência e se constrói a competência. Em suma, além de fazer vivenciar a realidade da profissão, o estágio proporciona o  contato com pessoas que estão há tempo no mercado. Elas podem oferecer ensinamentos e dicas sobre as exigências atuais da profissão.

Fique de olho

Para os que ainda estão um pouco indecisos sobre a área específica na qual atuar, o estágio de Geografia é uma oportunidade de conhecer mais profundamente a profissão. Também é uma possibilidade de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Isso porque o curso de Geografia fornece um embasamento variado que habilita o estudante a seguir diferentes ramos de atuação. Dessa forma, o estudante de Geografia tem várias opções para se especializar. Veja alguns exemplos:

  • Geopolítica.
  • Ecoturismo.
  • Planejamento agrícola.
  • Planejamento urbano.
  • Topografia.
  • Cartografia.
  • Cartografia digital.
  • Sensoriamento remoto.
  • Geoprocessamento.

Além disso, vale destacar novamente que o curso exige estágio obrigatório como parte da grade curricular. Nesse caso, o mais comum é que a instituição disponibilize espaços para os desempenhos das atividades como Núcleos de Práticas. Mas não esqueça, conseguir um estágio de Geografia, mesmo quando não é obrigatório, é uma oportunidade para expandir conhecimentos e aperfeiçoar habilidades profissionais.

Passo a passo

A Voomp elaborou um passo a passo que o estudante deve levar em conta para conseguir uma boa vaga de estágio em Geografia. Confira:

  • As unidades sempre anunciam vagas e oportunidades de estágio. Então, fique atento aos anúncios de vaga da faculdade no site e murais de aviso;
  • Professores e colegas de aula que já são estagiários também são boas fontes de informação. Portanto, converse com eles e fale de seus interesses;
  • Já se falou sobre isso, mas nunca é demais repetir. Elabore um bom currículo objetivo: destaque seus conhecimentos, competências, experiências e cursos complementares;
  • Participe dos eventos acadêmicos. Eles oportunizam contatos que podem lhe ajudar a conquistar o tão sonhado estágio de Geografia;
  • Esteja atento às exigências do mercado e desenvolva as habilidades atuais exigidas;
  • Por isso, não se limite à formação da graduação. Assim, busque cursos complementares: idiomas, atividades extracurriculares, projetos de extensão e trabalhos voluntários.

Com funciona a contratação de um estagiário

Como funciona o estágio obrigatório

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.