Duração do curso de Medicina Veterinária

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Na hora que chega o momento de decidir qual será o curso escolhido em uma faculdade ou universidade, é comum surgir várias perguntas, dentre elas: Como é o curso? Quais são as matérias? Quais são as principais áreas? entre outras. 

Um dos questionamentos mais comum é em relação a duração do curso, alguns podem podem ser de 04 anos, outros de 05 e, até, de 06 anos. Enfim, o tempo do curso varia de acordo com a instituição de ensino e a formação desejada. 

Os cursos da área de Ciências Biológicas e da saúde exigem anos de dedicação e esforço dos estudantes. Durante os anos da graduação, os alunos se dedicam totalmente à faculdade, realizando provas, trabalhos, atividades práticas, estágios, etc. Assim sendo, o curso de Medicina Veterinária não é uma exceção, pois é uma formação que demanda muito tempo e empenho dos futuros médicos veterinários. 

Mas afinal, quantos anos são suficientes para a graduação de Medicina Veterinária?

Chegou o momento de responder a sua dúvida e de aprender, um pouco mais, sobre o curso de Veterinária! Vamos lá?

Duração da graduação de Medicina Veterinária

Segundo o  Ministério da Educação (MEC), a graduação de Medicina Veterinária deve oferecer uma carga mínima de 4.000 horas de aulas. Logo, o total de horas do curso corresponde a cinco anos de estudos. Lembrando que todas as faculdades que possuem aprovação do governo para administrar o curso devem seguir essa norma. Confira mais detalhes aqui.

Você pode pensar que 5 anos é tempo demais, mas não se engane, para os alunos que buscam se dedicar 100% ao aprendizado que a faculdade ou universidade oferece esses anos quase não são suficientes. Além de toda carga teórica e atividades práticas, os estudantes devem realizar atividades complementares e estágios obrigatórios.

Os anos da faculdade de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária pode ser oferecido em período integral ou parcial. É importante lembrar que o formato da graduação varia de acordo com cada instituição de ensino. 

Geralmente, as faculdades e universidades possuem um Hospital Veterinário em suas instalações e o atendimento é realizado pelos alunos com a supervisão de professores. 

Agora que respondemos a pergunta mais importante, que tal se aventurar um pouco em cada um dos anos da graduação em Veterinária?

O primeiro ano: a formação básica

Os primeiros anos de qualquer graduação são voltados para matérias mais teóricas e básicas. Em outras palavras, os alunos irão receber um conteúdo extremamente importante para construir uma base sólida de conhecimento e, consequentemente, profissional. Além disso, é um ano essencial para realizar uma ótima ambientação e se acostumar com os próximos anos da faculdade.

O segundo ano: se aprofundando cada vez mais

O segundo ano do curso continua apresentando várias disciplinas da área de Ciências Biológicas, tendo em vista uma boa formação de base para os alunos. O diferencial do segundo ano, em relação ao primeiro, é que os estudantes começarão a se aprofundar mais no mundo da Medicina veterinária. Ao passo que matérias voltadas ao mundo animal são adicionadas na grade curricular.

O terceiro ano: bem-vindos à prática

Finalmente os alunos de Medicina veterinária irão ter o primeiro contato com a prática relacionada à Clínica Veterinária. Em suma, durante esse período os estudantes terão a oportunidade de realizar as primeiras aulas de práticas hospitalares, além de aprenderem procedimentos de realização de exames clínicos. 

O quarto ano: praticando cada vez mais

A prática da Clínica Veterinária fica cada vez mais intensa, as realizações de exames e as atividades hospitalares começam a ser bem mais frequentes. Bem como, os estudantes começam a realizar procedimentos cirúrgicos, sendo um momento muito importante na vida acadêmica dos alunos.  

O quinto ano: finalizando com sucesso

Chegou o último período, passa rápido né? Após anos de muita teoria e prática, os futuros médicos veterinários precisam dedicar o seu último ano ao estágio supervisionado e ao famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A realização do estágio varia de acordo com cada instituição de ensino, podendo ser realizado em clínicas, hospitais, empresas, entre outros.

É possível realizar a graduação de Medicina veterinária a distância? 

A realização do ensino a distância é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros, o EAD ganhou muito destaque e relevância tanto no Brasil quanto no mundo afora. Ao mesmo tempo, a pandemia fez a busca por essa modalidade de graduação aumentar exponencialmente. Logo, a graduação de Medicina Veterinária também vem se aperfeiçoando nessa nova modalidade. 

A novidade é que o MEC já autorizou algumas instituições a fornecer esse tipo de ensino para a Medicina Veterinária. Dessa maneira, o curso é administrado no modelo semipresencial, onde as disciplinas mais teóricas são realizadas em casa e, as disciplinas práticas, são desempenhadas presencialmente. 

Pronto! Agora você já sabe qual é a duração do curso de Medicina Veterinária! O que achou?

Não esqueça que esses cinco anos podem parecer muito tempo mas na realidade não são! Portanto, você deve aproveitar ao máximo tudo que o curso de Medicina Veterinária pode oferecer.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 3.7 / 5. Contagem: 6

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.