Dicas para Engenharia Civil: como encarar o curso

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo from Pixabay

Você já decidiu seu caminho no ensino superior? Se pensa em cursar Engenharia Civil, essas dicas servirão para te ajudar a encarar da melhor maneira sua graduação, com muita dedicação e aprendizado. 

A Engenharia Civil é uma das carreiras mais requisitadas no país e está disponível em diversas faculdades públicas e privadas. Por isso, te deixaremos bem atualizado sobre o curso e as oportunidades no mercado de trabalho.

Continue a leitura!

Como é a graduação em Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. O principal foco do curso é nas Ciências Exatas e o objetivo dessa graduação é capacitar profissionais para atuar na projeção, gerenciamento e execução de obras e construções.

Portanto, é essencial que o estudante que pretende ingressar no curso de Engenharia Civil goste bastante de cálculos e tenha familiaridade com o ambiente da construção civil.

E como está o mercado de trabalho?

A Engenharia Civil admite um amplo mercado de trabalho, justamente pelo desenvolvimento constante da construção civil e do ambiente urbano. Desse modo, o mercado para engenheiros civis demanda mais profissionais a cada ano.

Após entender como funciona a área de Engenharia Civil, está na hora de pensar na faculdade! A partir dessa breve contextualização, seguiremos com as dicas para quem deseja ingressar nesse curso.

10 Dicas para se dar bem no curso de Engenharia Civil

Se você está prestes a ingressar no ensino superior de Engenharia Civil, vá com calma.

Assim como nos outros cursos de graduação, a Engenharia Civil exige muita dedicação por parte do estudante, porém sempre há uma solução para encararmos essa graduação da maneira mais leve possível. 

Considerando isso, separamos 5 dicas para você que pretende seguir sua carreira como engenheiro civil e quer aproveitar ao máximo sua faculdade.

Entenda o objetivo do curso

Para você aproveitar totalmente sua graduação, é essencial que seus objetivos se alinhem com o objetivo do curso. 

Se você já está bem ambientado a faculdade de Engenharia Civil, deve saber que as principais matérias tratadas durante a graduação são focadas nas Ciências Exatas.

Sendo assim, é indispensável que você se acostume a lidar com muitos cálculos durante seu período de estudo.

Compre uma boa calculadora

Sobretudo, as matérias de cálculos são o foco do curso de Engenharia Civil. Muitos desses cálculos são complexos e exigem uma ferramenta capaz de realizar equações de matemática avançada. 

Dessa forma, pesquise e peça indicações de boas calculadoras científicas. Além disso, antes de começar a usar sua calculadora, leia bem as instruções, pois elas não são tão simples como as que já conhecemos durante o período da escola. 

Tire sempre suas dúvidas 

Este é um curso que exige muita concentração durante a aula. Assim, é essencial que você tire suas dúvidas assim que elas surgirem.

Não hesite em elaborar perguntas para os professores e se necessário, peça ajuda aos outros alunos também. Ser participativo e interessado, só trará bons frutos.

Ademais, além de reforçar seu interesse pelo curso, a interação em aula é parte essencial do seu desenvolvimento como estudante e futuro engenheiro civil.

Não se prenda apenas ao campo da Engenharia Civil

Pense em expandir seus conhecimentos além do curso onde está inserido. Busque praticar sua leitura com outros conteúdos que despertem seu interesse, mesmo que não se relacionem com a Engenharia Civil.

Portanto, é importante que você tenha uma bagagem ampla de conhecimento. Assim ficará mais fácil de se destacar no mercado de trabalho. E, buscar novos conteúdos serve para aliviar a tanto a tensão da faculdade, como se distrair com outras temáticas.

Estude com exercícios práticos

Justamente pela abundância de cálculos, é muito difícil aprender Engenharia Civil apenas lendo e prestando atenção nas aulas. Para aprimorar seu estudo e fixar os conteúdos, é indispensável que você pratique resolvendo exercícios práticos. 

Lembre-se que, você é quem precisa se organizar para melhorar seu desempenho, por isso a resolução de exercícios serve para treinar e descobrir suas dúvidas.

Não resuma sua vida ao curso

É claro que devemos dar a devida importância à faculdade. Porém, é importante também você ter um momento certo de descanso e de lazer. 

Além disso, manter uma alimentação balanceada ajudará muito a ter mais disposição, motivação e um sono de qualidade. Estes, te deixarão preparado para o próximo dia de aula. 

Por fim, seus momentos de lazer são uma ótima alternativa para tirar o estresse da graduação e diversificar sua rotina. 

Procure um bom estágio curricular

Uma das melhores formas de se preparar para o mercado de trabalho é conhecê-lo antes mesmo de se formar na faculdade. Mas como fazer isso? O estágio é uma excelente alternativa para você desenvolver seu conhecimento prático no campo da Engenharia Civil.

Pensando nisso, busque estágios nas áreas de atuação de Engenharia Civil que mais são a sua cara. Se você já definiu seu plano de carreira, vá atrás de oportunidades relacionadas aos seus objetivos.

Não se cobre tanto

O curso de Engenharia Civil é sim, bastante puxado. Mas, você não pode se culpar por ainda não ter conseguido os resultados esperados. 

Sendo assim, não se cobre por ir mal em alguma prova ou não ter conseguido compreender determinada matéria. Pelo contrário, use essas dificuldades para se motivar ainda mais a estudar, pois, somente dessa maneira é possível alcançar bons resultados.

Crie um bom networking

Como em qualquer outra graduação, o relacionamento interpessoal também faz parte de uma boa formação profissional. Estabelecer contatos com diferentes pessoas é essencial para a troca de conhecimento e de experiências na área de Engenharia Civil. 

Dessa forma, tente se relacionar com a diversidade e compreender diferentes pontos de vista durante sua graduação, não necessariamente sobre o curso onde você está inserido, mas de modo geral na faculdade.

Acompanhe a evolução da Engenharia Civil

Por fim, como outras profissões, a área de Engenharia Civil se desenvolve a cada ano. Isso ocorre devido ao surgimento de novas técnicas, ferramentas e tecnologias.

Diante disso, é essencial que o estudante do curso se interesse por essa evolução e esteja bem ligado às transformações do mercado de trabalho. 

Curtiu essa publicação? Comente sua opinião abaixo! E, se quiser acompanhar mais conteúdos sobre o curso de Engenharia Civil, acesse aqui!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.