Descubra os tipos de bacharelado disponíveis no Brasil

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

É comum ouvir falar sobre bacharelado. Mas, muitas pessoas não sabem o que isso significa, nem como se consegue um título desses.

O artigo a seguir pretende te fazer entender tudo sobre o assunto. Também, saiba como ter essa formação mesmo que não tenha dinheiro para arcar com um curso. Por isso, continue a leitura para conhecer as suas opções.

O que é bacharelado?

É um grau de formação para quem concluiu o nível superior. Porém, há um tempo, isso era concedido para todos que terminavam o ensino médio. Contudo, atualmente, para ser um bacharel é preciso cursar uma universidade.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

 

Preparamos um teste para você descobrir se tem o perfil para ser um engenheiro mecânico

Hoje, existem diversas modalidades de aula, desde presencial até a chamada EAD, que desde o início da pandemia virou o principal meio de estudo.

O melhor caminho no Brasil para ingressar em uma faculdade é pelo Enem. Mas, é preciso saber quais aceitam esse vestibular. Então, abaixo você vai saber mais sobre isso.

O que é um bacharel?

É aquele que concluiu seus estudos em um centro universitário. Sendo assim, ele pode trabalhar na área em que se formou. Mas, vale destacar ser sempre mais interessante fazer algum tipo de especialização.

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

Fazendo licenciatura e doutorado, você consegue mais oportunidades de trabalho. Em suma, ser um bacharel é o primeiro passo para se tornar um bom profissional.

Na maioria das universidades, o tempo mínimo para ter esse título é de três anos. Logo, graduações com menos duração do que isso não são bacharelados. Mas, sim, cursos técnicos e profissionalizantes que conferem nível técnico apenas.

Diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Existem três variações de cursos para nível superior. Com isso, abaixo estão destacadas algumas características de cada um deles. Também, cada tipo de formação atende a alguma necessidade de carreira.

Em dúvida sobre escolher Engenharia Elétrica EAD ou presencial?

Preparamos um quiz especial para você

O estudante de bacharel está mais preparado para o mercado de trabalho de maneira mais ampla.

Já a licenciatura é mais indicada para quem está interessado em transmitir conhecimento. Ou seja, pessoas que desejam seguir carreira como professores.

Para ser tecnólogo o tempo de curso é menor. Enfim, é ideal para o aluno interessado em ficar poucos períodos na faculdade ou quem quer entrar logo no mercado de trabalho.

Você já tem um plano de estudos para passar no vestibular de Medicina?

 

Preparamos um guia completo para te ajudar a realizar este sonho

 

Como funciona o bacharelado

No Brasil, ele faz parte dos cursos mais populares, como direito, medicina, letras, administração, psicologia, dentre outros. Além disso, sua grade curricular possui matérias práticas e também teóricas.

A realização de um estágio e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) são necessárias. Assim, quem não cumprir essas tarefas não pode concluir o curso.

Quem for parar a graduação antes de concluir tem a opção de trancá-la. Com isso, a maioria das faculdades concede ao aluno um tempo de até 2 anos. Isso acontece tanto em instituições particulares quanto nas públicas.

Vai prestar vestibular para Medicina?

 

Preparamos um quiz para você descobrir qual área combina mais com você

Tempo de curso

Em média, os cursos superiores duram de 3 a 6 anos. Então, esse é o tempo necessário para conquistar o tão sonhado diploma. E para isso, é preciso cumprir toda a grade de disciplinas obrigatórias que varia em cada graduação.

Tipos de bacharelado

Há dois tipos, a primeira é a formação básica e a segunda é a chamada interdisciplinar. Portanto, a seguir você vai descobrir mais sobre cada uma delas.

Formação básica

As pessoas que se formam nessa modalidade atuam no mercado de forma mais generalizada. Assim, durante o curso, o estudante aprende sobre as mais diversas áreas do seu ramo.

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Bacharelado interdisciplinar

É uma proposta apresentada desde 2005 pelas faculdades públicas, mais conhecida como BI. Por meio disso, o estudante consegue a formação em diversas áreas de atuação. Logo, é uma graduação mais geral antes de ir para outra mais específica.

Configurações das aulas

São três formatos diferentes, mas a pandemia trouxe a necessidade de mudar para somente um. Assim, a maioria das aulas passou a ser online ou semipresencial. Por fim, a seguir você vai saber mais sobre cada uma.

Presencial

Grande parte dos cursos oferecidos nas faculdades são presenciais. Sobretudo aqueles que precisam de trabalhos laboratoriais ou de atividades práticas.

Você sabe qual área da Fisioterapia mais combina com você?

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

Aqui, os alunos devem se deslocar até o local das aulas. Sendo que se tiverem mais de 75% de falta em alguma matéria, podem ser reprovados.

EAD para bacharelado

Com certeza, é a que mais tem crescido nos últimos tempos. Esse termo significa ensino à distância, em que as aulas são realizadas remotamente.

Algumas pessoas detestam, outras amam. Mas, foi essa modalidade que salvou as graduações de muitas pessoas em 2020, quando teve início a paralisação das aulas presenciais. Assim, ela possui autorização direta do Ministério da Educação.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Semipresencial

Os alunos possuem alguns encontros nos polos universitários. Geralmente, são duas vezes na semana, mas pode variar.

Cursos semipresenciais e EAD possuem o mesmo peso que um presencial. Afinal, todos são reconhecidos pelo MEC.

Como conseguir fazer um bacharelado?

Para ingressar em um, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter esse certificado. Após isso, o aluno deve prestar um vestibular que pode ser o Enem ou algum outro. Como, por exemplo, o da faculdade Kroton.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

O Exame Nacional do Ensino Médio é um meio de entrar na maioria das universidades públicas.

Não só do país, mas também de particulares como é o caso de Portugal. Além disso, é uma prova que acontece todos os anos e demanda preparação por ser bem extensa.

ProUni

É um programa do governo para quem não tem condições de pagar uma faculdade. Assim, ele oferece bolsas de estudo para algumas pessoas.

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

Um candidato da bolsa precisa ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Caso contrário, não terá direito. Aliás, também é necessário ter tirado mais do que 450 nas provas objetivas e mais de zero na redação.

As matérias mais comuns no bacharelado

Esse tipo de graduação possui uma grade curricular comum com várias matérias, porém é comum elas serem divididas entre:

  • Ciências humanas;
  • Exatas;
  • Biológicas.

Seja um profissional diferenciado no mercado de trabalho

Um bacharelado pode ser um diferencial no currículo de qualquer pessoa. Já que mostra maior credibilidade para o trabalho. Então, não há nada de errado em buscar a sua melhoria e salários maiores.

Investir para ser um bacharel é algo a longo prazo, logo, precisa de persistência. Contudo, esse tipo de dedicação já é algo exigido desde o Ensino Médio. Por fim, encontre o curso que mais combina com você e sempre dê o seu melhor.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.