Descubra porque os estágios na faculdade são indispensáveis para sua carreira

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Os estágios na faculdade são experiências profissionais que podem impulsionar sua carreira no futuro. Por isso, é importante não só saber como funciona, mas escolher a certa para atingir seus objetivos.

É essencial saber desde já o que o mercado exige, para você conseguir um bom estágio e se destaque na sua área. Logo, os principais tópicos para qualquer estagiário estão neste artigo para te ajudar da melhor maneira.

O que são os estágios na faculdade?

Nos dias de hoje, apenas os diplomas não são garantia de um bom emprego. Sendo assim, é necessário melhorar suas habilidades e conhecimentos um pouco mais, o que pode ser feito por meio de estágios durante a faculdade.

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

Eles são pequenos períodos de trabalho durante a graduação, assim o estudante tem a oportunidade de aplicar tudo o que aprendeu em sala de aula. Em outras palavras, conhecer o mercado de trabalho e como ele funciona

Vale destacar que existem dois tipos: o obrigatório e o não-obrigatório. Inclusive, eles possuem algumas diferenças na:

  • Carga horária;
  • Possibilidade de remuneração;
  • Necessidade de supervisão;
  • Contrato.

Em ambos é aplicada a Lei do Estágio, que foi criada para evitar abusos ao estudante no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é preciso fornecer seguro saúde e a instituição de ensino cuida da fiscalização durante essa etapa.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

A diferença entre os estágios na faculdade obrigatórios e não-obrigatórios

De início os objetivos de cada um são bem distintos. O ideal para você vai depender do seu curso, universidade e seus próprios propósitos. Saiba mais a seguir.

Estágios obrigatórios

Você viu até aqui que eles fazem parte da grade curricular. Então, uma carga horária mínima precisa ser cumprida para que o universitário se forme. Também é necessário fazer um relatório apresentando as atividades feitas neste período.

Os estágios na faculdade podem ou não serem remunerados, pois, o foco principal é o aprendizado e não ter uma renda.

Quer garantir sua vaga na faculdade de Medicina?

 

Confira esse ebook com todas as dicas para você ser aprovado

Como o trabalho é por um breve tempo, os contratos também são mais curtos. Além disso, é obrigatória a supervisão de um professor da faculdade durante o processo.

Estágios não obrigatórios

Também é possível estagiar por iniciativa própria. Dessa forma, a responsabilidade não é mais da instituição de ensino, mas sim do próprio aluno. Assim, o mesmo possui alguns deveres, mas, por outro lado, tem direito a um salário.

Outro fator importante é a questão das férias, pois diferente do estágio obrigatório, este benefício é pago aqui. Isso porque, não há uma duração definida na grade curricular, o que torna o trabalho mais flexível.

Vai cursar Direito e é fã da série How To Get Away With Murder?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil entre os “Keating 5”

Por que fazer estágios na faculdade?

Eles são fundamentais para fazer a diferença no mercado de trabalho. Mesmo porque, a experiência e o desenvolvimento das conhecidas “soft skills” são muito visadas pelo mercado.

Não basta apenas ter o diploma, é preciso ser um profissional qualificado para a empresa. Características como a proatividade e trabalho em equipe são essenciais na hora de decidir quem fica com a vaga de emprego.

Existem inúmeras outras vantagens ao fazer um estágio, dentre elas estão:

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

  • Maior conhecimento prático da profissão;
  • Criação de networking;
  • Possibilidade de efetivação;
  • Capacidade de enfrentar problemas e desafios desde cedo.

Tudo isso é muito importante, já que podem facilitar o caminho para ter um emprego, ou até mesmo empreender. Uma boa rede de contatos e experiências abrem diversas oportunidades no mercado.

Os impactos do estágio em toda a carreira profissional

Ao fazer os estágios na faculdade, o aluno sai muito mais bem preparado para lidar com o mundo dos negócios em diversos aspectos. O principal deles é colocar em prática todo o aprendizado adquirido nas salas de aula.

Há também a criação de um networking, com maior oportunidade de o estudante conseguir ter sua carteira assinada. Ou ainda a oportunidade de conhecer outro emprego por meio dessa rede de contatos. Esse tipo de relação social é muito importante no mercado de trabalho.

Vai fazer vestibular para Medicina, mas já é quase formado por Grey’s Anatomy?

Descubra qual médico da série mais combina com o seu perfil

3 sugestões para quem quer fazer estágios na faculdade

Vale destacar ser um emprego como qualquer outro, portanto precisa de muita dedicação e responsabilidade. Assim, há algumas dicas que podem ser aplicadas, de modo a tornar a vida do estagiário mais fácil. Confira a seguir quais são elas.

1 – Espere o momento certo para procurar estágios na faculdade

Algumas pessoas preferem buscar um estágio quanto antes, enquanto outras deixam para depois. Isso é normal, porém, é importante analisar as circunstâncias do momento e fazer a escolha certa quando receber uma proposta.

Talvez seja um pouco cedo começar logo no primeiro semestre, que é uma fase com matérias mais introdutórias.

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Nesse contexto, o ideal é focar apenas nos estudos já que essa vai ser a base do restante do curso. Assim, isso vai te dar bem mais segurança para entender as próximas matérias.

Só não dá para esperar muito, porque outros candidatos podem surgir e ocupar a sua vaga. O ideal mesmo é procurar os estágios na faculdade no segundo ano, pois além de já ter uma certa noção, há mais tempo para a empresa treinar você até o final do curso.

2 – Prepare bem o seu currículo

Nos estágios não há necessidade de lotar o CV de experiências. Até porque, o recrutador sabe que você não vivenciou muita coisa ao nível profissional. Então, coloque apenas o que achar mais relevante de acordo com seus objetivos.

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

Informações como o curso que você faz, a instituição e seu propósito na empresa devem estar sempre no início dele. Assim, o empregador já terá uma ideia do que você quer. Após isso, pode colocar as habilidades em que você mais se destaca.

3 – Entenda a sua condição de estagiário

Como você não é um funcionário de carteira assinada, não vai ter direito a um salário alto e nem vai ter cargos de gerência. Afinal, o seu foco deve ser o aprendizado e colocar a teoria em prática. Dessa forma, não recuse propostas considerando apenas o dinheiro.

O mais importante é saber escolher os estágios na faculdade com sabedoria. Opte por uma proposta de uma empresa confiável, eficiente e que haja princípios e metas que combinem com o que você quer levar para a sua carreira.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.