InícioDicasOrientação vocacionalDescubra se Administração é a carreira certa para você

Descubra se Administração é a carreira certa para você

Administração é a carreira certa para você que busca um curso cheio de possibilidades. Mas, antes da decisão final, é importante pensar bastante. Como requisitos, é preciso gostar da profissão e dominar as habilidades e competências necessárias para desempenhá-la bem.

Você precisa entender que, assim como toda graduação, a Administração não é fácil. Ou seja, esse período vai exigir muito estudo e dedicação. Por isso, é importante descobrir se o seu perfil é o certo. Para entender como lidar com esses desafios, acompanhe a seguir.

Como saber se Administração é a carreira certa?

O momento do vestibular é um dos mais decisivos na vida do estudante. Afinal, é ali que você começa a traçar seu caminho ao escolher uma profissão. E o que não faltam são opções.

Em 2018, havia cerca de 37.962 cursos de graduação no Brasil, segundo o Inep. A área de Administração, por exemplo, consta como curso de graduação e representa um setor que está sempre em alta no mercado de trabalho. Também é uma entre as que melhor remuneram, principalmente para quem investe em pós e especializações.

Portanto, para cursar Administração, é preciso ter afinidade com certas matérias como:

  • Economia;
  • Negociação;
  • Matemática Financeira;
  • Marketing.

Esses conhecimentos podem ser aplicados tanto em um emprego numa grande empresa quanto em seu próprio negócio.

Para saber se a Administração é a carreira certa para vocêcontinue lendo. Só é possível responder a essa questão conhecendo mais dessa profissão e do que será exigido de você.

Saiba mais sobre o curso de Administração

Para ser um administrador de empresas, é exigido de você:

  • Espírito empreendedor;
  • Muita responsabilidade;
  • E uma boa visão organizacional.

A graduação é na área de Ciências Humanas, do tipo bacharelado, e sua duração é de quatro anos. Além disso, pode ser feita a distância ou de modo presencial. Logo, se você gosta de finanças e de recursos humanos, vai se dar bem nessa profissão.

No início da faculdade, algumas disciplinas básicas abordadas são:

  • Direito;
  • Matemática;
  • Contabilidade;
  • Sociologia.

Mais adiante, surgem outras matérias como Logística e Finanças. Então, se é disso que você gosta e é isso que se imagina fazendo, você poderá ser um futuro administrador.

Razões para considerar uma graduação em Administração

Antes de se decidir, é importante responder às seguintes perguntas:

  • Vou gostar de estudar sobre isso?
  • Quais são as oportunidades de trabalho se eu optar por Administração?

Outras questões também devem ser levadas em conta para saber se Administração é a carreira certa. Um exemplo são as inovações tecnológicas que surgem a todo momento e que pode afetar o mercado de trabalho.

As empresas e instituições estão sempre prontas para lidar com essas mudanças. Afinal, isso é essencial para suas sobrevivências. Além disso, é vantajoso explorar novas áreas.

É preciso escolher uma graduação de destaque

Em resumo, uma profissão de sucesso em 2021, talvez não seja tão relevante em 2031. Dessa forma, é preciso optar por um curso que abra as portas a todo momento. Isto é, você deve ser um profissional versátil e adaptável quando necessário.

E é isso que a Administração oferece: múltiplas frentes de trabalho. Aliás, dentro de uma mesma organização, as opções são variadas. Seja no setor de RH ou de TI, desenvolvendo projetos ou gerenciando pessoas.

O que um estudante precisa para ser um bom administrador?

Saber o que o torna um bom administrador é essencial para descobrir se a Administração é a carreira certa. Assim, certas características básicas não podem faltar a esse profissional. São elas:

  • Conhecimento;
  • Habilidade;
  • Atitude.

O primeiro se refere ao que você irá aprender na universidade. Dessa maneira, por meio de estudos de caso e de bons professores, uma base intelectual sólida é formada. No entanto, apenas isso não basta, é preciso ter o chamado know how: saber fazer.

A habilidade de saber fazer o trabalho, isto é, de ser um líder para além das ordens. É necessário executar tarefas, e não somente as distribuir. É importante:

  • Ter muita energia;
  • Mostrar iniciativa;
  • E ser inspirador.

Por último, a atitude. Sem dúvida, é o que faz tudo acontecer. Ou seja, aquilo que coloca todos os conhecimentos e habilidades adquiridos em ação. Por isso, antes de escolher um curso, tenha todos esses critérios em mente e reflita se você os possui.

Lista de habilidades necessários ao administrador

Nos dias atuais, para se destacar na área da Administração, são necessários alguns talentos. Então, conheça os principais e veja se você os possui:

  • Liderança;
  • Solução de problemas;
  • Bom trabalho em equipe;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Boa comunicação com os colegas;
  • Poder de decisão.

Uma pessoa não possui, de cara, todos esses atributos. Mas, durante a graduação, você aprende a desenvolvê-los. Ou os descobre dentro de si.

Para ser um administrador, é preciso estar sempre buscando o crescimento pessoal. A fim de agir com inteligência emocional nas várias situações enfrentadas na carreira.

Administração é a carreira certa para quem se vê gerindo pessoas

Tirar o máximo potencial da sua equipe é um dos objetivos de um administrador. De fato, o profissional precisa motivar seus funcionários despertando neles a vontade de serem cada vez melhores no trabalho. Enfim, isso que significa ser líder.

Quem gosta dessa área também deve ser um ótimo comunicador. Aliás, aprender técnicas de coaching e negociação durante a faculdade é uma ótima ideia.

Também fazem parte das funções desse profissional:

  • Resolver conflitos;
  • Ouvir solicitações;
  • Fazer qualquer mudança para tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

Administração é a carreira para quem é bom em solucionar problemas

Outra característica importante que não pode faltar a esse profissional: capacidade de resolver problemas. Afinal, é preciso administrar todas as necessidades da empresa e dos clientes. Por outro lado, qualquer dificuldade deve ser superada com rapidez e eficiência.

Os criativos e inovadores são aqueles que mais se destacam nesse mercado. Além disso, são essas características que os contratantes mais buscam nos candidatos que acabaram de receber o diploma. Isto é, recrutadores buscam potencial, muita iniciativa e soluções inéditas.

Um curso para quem busca versatilidade

Agora,  você já sabe um pouco mais e pode decidir se a Administração é a carreira certa. O objetivo foi mostrar o que é necessário para você ter sucesso nessa área – mas, sem deixar de ser quem você é.

Sem dúvida, são muitos pontos positivos, pois é um trabalho desafiador e bem remunerado. Porém, o estudante de Administração precisa gostar do conteúdo e possuir o perfil certo para obter sucesso na carreira.

Seja qual for a sua escolha final, dedique-se ao máximo. A partir da sua persistência, não irão faltar oportunidades para que você se torne bem-sucedido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.