InícioGraduaçãoTecnologiaDev Mobile e transporte espacial: qual a relação?

Dev Mobile e transporte espacial: qual a relação?

Todos os dias, milhões de pessoas usam seus smartphones, quando se pode sentir a presença do Dev Mobile. Por outro lado, muito distante da rotina da maioria, estão as investidas relacionadas ao transporte espacial. Mas, então, como esses dois universos tão distantes se encontram? Na verdade, eles estão muito mais próximos do que você imagina.

Interesse no transporte espacial

Não dá pra falar em transporte espacial sem retomar a Guerra Fria. Foi nesse cenário geopolítico muito específico que os EUA realizaram a bem-sucedida missão da Apollo 11, em 1969. Por meio da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), realizaram outras seis expedições à Lua entre 1969 e 1972. No total, 12 astronautas pisaram na superfície de nosso satélite natural.

Atualmente, porém, o interesse parte de outro lugar. Com o avanço da tecnologia, olhar para o céu tem significado, para algumas pessoas, enxergar um novo mercado. Por esse motivo, a disputa pela indústria da tecnologia espacial é recorrente. Ela está envolvendo de governos ao setor privado. Todos esses atores enxergam no nicho um negócio que futuramente será lucrativo.

O Dev Mobile

Como forma de ilustração, cientistas sugerem que e tecnologia empregada para chegar à lua é a mesma que consta, hoje, em um smartphone. É evidente que essa comparação ignora uma série de fatores. Contudo, a partir dela é possível considerar a grande evolução tecnológica pela qual passamos.

Vale lembrar que a corrida pelo espaço, realizada durante a Guerra Fria, deixou um grande legado tecnológico. O grande investimento em pesquisa gerou uma série de experiências e descobertas que reverberam em soluções aqui, na Terra. Agora, o conhecimento científico volta a ser fortemente recrutado com objetivando à corrida no espaço. E é aí que se insere o Dev Mobile.

O Desenvolvimento Mobile teve um papel fundamental na nova corrida espacial até aqui. Isso porque a forma de explorar esses territórios distantes vem mudando. Os satélites e telescópios espaciais, as ferramentas de forma wireless em pleno espaço e os diversos voos e foguetes controlados de forma remota sintetizam esse cenário. A aposta passou a ser em uma comunicação que extrapole as barreiras. É a lógica dos telefones, mas acrescentando alguns muitos quilômetros.

O transporte espacial que virou turismo

Durante muito tempo o turismo espacial foi apenas mais uma faceta de uma disputa ideológica entre países, como ocorreu na período da Guerra Fria. Agora, é diferente. A corrida contemporânea nem está sendo realizada pelas grandes agências espaciais ligadas diretamente aos governos, como por exemplo a Nasa (EUA), AEB (Brasil), ESA (Agência Espacial Europeia), CNSA (Agência Espacial Chinesa), entre outras, que são mantidas pelo estado.

O turismo espacial é um tipo de turismo aberto para os indivíduos que procuram lazer, não ficando restrito apenas a estudos científicos – ou demonstrações de força de governos. As ambições dentro dessa modalidade são grandes. O empresário Elon Musk, dono do título de Personalidade do Ano da revista Time, ganhou um contrato exclusivo da NASA para colocar astronautas americanos na Lua pela primeira vez desde 1972. Ele talvez seja o grande nome desse novo cenário.

Mas o dono da SpaceX não está sozinho na brincadeira. O bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, é o mandatário por trás do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc, que foi capaz de um breve voo espacial. Além deles, Jeff Bezos, dono da Amazon, deu um passeio com o foguete de sua empresa espacial, a Blue Origin. E, como os três, outros mais estão surgindo.

Outras possibilidades do transporte espacial

O meio de transporte espacial utiliza veículos tripulados (com pessoas) ou não-tripulados (cargas), a fim de enviá-los ao espaço. Assim, são construídas tecnologias e veículos específicos para lançamento, o que se relaciona diretamente com o Dev Mobile. É um transporte com custos elevadíssimos para sua manutenção e fabricação, sendo esse um dos principais problemas para seu desenvolvimento e experiências realizadas no espaço.

Através de espaçonaves e tecnologias como propulsão, astrodinâmica, dentre outras, os veículos são impulsionados para o espaço. É um tipo de transporte que se desenvolveu muito nos séculos XX e XXI e tem sido um dos objetos de estudo importantes para descobertas surpreendentes. Ou seja, serve para outras coisas que não o simples prazer de bilionários.

Com esses meios de transporte é possível coletar amostras de planetas por meio da exploração, a fim de encontrar respostas sobre a vida humana e a existência de vida extraterrestre. Um exemplo disso são as coletas e estudos que a NASA está fazendo com o planeta Marte. Também é possível lançar satélites de telecomunicações que atualmente são os principais responsáveis pelo uso da internet e do GPS.

Dev Mobile, transporte espacial e vida na Terra

No distante 1996, o Programa de Padrões de Operações Espaciais no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa começou a testar padrões de transferência de dados muito próximos com os que a Internet já vinha utilizando. Em 2008, a Nasa divulgou que obteve sucesso no primeiro teste de Internet no espaço profundo. Utilizando o protocolo DTN, eles conseguiram transmitir dezenas de imagens espaciais de uma espaçonave científica da NASA localizada a cerca de 32 milhões de quilômetros para Terra. E do nosso planeta para lá.

Em um curto espaço de tempo, houve todo esse avanço tecnológico naquilo que se refere ao transporte espacial. Mas não ficou restrito a ele. Hoje, o Dev Mobile é um dos principais responsáveis quando se trata da transferência de milhares de dados e comandos com uma maior eficiência. Além das diversas sondas espaciais e veículos que já estão em Marte, todos controlados a partir do nosso planeta, o que mais esses profissionais poderão fazer aqui e no espaço? Há quem diga que eles mudarão o mundo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.