InícioGraduaçãoTecnologiaDesenvolvimento Front-end e Back-end: quais as diferenças?

Desenvolvimento Front-end e Back-end: quais as diferenças?

Alguns termos da Engenharia de software e codificação, como o desenvolvimento Front-end e o Back-end podem confundir quem é novo nesse mundo e saber suas diferenças é essencial para começar a aprender sobre as linguagens de programação.

Primeiro, caso você ainda não entenda sobre o que estamos falando aqui, para simplificar estes são dois tipos de vertentes de uma carreira na área de tecnologia, em que literalmente qualquer pessoa pode aprender, trabalhar e se desenvolver.

Nelas, existem vertentes em que será possível se especializar conforme o nível de afinidade com algumas linguagens de programação aprendidas durante o curso ou faculdade.

Assim, podemos começar pelo mais simples, que é o desenvolvimento de sites e também os processos de criação de aplicativos.

Em suma, o Front-end está mais voltado para a área da experiência do usuário (UX) e do design, já o Back-end é o responsável por garantir a funcionalidade do site ou aplicativo, fazendo com que ele opere de maneira adequada.

Basicamente, eles são dois tipos diferentes de desenvolvimento web que se completam, mas primeiro, vamos nos familiarizar com cada um deles.

O que é desenvolvimento Front-end?

Aqueles que realizam o desenvolvimento Front-end criam os sites ou aplicações pensando em como o usuário vai interagir. E, esse estilo de codificação cria elementos e recursos em um site que ficaram visíveis, de modo a garantir que os aspectos do site sejam totalmente funcionais para o usuário.

A princípio, podemos considerar o Front-end como a “visão de um cliente” sobre algum aplicativo. Dessa forma, se você trabalhar com desenvolvimento Front-end seu trabalho será programar e dar vida, movimento e interatividade para todos os elementos do site, do cabeçalho ao rodapé.

Bem como, o Front-end é uma das formas mais usadas para fazer site, que é desenvolvendo um conteúdo estático. Este, trata de realizar um conteúdo fixo que aparece no navegador do usuário da mesma forma em que está guardado.

Ademais, é possível entrar em um site estático e encontrar um site simples de uma pequena empresa, que não permite que os usuários não façam nenhuma tarefa interativa.

Alguns dos principais elementos feitos pelo desenvolvimento Front-end são:

  • Organizar o conteúdo
  • Layouts
  • Botões
  • Animações
  • Gráficos
  • Imagens

O que é desenvolvimento Back-end?

De maneira geral, o desenvolvimento Back-end é focado na parte do site ou aplicação que os usuários não podem ver. No entanto, é aquilo que torna o site mais interativo e moderno, muitas vezes referido como o “lado do servidor” de um site.

Neste contexto, digamos que você tenha um site de mídias sociais, por exemplo. Você precisará ter um local seguro e acessível para armazenar as informações dos usuários.

Assim, o centro de armazenamento é chamado de banco de dados, alguns amplamente utilizados são a Oracle, SQL Server e o MySQL. Os bancos de dados são executados de início a partir de um servidor, que se trata, basicamente, de um computador remoto.

Como ainda, um desenvolvedor Back-end tem a tarefa de ajudar a gerenciar o banco de dados e as tarefas envolvidas. E, isso garante que o Front-end do seu site de mídias sociais possa voltar a funcionar corretamente, da mesma forma que os usuários navegam pelo conteúdo dos perfis dos usuários do site.

Portanto, ainda que os usuários finais não interajam diretamente com o Back-end de um site, eles acabam interagindo de forma indireta com os elementos onde os desenvolvedores realizam os seus serviços através de um aplicativo Front-end.

Portanto, o desenvolvimento Back-end trata de armazenar e organizar todos os dados, e, da mesma forma, busca garantir que o Front-end esteja bem.

As tarefas em que os desenvolvedores Back-end trabalham são:

  • Usar a estrutura do site
  • Gerenciamento do banco de dados
  • Código de construção
  • Depuração de aplicativos da web e solução de problemas

Desenvolvimento Front-end e Back-end: quais as diferenças?

Agora que já temos as características entre o desenvolvimento Front-end e o desenvolvimento Back-end, podemos discutir as diferenças entre eles, de início, existem três distinções principais que separam os estilos de desenvolvimento web. Acompanhe.

Os desenvolvedores de front e back end trabalham em lados diferentes de um site

Normalmente, o desenvolvimento de Front-end é a programação focada nos elementos visuais de um aplicativo ou site, onde o usuário poderá interagir, no caso o cliente. E, o desenvolvimento Back-end é concentrado na parte de um site onde os usuários não podem ver (o lado do servidor).

Dessa forma, estes profissionais trabalham juntos para conceber um site dinâmico que permite atividades interativas. Efetivamente, você conhece alguns sites dinâmicos, como, por exemplo, o Facebook, Netflix, Paypal e Amazon.

Os desenvolvedores Front-end e Back-end possuem qualidades diferentes

Segundo o site RealMensch, diferentes desenvolvedores possuem diferentes pontos fortes e é essencial ter em mente que um lado do processo de desenvolvimento não recebe uma prioridade em relação ao outro.

Ademais, ambos são igualmente importantes na criação de um site interessante, em que os usuários possam interagir.

Os desenvolvedores Front-end e Back-end trabalham em linguagens diferentes

Ao realizar a codificação de sites e aplicações, você usará uma linguagem de programação. Cada dinâmica possui sua própria forma de comunicar.

Assim como a linguagem humana, as falas dos programadores permitem a comunicação com seus computadores. Em suma, é como dar instruções ao seu computador.

Dessa forma, os desenvolvedores de Front-end trabalham em linguagens como, por exemplo, HMTL ou CSS e JavaScript.

  • HTML significa linguagem de marcação de hipertexto. É a linguagem de marcação padrão para criar páginas da web;
  • CSS é a abreviação de Cascading Style Sheets. Enquanto o HTML é usado para criar estrutura em um site, o CSS é usado para dar trazer estilo ao site, definindo cores, fontes e estilo do conteúdo do site;
  • JavaScript é uma linguagem que pode ser usada para tornar um site interativo e divertido, um bom exemplo disso seria executar um jogo em seu site.

Estruturas e bibliotecas do desenvolvimento front-end

O Front-end também busca funcionar em seu próprio conjunto de estruturas e bibliotecas. Veja algumas das estruturas e bibliotecas com as quais o desenvolvimento Front-end trabalharia:

  • AngularJS;
  • Reactjs;
  • jQuery;
  • Sass.

Linguagem de programação de Back-end

Os desenvolvedores de Back-end trabalham em linguagens como PHP, C++, Java, Ruby, Python, JavaScript e Node.js. Conheça um pouco mais sobre essas linguagens de programação:

  • PHP é uma linguagem de script do lado do servidor;
  • Java é uma plataforma e linguagem de programação altamente popular;
  • Pyhton é uma linguagem de programação de uso geral. Diferindo de alguns dos outros citados aqui porque pode ser usado para outros tipos de desenvolvimento de software e não se limita apenas ao desenvolvimento web.

Por fim, ainda que existam algumas semelhanças entre os dois tipos de desenvolvimento web, é mais fácil pensar neles como os dois lados de um disco de vinil. Ambos são parte do desenvolvimento geral e usados em conjunto para criar sites e aplicativos totalmente funcionais e estéticos.

Mas, o papo não acaba aqui. Continue sua leitura sobre o tema neste link.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.