InícioGraduaçãoDesenvolvimentoDesenvolvimento Mobile nativo ou híbrido: qual o melhor?

Desenvolvimento Mobile nativo ou híbrido: qual o melhor?

Quando falamos de desenvolvimento mobile, nem todos os aplicativos são criados da mesma forma. Você sabe qual é o melhor para você? Desenvolvimento mobile nativo ou híbridos?

Para sabermos quais as principais diferenças, veremos as características e variações de cada tipo de aplicativo. Seguindo as desvantagens e vantagens de cada um. Neste texto, você saberá para que servem os aplicativos híbridos e nativos. Além de conhecer os aplicativos web para fins de curiosidade.

Uma grande variedade de serviços usa aplicativos móveis para oferecer aos usuários uma boa experiência. Diversos serviços, desde os bancários, até mesmo outros mais simples, se tornaram aplicações essenciais nos smartphones. Segundo a Comscore, os usuários móveis passam 90% do seu tempo no celular usando aplicativos e apenas 10% usando o navegador web do celular. Certas estatísticas indicam que os apps mobile ainda vão gerar uma receita de 935 bilhões de dólares em 2023. Investir no Desenvolvimento mobile ou nativo é um ótimo investimento que você pode fazer para seu futuro.

Existem diversos motivos que tornam os aplicativos móveis bons facilitadores para as empresas. As notificações push interagem com os clientes e os mantém engajados, além de melhorar na retenção. Como as plataformas de desenvolvimento mais famosas e usadas são o Android e o iOS, a maioria dos aplicativos é desenvolvido para ambas. A questão mais crucial do Desenvolvimento Mobile, é se o aplicativo será nativo ou híbrido. Mas, você sabe as diferenças entre cada um deles?

O que é e como funciona o desenvolvimento mobile de um aplicativo nativo?

Aqueles aplicativos considerados nativos são os que são desenvolvidos e projetados especificamente para um sistema operacional, seja ele Android ou iOS. Dessa forma, quando pensamos em aplicativos móveis, eles podem ser baixados diretamente da App Store ou da Google Play.

Normalmente, os aplicativos nativos buscam seguir diretrizes específicas de forma a aprimorar a experiência do usuário o melhor possível. Então, os desenvolvedores de aplicativos nativos buscam aproveitar todos os recursos que os sistemas operacionais oferecem.

Cada dispositivo possui uma linguagem de programação específica, por exemplo, os aplicativos Android são codificados em java, já os aplicativos de iPhones são programados usando o Objective-C ou Swift. A vantagem de escolher um aplicativo nativo é que ele se torna mais rápido e confiável quando se trata de experiência do usuário.

No entanto, os aplicativos nativos acabam por exigir mais tempo no desenvolvimento, pelo fato de serem realizados separadamente. Por essa razão o desenvolvimento de um aplicativo mobile pode levar tempo e ser custoso, mas o melhor desempenho compensa o esforço. Os aplicativos nativos são construídos de modo a interagir com todos os sistemas do dispositivo, como microfone, câmera e o armazenamento. Assim, funcionando de forma natural com o dispositivo onde o aplicativo é instalado.

Frameworks para o desenvolvimento em iOS

A seguir, acompanhe os frameworks usados principalmente para o desenvolvimento em iOS:

  • Objective-C: trata-se de uma linguagem de programação que possui muitas bibliotecas disponíveis, sendo compatível com outras línguas de programação.
  • Swift: É a nova linguagem de programação da Apple que substitui o Objective-C em certas aplicações. A maioria dos aplicativos recentes da marca Apple usam esse aplicativo, principalmente por poder criar uma experiência de usuário mais leve.

Os frameworks de desenvolvimento de aplicativos em Android são:

  • Java: é uma linguagem que não é usada apenas no Desenvolvimento Mobile. Mas, ela funciona no desenvolvimento web e para desktop também. Essa codificação permite que os desenvolvedores tenham acesso a uma extensa biblioteca que acessa os diferentes recursos operacionais do Android.
  • Kotlin: essa codificação foi desenvolvida especificamente para funcionar com o Java no Android. O Google geralmente fornece suporte ao Kotlin como uma alternativa ao compilador Java no Android Studio. O principal benefício do Kotlin é reduzir o tempo necessário para programação e desenvolvimento de aplicativos.

Analisando as principais vantagens dos aplicativos nativos, podemos notar que eles podem usar melhor os recursos do modo offline. Outro fator vantajoso é que o foco em uma única plataforma melhora a eficiência no funcionamento do aplicativo. Além disso, quando um aplicativo é desenvolvido para um sistema específico, ele terá melhores métricas de desempenho e vai usar da melhor forma o armazenamento da memória através de seus códigos.

Por último, mas não menos importante, os aplicativos nativos podem usar totalmente os recursos de hardware, fornecendo uma melhor segurança dos dados dos usuários. Outro ponto importante é a funcionalidade que o desenvolvimento dos aplicativos nativos proporcionam para os desenvolvedores. Pois, caso sejam lançadas atualizações mais recentes, elas serão integradas mais facilmente aos aplicativos.

O que é e como funciona o desenvolvimento mobile de aplicativo híbrido?

Enquanto os aplicativos nativos são desenvolvidos apenas para uma plataforma especificamente, os aplicativos híbridos possuem propriedades de plataforma cruzada. Ou seja, aplicativos híbridos conseguem ser executados em várias plataformas.

Eles podem rodar tanto em dispositivos iOS quanto Android e podem ser vistos mais como sites que devem ser colocados em contêineres. Normalmente, eles usam o mecanismo de renderização dos navegadores em seu sistema operacional integrado.

Existem algumas estruturas populares que servem para o desenvolvimento de aplicativos híbridos, veja a seguir:

  • Ionic: a Ionic produz aplicativos móveis usando tecnologias como o Javascript, CSS e HTML. É muito fácil de aprender e tem uma interface simples, porém pode ser difícil de manter dessa forma, com a vinda do React Native o brilho do Ionic desapareceu.
  • React Native: desenvolvido pelo Facebook, é um software que possui plataforma cruzada de código aberto. Além de possuir alto desempenho e tempo de desenvolvimento curto, com uma interface simples para entendimento.
  • Xamarin: é uma estrutura de código-fonte aberto mantida pela Microsoft. O Xamarin é indicado para aplicativos mais simples, é normalmente escolhido para projetos da área de negócios.

Os aplicativos híbridos conseguem ser executados tanto em Android quanto em iOS com o mesmo código base de funcionamento. Como ele é o mesmo para ambas as plataformas a economia de tempo é significativa e devido à natureza de seu código-base, se torna muito fácil realizar alterações no aplicativo, sem que o usuário precise baixar a versão mais recente do mesmo.

Aplicativo nativo ou híbrido? Qual caminho seguir?

Em concordância com o que dissemos acima, às duas tecnologias possuem suas desvantagens e vantagens exclusivas. Embora você possa desenvolver um aplicativo nativo para criar uma melhor experiência de usuário e ter os melhores recursos de última geração, os custos podem ser elevados.

Com um aplicativo híbrido, é possível começar com um investimento muito baixo e ainda ser capaz de desenvolver um aplicativo por conta própria. Porém, os custos podem aumentar conforme o crescimento da complexidade da aplicação. Dessa forma, recomendamos que você use o híbrido principalmente para fazer testes.

Não pense que um é melhor que outro, o correto é se perguntar qual dos dois tipos pode ajudar você da melhor forma. Seja pelo tempo, complexidade, recursos ou objetivos. De qualquer maneira, recomendamos que você discuta com seu professor da faculdade ou curso qual será o melhor tipo de aplicação para o seu Desenvolvimento Mobile.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.