InícioDicasEnemÉ obrigatório fazer ENEM?

É obrigatório fazer ENEM?

A maioria dos alunos que estão no ensino médio se perguntam se é obrigatório fazer ENEM. No entanto, boa parte deles ainda não tem noção do quão importante essa avaliação é. Acompanhe aqui uma discussão completa sobre esse assunto.

Entenda mais sobre esta prova tão importante

A sigla ENEM significa Exame Nacional no Ensino Médio e acontece todo ano entre os meses de outubro e novembro. Assim, a prova conta com 180 perguntas objetivas e uma redação. Toda a avaliação é dividida em 4 áreas do conhecimento:

  1. Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  2. Matemáticas e suas tecnologias;
  3. Ciências Humanas;
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Para que serve o ENEM?

No primeiro momento, essa prova foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. No entanto, pouco tempo após sua criação ela passou a ser uma ferramenta muito mais importante. Hoje, é uma forma de ingresso para o ensino superior.

A inscrição para o ENEM é gratuita apenas em dois cenários específicos. Então, quem está cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, não paga pela prova. Além disso, pessoas com baixa renda podem pedir isenção.

Para os demais alunos, é cobrada uma taxa que varia de ano a ano. Porém, em geral o valor fica entre R$ 80,00 e R$ 85,00. Apesar de muitos acharem caro, a importância da prova justifica o preço.

É obrigatório fazer ENEM?

De forma prática, você não é obrigado a realizar essa prova. Dessa forma, o aluno fica livre para decidir se vai ou não fazer o exame. Aliás, a inscrição quem faz é o próprio estudante.

Agora, algumas escolas exigem que seus alunos façam o ENEM. É claro que isso não é um fator determinante e muitas vezes é contrariado. Porém, existe uma discussão mais importante do que isso, a prova em si.

O ENEM é hoje uma porta de entrada para um curso de ensino superior. Assim, é considerado o maior vestibular de todo o país e conta com milhões de inscritos todo ano. Afinal, a maioria dos alunos tem o desejo de fazer uma faculdade.

Formas de ingressar na faculdade

Antes de se perguntar se é obrigatório fazer ENEM, é importante avaliar seus objetivos profissionais. Dessa forma, caso queira entrar em uma faculdade, essa prova pode te ajudar muito com esse objetivo.

Hoje, o ENEM é usado em diversos programas do governo. Assim, eles permitem que o aluno consiga realizar o sonho de ser graduado. Você pode ingressar em uma instituição de ensino superior de várias formas.

A questão é que 90% delas exigem a nota do ENEM para a inscrição. Portanto, ainda que essa não seja uma prova obrigatória, não fazê-la traz sérias consequências. Nos próximos tópicos veja como você deve usar sua pontuação nesse exame.

É obrigatório fazer ENEM: ingresso pelo SISU

Esta é a maneira mais conhecida de ingressar em uma faculdade pública. O SISU é uma plataforma que reúne quase todas as instituições do país. Assim, ao receber sua pontuação no ENEM, é possível se cadastrar para concorrer a uma vaga no curso desejado.

Imagine que você tirou uma certa nota na prova e deseja cursar Arquitetura. Dessa forma, é só buscar a universidade de sua preferência que ofereça o curso e se cadastrar. Então, você vai participar do processo seletivo para obter uma vaga no curso.

Requisitos importantes

Agora, existem alguns requisitos para ter acesso a esse sistema. Portanto, se você tirou nota zero na redação, infelizmente não pode concorrer pelo SISU. Além disso, essa plataforma conta um programa de cotas sociais.

É por isso que antes de se candidatar, vale a pena entender como ela funciona. Isso te permite tomar as melhores decisões que vão te levar a conseguir o que tanto deseja.

É obrigatório fazer ENEM: ingresso pelo ProUni

Esse é um programa criado pelo governo para que os alunos de baixa renda entrem em faculdades particulares. Assim, o ProUni também exige dos estudantes a nota do ENEM para que eles possam ter acesso às oportunidades.

Importante ressaltar que o ProUni oferece bolsas de estudo para os candidatos. No entanto, da mesma maneira do SISU, tudo funciona por meio de um sistema competitivo. Dessa forma, as melhores pontuações vão sempre sair na frente.

O legal desse programa é que as exigências em questão de nota de corte são menores. Então, você consegue entrar em um curso com uma pontuação menor do que a exigida no SISU.

É obrigatório fazer ENEM: ingresso pelo FIES

Não é todo aluno de baixa renda que tem acesso às bolsas integrais oferecidas no ProUni. Porém, isso não significa que ele não poderá estudar em uma instituição particular. É aí que entra a importância de outro programa, o FIES.

O FIES também usa a nota do ENEM para dar crédito para o aluno. Dessa forma, financia o valor do curso. O melhor é que tudo isso acontece levando em conta uma taxa de juros bem abaixo da do mercado tradicional.

Estudar fora do país

Muitos estudantes sonham em fazer faculdade em outro país. Hoje, Portugal é o grande objetivo de vários alunos brasileiros. Então, você tem liberdade para se inscrever em dezenas de universidades de lá usando a nota do ENEM.

O ENEM é a única forma de fazer uma graduação?

Algumas instituições ainda possuem os vestibulares mais tradicionais como forma de ingresso. No entanto, isso vem diminuindo a cada ano, de modo que o aluno precisa ficar atento.

Hoje, a prova do ENEM é, sim, a principal forma de conseguir uma vaga em uma faculdade. Perceba que são muitos programas que usam essa avaliação como forma de selecionar os estudantes.

É por isso que quase todos os professores recomendam que o aluno realize esse exame. Assim, com o ENEM, você tem oportunidade de correr atrás do curso que quiser. Ainda, isso pode ser feito por meio de vários processos seletivos.

Não deixe a oportunidade de lado!

Com tudo o que foi visto aqui, já ficou bem clara a importância dessa avaliação. Então, não é obrigatório fazer ENEM, mas você tem muito a perder caso não realize a prova. Vale a pena considerar cada ponto exposto neste artigo antes de tomar uma decisão. Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.