Dicas para se preparar para o vestibular de Psicologia

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Se você está quase saindo do ensino médio e se preparando para ingressar em uma faculdade já deve saber em qual curso pretende entrar. Por isso, nesta publicação traremos algumas dicas para quem deseja prestar vestibular de Psicologia.

Além de servir como um guia para você organizar seus estudos, o objetivo desse conteúdo é também te orientar em relação ao perfil ideal para a faculdade de Psicologia.

Por isso, se pensa em seguir carreira nessa área, continue atentamente a leitura.

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

Como se define o curso de Psicologia?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Mas, como é o curso de Psicologia?

A princípio, a graduação na área é focada no ensino analítico dos fatores que nos influenciam. Estes, são analisados a partir da forma que sentimos e nos relacionamos.

Portanto, o profissional formado em Psicologia é preparado para entender os aspectos biológicos, sociais, afetivos e cognitivos do paciente. E, contribui para o tratamento de problemas emocionais e mentais, além de garantir melhor qualidade de vida ao mesmo.

Como se preparar para o vestibular de Psicologia?

Seja através de vestibulares específicos ou pela nota do Enem, a preparação para as provas de ingresso ao ensino superior exigem dedicação e comprometimento. Mas, se você já decidiu em qual curso pretende ingressar, fica mais fácil direcionar seus estudos. 

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas que podem ser muito úteis para te ajudar na preparação para o vestibular de Psicologia. Aprenda a se organizar, otimizar seu tempo e aproveitar suas oportunidades.

Saiba qual o perfil ideal para o curso

Se você quer ingressar na faculdade de Psicologia, é importante que você goste bastante das disciplinas de Ciências Humanas. Por que isso? Caso você não saiba, grande parte dos vestibulares consideram um peso maior para disciplinas que se relacionam diretamente com seu curso de escolha.

Dessa maneira, é mais prático se preparar para o conteúdo que será abordado na faculdade e, antes disso, obter um bom desempenho no vestibular. No entanto, não se prenda em estudar apenas as disciplinas que mais se relacionam com o curso de Psicologia, pois outras matérias também são essenciais para alcançar uma boa nota nos processos seletivos.

Divida suas horas de estudo

Assim como para qualquer outro curso, estudar para o vestibular de Psicologia pode ser muito mais fácil se você souber dividir e organizar seu tempo. 

Primeiro, veja em quais disciplinas você obtém um desempenho melhor e defina quais delas você precisa passar mais tempo para compreender o conteúdo. Sendo assim, você pode dedicar mais dias da semana suprindo essas necessidades de aprendizado, sem deixar de lado as demais matérias relevantes para o curso.

Realize simulados de provas anteriores

Além de dividir suas horas de estudo, é indispensável que você arrume meios de mensurar seu desempenho. E, para isso, nada melhor do que realizar simulados de provas anteriores do vestibular de Psicologia.

Dessa maneira, você consegue compreender temas que são recorrentes nas provas de cada instituição de ensino e ainda se preparar na prática para a hora do exame.

Além disso, outra ótima dica é cronometrar a realização dessas provas, com o objetivo de aproximar sua preparação à situação real do processo seletivo.

Use a internet ao seu favor sempre

A maioria dos jovens passa muito tempo na internet, certo? Ao contrário do que muitos pensam, este fato pode ser um grande aliado da sua preparação para o vestibular.

No meio digital, você tem mais facilidade para encontrar conteúdos relevantes sobre as provas de Psicologia e entender mais sobre o curso.

Ainda, há diversos canais no Youtube, blogs e portais que disponibilizam aulas online para você se preparar para o vestibular. E, outros conteúdos como filmes, séries e livros podem te trazer bagagem e repertório para o momento da prova.

Converse com pessoas da área de Psicologia

O contato com profissionais formados no curso de Psicologia pode ser um bom caminho para te orientar em relação às especificações do vestibular.

Também, é uma excelente alternativa para te ambientar na profissão. Logo, isso te ajudará a alinhar expectativas e traçar metas mais pontuais. 

Muitas pessoas disponibilizam conteúdos como depoimentos sobre o curso, falando sobre as expectativas e sobre as principais disciplinas tratadas durante a graduação. E é claro, dicas que usaram para serem aprovados no vestibular.

Dê valor à redação

Além das disciplinas essenciais para o caderno de provas do vestibular, como Biologia, Química, Física, Matemática, Português, História e Geografia, a redação também é um ponto muito importante para conseguir sua aprovação no vestibular. 

Essa dica vale para qualquer curso que você pretenda ingressar no ensino superior. Afinal, o peso da redação é um ponto determinante para garantir sua vaga na faculdade.

Por isso, se você pretende prestar o vestibular de Psicologia, não deixe de praticar sua produção textual. 

Pesquise sobre as diferentes formas de ingresso

Atualmente, as faculdade disponibilizam diversas maneiras de ingressar no ensino superior de Psicologia. 

Há a possibilidade de prestar provas presenciais, vestibular online e até mesmo ingressar no curso através da validação da sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Essa última opção pode ser viável para você que pretende ingressar no curso de Psicologia. E, isso é válido tanto em instituições públicas, como em algumas faculdades privadas.

Pesquise sobre as faculdades que possuem o curso de Psicologia

Além de estar antenado em relação às especificações do curso, é recomendado que você esteja bem ligado às especificações de cada instituição de ensino. Isso porque o processo seletivo pode ser avaliado de forma distinta em cada uma das faculdades que disponibilizam o curso de Psicologia. 

Por exemplo, caso você pretenda ingressar no curso utilizando sua nota do Enem, a avaliação diferirá se comparada ao processo seletivo de uma universidade que não utiliza dessa forma de ingresso.

Além disso, algumas faculdades realizam os vestibulares em etapas. Dessa forma, indica-se que você saiba como funciona cada um dos processos seletivos dos quais vai participar.

Veja quais são as notas de corte para o vestibular de Psicologia

É claro que cada estudante sonha em ingressar numa determinada faculdade. Porém, para você ter um melhor direcionamento durante a preparação, é essencial saber quais são as notas mínimas para ingressar na faculdade de Psicologia. 

Essa comparação pode ser feita através de uma breve pesquisa sobre as notas de aprovação de anos anteriores. Os sites dos vestibulares geralmente disponibilizam esse material.

Não deixe sua rotina de lado

Apesar de a rotina de estudos ser essencial para sua preparação para o vestibular de Psicologia, é muito importante que você saiba dosar seu tempo e sua rotina. 

Por isso, não deixe de lado suas atividades diárias. Seus momentos de lazer e descanso e, são fundamentais. 

Por fim, seja vigilante em relação a sua saúde mental. Dessa forma, será muito mais fácil tornar esse processo prazeroso, sem que você perca sua autoconfiança na hora do vestibular. 

Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.