Dicas para o vestibular de Medicina Veterinária

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Tima Miroshnichenko from Pexels

Está prestes a ingressar no ensino superior? Se pensa em prestar o vestibular de Medicina Veterinária, algumas dicas podem ser muito úteis para te ajudar na preparação para a prova! 

Pensando nisso, este post servirá para te auxiliar nos estudos e para você entender melhor o que precisa para alcançar sua tão sonhada vaga na faculdade! Junto à sua dedicação, esse conteúdo te mostrará uma maneira prática e organizada para conseguir ingressar no curso de Medicina Veterinária. Continue a leitura!

Saiba como ser aprovado em Medicina Veterinária

Antes de começar a estudar para o vestibular de Medicina Veterinária, é essencial que você saiba como otimizar seu aprendizado, de modo a manter seu foco no curso que pretende ingressar. Além de muito comprometimento, algumas dicas podem te ajudar na organização e no melhor aproveitamento das suas horas de estudo. Confira a seguir!

Entenda como funciona o curso de Medicina Veterinária

Para você saber se a Medicina Veterinária é realmente a profissão ideal, é importante entender como funciona esse curso. Vamos lá?

Essa graduação tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar nos setores relacionados à saúde animal. Por isso, é essencial que você esteja bem ligado, principalmente, às Ciências Biológicas.

Após entender o curso, você já pode se preparar para o vestibular de Medicina Veterinária.

Crie um plano de estudos

Pense em como otimizar seu tempo. Passar horas estudando, mas sem obter resultados efetivos é algo bastante comum para os vestibulandos. Por isso, é essencial organizar-se!  

Crie planilhas, calendários ou qualquer outra ferramenta que te ajude na organização. Nestas, você deve incluir – com o mesmo grau de importância, leituras e resolução de exercícios, assim como as revisões.

Comece dividindo as diferentes disciplinas conforme os dias da semana que você se dedica aos estudos. Dessa maneira, fica mais fácil de você fixar as matérias que você tem mais dificuldade e otimizar seu tempo com as matérias que você já se dá bem.

Depois disso, divida seu cronograma entre a parte teórica e prática, para você poder passar parte do seu tempo testando seu desempenho através de exercícios sobre o conteúdo estudado. Busque provas e vestibulares anteriores, assim, você irá desvendar as metodologias utilizadas pelas universidades.

Estude conteúdos relevantes para a área de Medicina Veterinária

Além de organizar seus estudos, é indispensável direcionar seu foco. Por isso, passe um tempo pesquisando sobre temas e disciplinas que são mais relevantes para o vestibular de Medicina Veterinária. 

Mas, lembre-se que todas as matérias estudadas durante o ensino médio são importantes para garantir sua aprovação na faculdade. Elas trarão um norte aos seus estudos.

E por fim, faça um levantamento dos conteúdos mais solicitados nos vestibulares. Por exemplo, em Ciências Biológicas pode cair bastante Genética e talvez, parasitologia de forma moderada. Ou seja, invista dobrado nos temas mais cobrados.

Faça simulados de provas anteriores 

Assim como para qualquer outro vestibular, é importante realizar simulados de provas anteriores para o curso de Medicina Veterinária. Desse modo, você consegue mensurar seu desempenho simulando uma situação real do processo seletivo.

Além disso, por meio da realização de provas anteriores, é mais prático entender sobre temas recorrentes no vestibular. Você também pode cronometrar seus simulados, a fim de saber, em média, quanto tempo você gasta para finalizar o exame. 

Por fim, no contexto dos simulados, é importante entender o espírito da coisa e entrar no jogo. Pratique como se fosse o dia da prova. Vista uma roupa confortável, fique longe dos celulares, leve um lanchinho ao seu local de estudos e faça de conta que está ali, no grande dia.

Saiba qual a nota de corte para o curso de Medicina Veterinária

A nota de corte nada mais é do que a pontuação mínima para ser aprovado na faculdade. Essa pontuação é estabelecida por cada instituição de ensino e pode variar conforme o ano e a faculdade na qual você pretende ingressar. 

Visto isso, é importante que você pesquise sobre a nota de corte em diferentes faculdades e se baseie tanto na mais baixa, quanto na mais alta. 

Não pense apenas em faculdades públicas

Muitos sonham em ingressar em uma faculdade pública, porém há diversas oportunidades para você ingressar no curso de Medicina Veterinária em faculdades particulares de qualidade.

Apesar de as faculdades públicas oferecem um ensino totalmente gratuito, é possível concorrer a bolsas de estudo e também utilizar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alcançar sua tão sonhada vaga no curso de Medicina Veterinária.

Não se esqueça de praticar redação

A redação é um fator essencial para conseguir ser aprovado na faculdade. Para o vestibular de Medicina Veterinária não difere, é essencial praticar sua produção textual.

Geralmente, o gênero solicitado pelos corretores é o dissertativo-argumentativo. No qual, não utilizar a escrita coloquial e erros gramaticais, podem descontar muitos pontos.

A avaliação, de modo geral, é dividida entre diferentes pesos para as diversas disciplinas tratadas na prova e a redação tem um peso muito grande na nota final do aluno. E no final, garantir pontos pela redação, pode ser decisivo na sua aprovação. 

Leia o edital do vestibular de Medicina Veterinária

No edital do vestibular de Medicina Veterinária, você tem todas as informações necessárias para a orientação do candidato. Assim, como o peso de cada uma das matérias tratadas na prova, o método de avaliação também é um assunto tratado neste documento.

Mas não se desespere, pois, cada instituição possui diferentes notas de corte para o vestibular de Medicina Veterinária, assim como diversas formas de avaliação.

Escolha mais de uma instituição de ensino

É importante que você tenha mais de uma opção para o vestibular de Medicina Veterinária. Dessa forma, as chances de aprovação são maiores. 

Não se preocupe apenas com os nomes mais cogitados, mas pesquise faculdades que oferecem um ensino de qualidade! Mas se atente em escolher faculdades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Converse com profissionais formados na área

O contato com profissionais formados pode te auxiliar na preparação para o vestibular de Medicina Veterinária. Mantenha seu network em dia e não tenha vergonha de perguntar.

Além de adquirir uma bagagem de conhecimento ainda maior, ninguém melhor do que as pessoas que já passaram pelo mesmo processo que você para te dar mais dicas sobre como se preparar para as provas, desde o ingresso até as obrigatórias no decorrer do curso. 

Ainda, profissionais formados te mantém antenado sobre o mercado de trabalho. Ficar por dentro, é importante não só para edificação das suas escolhas, como também para o alinhamento de expectativas.

Faça acontecer do seu jeito

É claro que essas dicas podem te ajudar na preparação para o vestibular de Medicina Veterinária. No entanto, é essencial que você conheça o seu perfil. Invista em autoconhecimento, testes vocacionais e conteúdos como o nosso. Este “combo” te ajudará a escolher o melhor caminho para você.

Apegar-se aos métodos de estudo, é uma moda ultrapassada. Você consegue aprender de outras formas? Confie em si mesmo. Considere essas sugestões para ajudar na sua organização e a definir suas metas, mas não como uma regra para ser aprovado.

Não se esqueça de tirar um tempo certo para descansar e também para se dedicar aos seus momentos de lazer. Pratique esportes, durma bem e se envolva com outras temáticas para além do vestibular. Além disso, prepare-se psicologicamente é essencial para que na hora da prova você esteja bem calmo e confiante.

Gostou dessas dicas para o vestibular de Medicina Veterinária? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! E, se quiser saber mais sobre o curso, acesse aqui!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.9 / 5. Contagem: 9

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.