Dicas para encarar o curso de Odontologia

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Foto: Descubra dicas para encarar o curso de Odontologia.

Descubra dicas para encarar o curso de Odontologia, uma das graduações favoritas dos brasileiros.

Chegou a hora de decidir qual curso seguir na faculdade ou universidade e com ela vem aquele frio na barriga. Afinal, são tantas opções oferecidas que fica muito difícil decidir. Sendo assim, sempre há aqueles alunos que ficam muito em dúvida nessa etapa, o que causa uma certa ansiedade. Então, é muito importante pesquisar as áreas que cada um possui mais afinidade e ver qual curso é o mais adequado para o perfil de cada um.

Contudo, há aqueles que já sabem qual área seguir e qual curso escolher. Por isso, hoje nós vamos falar com aqueles que querem se tornar grandes dentistas e querem saber mais sobre essa graduação. Em resumo, o profissional de Odontologia é super popular no Brasil, sendo uma das profissões favoritas dos estudantes brasileiros. Para aqueles que se formam nessa área, é possível encontrar várias oportunidades e com ótimas remunerações.

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

A graduação de Odontologia exige muito dos alunos. Afinal, são horas e horas de aulas teóricas, práticas, clínicas e laboratórios. Além disso, há várias provas e trabalhos. Então, pensando nisso, hoje vamos falar sobre dicas para encarar o curso de Odontologia. 

Prepara-se para uma graduação intensa

Sim, isso mesmo! A faculdade de Odontologia não é nada fácil e vai exigir muita dedicação e esforço de seus alunos. Para aqueles que não sabem, a graduação de Odontologia, segundo recomendações do Ministério da Educação (MEC), deve durar no mínimo 4.000 horas. Sendo assim, o futuro dentista levará cinco anos para concluir os estudos. Ao longo dos anos, o curso prepara os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo uma formação ampla e completa. Então, os alunos estarão preparados para atuarem em diferentes áreas e setores da Odontologia.

O curso é oferecido na modalidade presencial e no período integral. Porém, vale ressaltar que cada instituição tem uma grade curricular própria. Dessa maneira, confira com bastante cuidado e veja quais faculdades e universidades atendem às suas expectativas. Além disso, vale lembrar que o estágio supervisionado é obrigatório e deve ocupar 20% da carga horária da graduação.

Ao final da graduação, os futuros dentistas também podem realizar alguma especialização. Em outras palavras, há diversas especialidades em que os profissionais podem concluir uma pós-graduação. Portanto, já prepare o seu psicológico para 5 anos de muitos estudos e dedicação.

Estude com frequência e deixe a matéria em dia

Como falado assim, o curso de Odontologia apresenta uma carga horária bem intensa e conteúdos densos. Dessa forma, a rotina pode ser bem cansativa, com muitas aulas teóricas e práticas. Então, prepare-se para aulas e mais aulas e muitas atividades em laboratórios. Portanto, você deve ser muito organizado para não acumular matéria e ser prejudicado por isso. Sendo assim, pense que com as matérias em dia, sua vida acadêmica será muito mais fácil e tranquila. Logo, é sempre bom revisar diariamente o que foi estudado no dia.

Faça um cronograma de estudos

Outra dica muito importante para encarar o curso de Odontologia é criar um cronograma bem fiel ao seu dia a dia. Nesse sentido, o calendário deve incluir todas as atividades do seu dia, tanto os seus estudos, quanto outras tarefas. 

Além disso, é muito importante saber dividir as suas prioridades e o tempo necessário para cada matéria, sempre lembrando de incluir a duração das aulas e o tempo gasto para a realização dos exercícios. Ao mesmo tempo, separe um dia e horário fixo para os seus estudos, dessa maneira sua mente irá se adaptar à rotina do curso de Odontologia.

Determine seus focos e objetivos

Como dito acima, a graduação de Odontologia é bem intensa e apresenta diversos tipos de matérias. Por isso, uma ótima maneira de absorver tudo que é ensinado na graduação é a criação de metas e objetivos. Sendo assim, ao definir as suas metas e objetivos, a realização das atividades torna-se mais simples e eficiente. Afinal, caso não defina um objetivo muito claro, a realização das tarefas do dia a dia ficará bem mais difícil.

Estude as áreas de atuação

A Odontologia oferece diversas áreas e setores de atuação. Dessa forma, a graduação é bem generalista e prepara os alunos para atuarem nas áreas que o mercado de trabalho pode oferecer. Então, que tal analisar cada área antes de começar a graduação? Essa é uma ótima dica para a graduação de Odontologia. Desse modo, separamos algumas das principais áreas de atuação de um dentista. Confira:

  • Clínico geral;
  • Odontologia estética;
  • Implantodontia;
  • Odontopediatria;
  • Endodontia;
  • Radiologia Odontológica;
  • Odontologia legal;
  • Odontogeriatria;
  • Prótese Dentária;
  • Cirurgia Buco-Maxilo Facial.

O resumo é um ótimo aliado

Com certeza você já deve estar acostumado a criar resumos para provas. Afinal, no ensino médio isso é muito comum ao estudar para uma prova. Sendo assim, na faculdade não diferiria, eles são uma ótima forma de ajudar nos estudos. Então, ao estudar as disciplinas, não esqueça de anotar os pontos principais. Contudo, tenha em mente que o importante aqui é você entender a matéria. Logo, não se preocupe com o quão bonito o seu resumo deve ser. Além disso, é sempre bom ressaltar que resumir demais não é nada bom. Dessa forma, não resuma em excesso para não ser prejudicado.

Escolha uma ótima instituição de ensino

 A escolha da instituição de ensino é uma etapa muito importante. Afinal, para se tornar um ótimo profissional de Odontologia, é necessário passar por uma faculdade ou universidade que te prepare 100% para o mercado de trabalho. Portanto, pesquise muito sobre as instituições do seu interesse e veja quais atendem às suas expectativas. Então, separamos abaixo alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de tomar a sua decisão. Confira:

  • Matriz curricular;
  • Professores;
  • A infraestrutura;
  • O material de ensino;
  • Os programas oferecidos;
  • Oportunidades de estágio e emprego;
  • A porcentagem de empregabilidade dos estudantes.

Contudo, não esqueça que para conseguir seu diploma em Odontologia, a instituição de ensino deve ser reconhecida pelo MEC.

Essas foram nossas dicas para encarar o curso de Odontologia! O que achou? Conte nos comentários.

Separamos algumas notícias para você que vai descobrir mais sobre a carreira em Odontologia.

Tudo sobre a faculdade de Odontologia

Qual é a duração do curso de Odontologia?

Grade curricular de Odontologia: veja principais matérias

O que um dentista faz?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.