É possível cursar mais de uma faculdade ao mesmo tempo?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Muitas pessoas têm o sonho de cursar mais de uma faculdade ao mesmo tempo. Esta é, sem dúvida, uma forma de se destacar no mercado de trabalho. No entanto, isso precisa de um grande planejamento para dar certo.

Conheça mais sobre essa possibilidade, seus prós e contras. Ao final dessa leitura, conclua se essa decisão vale a pena ou não.

Como cursar mais de uma faculdade?

Sim, você pode fazer isso, caso tenha tempo e recursos para tal. O que muitos fazem é optar por mais de um formato. Por exemplo, imagine fazer um curso de direito presencial e um de jornalismo EAD.

Vai prestar vestibular para Agronomia?

Descubra qual área mais combina com você

 

Apesar de ser uma chance real, as coisas não são tão simples quanto parecem. Assim, existem algumas restrições quando se fala de instituições públicas. Já que, os programas de vagas do governo têm um esquema de funcionamento próprio.

Fazer duas universidades públicas ao mesmo tempo

Cursar mais de uma faculdade é possível, contanto que uma delas seja privada. Isso é o que diz a lei n.º 12.089 que não permite um estudante ocupar mais de uma vaga em uma instituição pública de ensino superior.

As universidades federais, regionais e estaduais estão incluídas, isso também vale para graduação e outras modalidades. Então, caso passe em duas, o aluno precisa escolher apenas uma.

Vai fazer vestibular para Medicina, mas já é quase formado por Grey’s Anatomy?

Descubra qual médico da série mais combina com o seu perfil

Cursar mais de uma faculdade: pública x particular

Você pode ingressar em uma pública e em outra particular. No entanto, a sua vaga na instituição privada não pode ter sido obtida através de iniciativas do governo. Caso contrário, você pode fazer os dois cursos sem problemas.

Outra possibilidade é de ambas serem particulares, pois não há nenhuma regra que impeça isso.

Vantagens em cursar mais de uma faculdade

Quem escolhe fazer dois cursos precisa estar ciente dos benefícios disso. Acompanhe abaixo quatro pontos positivos em optar por essa estratégia.

Se inspirou em Suits e vai fazer vestibular para Direito?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil na série

1 – Aprendizado

Esse é o maior de todos. Inclusive, caso eles sejam complementares, isso é ainda mais interessante. Afinal, um vai ajudar o outro e seu domínio na área escolhida só vai aumentar. Tudo se resume na famosa frase “conhecimento nunca é demais”.

2 – Mercado de trabalho para quem vai cursar mais de uma faculdade

Ao fazer duas universidades em simultâneo, você se destaca bastante no mercado de trabalho. Isso porque se torna um profissional mais completo. Então, imagine que você faça faculdade de publicidade e marketing digital.

Será bem mais fácil unir as duas coisas para desempenhar uma função maior dentro de uma empresa. Pois, você vai ter a expertise de duas áreas, dessa forma conseguir uma boa oferta é quase garantido.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

 

Preparamos um teste para você descobrir se tem o perfil para ser um engenheiro mecânico

3 – Disciplinas iguais ou parecidas

Isso se aplica somente em cursos com relação um com o outro. Um exemplo prático é quando se cursa administração e economia. Logo, é de se esperar que algumas matérias sejam idênticas ou similares.

Nesse caso, você pode aproveitá-las e assim, reduzir seu tempo de formação. Essa é uma estratégia usada por muitas pessoas que querem cursar mais de uma faculdade.

4 – Cursos tecnólogos

Essa é uma alternativa interessante para quem quer fazer dois cursos em pouco tempo. Existem diversas formações técnicas que tem um período de duração menor do que um bacharelado, por exemplo.

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Conciliar um mais tradicional com um desse tipo fica mais fácil. Caso queira fazer em uma particular, existem opções para combinar os dois cursos.

Você pode tentar conseguir uma bolsa ou algum tipo de desconto, na maioria das vezes isso dá muito certo.

Desvantagens em cursar mais de uma faculdade

Tudo tem seu lado positivo e negativo, de modo que aqui a lógica não é diferente. Logo, fique por dentro dos pontos negativos de fazer duas universidades juntas.

Você sabe qual área da Fisioterapia mais combina com você?

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

Uma dica é colocar os prós e contras lado a lado para ajudar na decisão. Com isso, você consegue enxergar se vale a pena investir nessa ideia.

1 – Sobrecarga

É de se esperar que ao fazer dois cursos, seu tempo fique bem reduzido. Isso pode gerar muito estresse, portanto tome muito cuidado. Lembre-se que ao embarcar nessa ideia, você terá bem mais trabalhos e tarefas.

Planejar-se é essencial para que isso não atrapalhe sua saúde nem seus momentos de lazer. Então, vale a pena dedicar um tempo pensando sobre isso e não esqueça de sempre se priorizar no processo.

Você sabe qual área da Farmácia mais combina com você?

Preparamos um teste especial para você conhecer seu perfil

2 – Trabalhar fica difícil ao cursar mais de uma faculdade

Muitas pessoas planejam para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. No caso de fazer dois cursos, essa alternativa fica bem complicada, quase impossível. Portanto, é interessante analisar se realmente compensa.

Você pode até conseguir trabalhar nesse período, porém, a sobrecarga fica ainda maior. Isso não é bom para sua saúde, logo, é fundamental se planejar com cuidado antes de tomar uma decisão.

3 – TCC em dobro

Um dos pesadelos de muitos formandos é o trabalho de conclusão de curso. Nessa situação, você teria dois para entregar. Isso vai exigir um tempo muito grande, além de dedicação, principalmente caso esteja concluindo as graduações em simultâneo.

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

4 – Os custos são altos para quem vai cursar mais de uma faculdade

Isso se aplica quando se trata das particulares. Imagine que está cursando letras em uma universidade pública e jornalismo em uma privada. Nesse caso, as despesas já tendem a ser elevadas.

Agora, o caso fica ainda mais complicado se estiver em uma instituição particular com dois cursos. Portanto, é necessário fazer um planejamento financeiro para os dois cenários.

Pontos a serem considerados antes de fazer sua escolha

Estudar dois cursos ao mesmo tempo não é nada fácil, mas não é impossível. Dito isso, confira algumas questões que você precisa analisar bem antes de se decidir.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

  • Os cursos precisam ser compatíveis em relação aos horários;
  • Você precisa ter tempo para se dedicar a ambos;
  • Calcule a distância entre as duas faculdades, caso as aulas sejam presenciais;
  • Os cursos não precisam ter relação um com o outro;
  • Possibilidade de cursar uma faculdade primeiro e, só depois, começar outra.

Pronto, agora você está pronto para tomar essa decisão. Não esqueça de priorizar sua saúde e lazer. Afinal, sem essas coisas o estresse pode te atrapalhar. De resto, faça o que for preciso para se destacar no mercado de trabalho.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.