InícioGraduaçãoAdministração5 dicas para conquistar sua vaga no vestibular de Administração

5 dicas para conquistar sua vaga no vestibular de Administração

Você sabia que o curso de Administração é um dos favoritos dos brasileiros?  Só para ter uma ideia, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, o curso é o segundo mais procurado em instituições privadas de ensino e o terceiro na rede pública do país. Confira com mais detalhes aqui

A faculdade de Administração atrai muito interesse por oferecer um plano de carreira muito diversificado. Em outras palavras, os profissionais podem atuar em diversas áreas, como seguir carreira em empresas, indústrias, instituições públicas ou privadas e, até mesmo, ser donos do próprio negócio.  Além disso, os cargos podem ser versáteis, podendo exercer funções desde assistente administrativo até executivo chefe de alguma empresa multinacional.

Sendo assim,  iremos dar 5 dicas para conquistar  sua vaga no vestibular de Administração.

Então, separe seu caderno de anotações e venha com a gente!

Pesquise sobre faculdades 

Por ser um dos preferidos dos brasileiros, já tenha em mente que as vagas para a graduação de Administração podem ser bem concorridas. Então, você precisará dedicar muito do seu tempo aos estudos para conquistar a tão sonhada vaga.

Contudo, você consegue aumentar as suas chances de aprovação ao abrir o leque de opções. Isso mesmo, procure por diversos tipos de instituições, pesquise muito e veja qual atende melhor às suas expectativas. Depois de fazer essa pesquisa e decidir quais são as faculdades ou universidades almejadas, foque nos seus estudos. 

Entenda os processos seletivos

Conquistar a tão sonhada vaga no vestibular não é uma missão impossível. Tenha em mente que cada instituição de ensino divulga informações sobre o processo seletivo e quais serão os principais conteúdos abordados de cada disciplina. Então, para criar um cronograma de estudos super efetivo, é necessário estudar as informações de cada processo de seleção e direcionar seus esforços.

Antes de mais nada, um conselho essencial é a criação de um cronograma bem fiel à sua realidade. O calendário deve incluir todas as atividades do seu dia a dia, tanto os seus estudos, quanto outras tarefas.  Além disso, você precisa saber dividir as suas prioridades e o tempo necessário para cada matéria. Ao mesmo tempo, separe um horário fixo para seus estudos, dessa maneira você irá se adaptar à nova rotina.  

Vale lembrar que essa é uma ótima oportunidade de colocar em prática as suas habilidades como administrador. Afinal, saber gerenciar o seu tempo e suas atividades é uma das tarefas diárias de um profissional de Administração.

Manter o foco

O foco e a disciplina são dois grandes aliados para conquistar sua vaga no vestibular de Administração. Nós sabemos que manter a disposição durante os estudos não é nada fácil. Por isso, separamos alguns exercícios que podem te auxiliar na hora de entender melhor a sua determinação e o funcionamento do seu foco.

Bom, para atingir os seus objetivos, você precisa treinar seu cérebro. Pode parecer algo muito complicado, mas não é. A união de uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e uma ótima noite de sono são fatores fundamentais para isso. Além disso, você pode desafiar seu cérebro com atividades mentais como um jogo de xadrez e a prática da leitura.

Todo mundo sabe que a falta de memória pode dificultar a realização de tarefas ao longo do tempo. Isso pode demandar mais tempo para buscar soluções e respostas. Logo, tente praticar tarefas e jogos de memorização e tente recordar as atividades realizadas no dia. 

Autoconhecimento é tudo, não é mesmo? Então, procure se conhecer melhor e descobrir quais são os grandes causadores da sua distração. Por exemplo, ficar longe de celulares pode ser uma grande dica para melhorar a sua concentração.

Procure grandes inspirações

Grandes inspirações podem ser uma ótima maneira de se motivar e uma ótima dica para conquistar sua vaga no vestibular de Administração. Já pensou em pesquisar sobre grandes administradores e empreendedores? Afinal, eles começaram de baixo e, com certeza, já passaram pelo o que você está passando agora. Temos certeza que a história e dedicação deles irão te inspirar muito. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Walt Disney;
  • Steve Jobs;
  • Bill Gates;
  • Luiza Helena Trajano;
  • Sônia Hess;
  • Leila Velez e Zica Assis;
  • Nina Silva.

Descubra mais sobre o curso de Administração

Para você que pretende ser um grande administrador, saiba que a faculdade irá mergulhar em diversos setores e disciplinas. Isso mesmo, durante a faculdade de Administração você irá aprofundar seus conhecimentos em economia, política, marketing, cultura, entre outros.  

Portanto, a escolha pelo curso de Administração diz muito sobre você e seus interesses. Assim, tente aprofundar um pouco mais seu conhecimento na interdisciplinaridade que a graduação de Administração pode oferecer. Temos certeza que isso será uma grande vantagem na sua aprovação no vestibular.

Bom, essas foram algumas das principais dicas para conquistar a sua vaga no vestibular de Administração. Com certeza, há outros diversos conselhos para ingressar na faculdade que irão te ajudar nessa fase tão importante da sua vida, como:

  • Não esqueça de fazer revisões frequentes de todo o conteúdo estudado;
  • Pratique MUITO a redação;
  • Escolha um bom curso preparatório.

E ai? O que achou das nossas dicas?

Conheça um pouco mais sobre a graduação de Administração:

Matérias da faculdade de administração

O que faz um administrador?

Descubra as principais áreas de atuação Administração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.