InícioDicasDicas para quem quer cursar Produção Audiovisual

Dicas para quem quer cursar Produção Audiovisual

Antes de tudo, escolher cursar Produção Audiovisual já é um grande passo, pois você já sabe o que quer fazer no seu futuro. E o sucesso desse curso é medido em mais do que apenas ter boas notas.

Além disso, se você pretende seguir carreira no ramo, conseguir um conhecimento profissional através do curso de Produção Audiovisual é muito importante. Principalmente pelo fato da faculdade ter uma boa base de conhecimentos técnicos. Saber aproveitar essa oportunidade da melhor forma poderá ajudar bastante em uma profissão, como produtor audiovisual, por exemplo.

Nesse sentido, se você já é uma pessoa criativa e tem paixão por Produção Audiovisual. Ter um diploma poderá ajudá-lo a realizar seus sonhos e de fazer suas próprias produções aparecerem até mesmo em uma tela de cinema. Para te ajudar, aqui iremos dar algumas dicas simples, mas muito pertinentes, para quem vai cursar Produção Audiovisual:

Fortaleça sua paixão e alimente suas habilidades em Produção Audiovisual

De início, quando você começa a cursar Produção Audiovisual, tudo pode parecer um pouco complexo. Mas, vivemos uma era do rápido crescimento dos criadores de conteúdo de vídeo. Hoje em dia qualquer pessoa pode escolher um site ou plataforma específica que disponibiliza espaços, muitas vezes gratuitos, onde algum conteúdo possa ser exibido digitalmente.

Além disso, a abundância de ferramentas de edição e tratamento de baixo custo, tornou a Produção Audiovisual mais barata e acessível para todos. Assim, se você pretende se destacar no setor, é bom se acostumar com todas as tecnologias que ele oferece. Bem como ficar atualizado(a) sobre todos os lançamentos de hardware e software que possam ajudar você a exercer sua profissão.

A princípio, conhecer softwares de edição como Adobe After Effects, Vegas ou Avid Media Composer, que disponibilizam versões de avaliação gratuita permitirá que você tenha um conhecimento básico de como funcionam. A dinâmica de trabalho é praticamente a mesma, o que muda é basicamente a plataforma. Muitas empresas usam o software Adobe Premiere, por ser um dos mais robustos do mercado. Porém, é necessário um computador que aguente seu processamento.

Também vale a pena entrar em contato com sua faculdade e organizar uma visita presencial na sala técnica. Lá você também poderá conhecer e se comunicar online com profissionais que poderão passar adiante suas experiências sobre como os equipamentos funcionam. Compreender as configurações, velocidade do obturador ISO, taxas de quadros são habilidades muito valorizadas.

Ter habilidades autodidatas em seu currículo te colocará à frente de outros candidatos às vagas de emprego ou estágio enquanto estiver na universidade. Isso também demonstrará sua determinação e compromisso com potenciais empregadores no futuro.

Não fique apenas na teoria e seja original

Uma boa parte da grade curricular ao cursar Produção Audiovisual normalmente envolve a teoria e história do cinema. Essa abordagem acadêmica das produções funciona em sala de aula. Mas não se aplica à maioria dos objetivos de carreira dos alunos.

Ou seja, é necessário sair um pouco do ostracismo da teoria e começar a produzir aplicando aquilo que foi passado em sala de aula. Em outras palavras, você precisa ter a iniciativa para obter experiência de produção necessária para conquistar seu próximo emprego. Vá gravar um projeto ou filme, ouça as críticas e depois grave novamente. Estar no curso de Produção Audiovisual permite muita liberdade para explorar e criar – talvez você nunca mais tenha a mesma flexibilidade.

No entanto, ter um diploma universitário não garante um emprego, especialmente na indústria de vídeo e cinema. Você vai precisar de mais do que aulas se quiser aumentar suas chances de ser empregado antes ou após se formar. Você precisa de habilidades que sejam aplicáveis. Faça isso complementando as atividades do curso de Produção Audiovisual com um estudo autodidata. Seja através de cursos online, workshops de vídeos ou lendo em blogs.

Outro fator importante é se especializar em algo. Você provavelmente já deve ter ouvido o velho ditado “pau para toda obra, mestre de ninguém”. Pois, embora seja importante ter uma educação completa, também é preciso ficar atento(a) em tentar se aprimorar nas áreas que mais lhe interessem. Procure usar os primeiros anos do curso de Produção Audiovisual para explorar os diferentes caminhos de produção. E depois experimente filmar, editar e mudar a iluminação, etc. Depois, nos últimos anos, busque obter o máximo de experiência na área que mais gostou ou se destacou. Todos os sucessos de bilheteria precisam de pessoas especializadas.

Crie um portfólio e coloque seu trabalho à vista

De modo geral, é uma ótima ideia construir um arquivo online ou offline com o melhor trabalho que você já fez. Não precisa colocar os trabalhos dos quais não gosta, seja seu melhor crítico(a) e mostre seu melhor para seus empregadores ou clientes. Seus vídeos podem ser carregados no Vimeo ou no YouTube, além de poder ser vinculado a algum e-mail de inscrição que você possa enviar para os empregadores.

Um bom método de fazer isso é através do “showreel”. De maneira simples, é um vídeo curto que mostra o trabalho anterior de uma pessoa. Usado por muitos tipos de pessoas que estão envolvidas na Produção Audiovisual. O melhor seria usar esse método de edição para mostrar os melhores trabalhos que você já fez. Para impressionar as produtoras de vídeos corporativos e relacionados ao marketing digital, crie vídeos em formato showreel de 90 segundos.

Uma boa alternativa é usar um site portfólio como o Behance, por exemplo. Ele é um ótimo lugar para exibir seu trabalho. Assim o URL de seu portfólio online poderá ser enviado em assinaturas de e-mail ao mandar seu currículo, portfólio ou carta de apresentação. Por outro lado, possuir uma rede social consistente e até mesmo um site próprio te dará aos empregadores em potencial uma possível compreensão de quem você é ou o que faz.

Portanto, crie sua identidade digital e não tenha vergonha de trabalhar como estagiário(a) ou assistente. Muitos profissionais formados do curso de Produção Audiovisual começam suas vidas realizando pequenas tarefas, consideradas mundanas. Muitas pessoas tentam pular esse processo, mas é algo que precisa ser adotado, ter uma vontade proativa e não ter medo de começar de baixo poderá te levar longe neste setor em rápida mudança.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.