InícioDicasMercado de trabalhoEm qual área atua o técnico de Farmácia?

Em qual área atua o técnico de Farmácia?

Você já se perguntou qual é a área de atuação do profissional do curso técnico de Farmácia? Ou ainda quais as diferenças entre ele para alguém que cursou uma graduação de nível superior? Pois saiba que ambas as perguntas são super válidas e mais comuns do que você imagina.

Afinal, quem deseja trabalhar no setor farmacêutico já deve ter se deparado com a opção do curso técnico e ficado um pouco perdido sobre o que esse profissional faz, não é mesmo?

Se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo, porque estamos aqui para ajudá-lo. No artigo a seguir você vai aprender sobre as áreas de atuação desse profissional e ainda ver onde ele pode trabalhar, como é o curso e quais as principais diferenças entre o nível técnico e o bacharelado. Não perca tempo e confira!

Qual a área de atuação do profissional do curso técnico de Farmácia?

Um profissional do curso técnico de Farmácia, assim como um bacharel, atua na área da saúde. Ele, no entanto, atua em postos de assistência e apoio ao trabalho do farmacêutico, o que também é de grande importância na manutenção da saúde humana.

Mas o que ele faz, afinal? A resposta simples para essa pergunta é: bastante coisa. Até porque, essa é uma área que possui muitas funções e, portanto, tem a necessidade de profissionais capacitados para desempenhar cada uma delas.

Dito isso, algumas das coisas que um técnico em Farmácia pode fazer é montar kits farmacêuticos e fazer o fracionamento dos medicamentos, antes deles serem entregues aos pacientes ou comprados pelos clientes das farmácias.

Ele também pode trabalhar dando apoio ao bacharel em Farmácia na questão da logística dos insumos, matérias-primas e produtos farmacêuticos ou na manipulação de medicamentos e cosméticos.

Outra coisa dentro da área de atuação desse profissional é fazer todo o controle de qualidade dos produtos manipulados por indústrias ou farmácias e acompanhar o estoque, além de passar para o farmacêutico essas informações para que eles possa fazer os pedidos necessários.

Eles também podem trabalhar diretamente na área de atendimento ao cliente. Nesse setor, o profissional presta apoio e orienta sobre a compra e ainda informa as formas corretas de uso, dosagem e armazenamento dos medicamentos.

Onde esse profissional pode trabalhar?

Deu para perceber que um profissional do curso técnico de Farmácia tem bastante coisa na sua área de atuação, não é mesmo? Isso faz com que esse profissional seja capaz de trabalhar em vários locais.

Os mais comuns são em drogarias e farmácias de manipulação, ou em clínicas e hospitais, sejam eles públicos ou particulares. Ele, no entanto, pode ainda atuar em laboratórios e indústrias especializadas na produção de medicamentos ou cosméticos em qualquer uma das funções que citamos no tópico anterior.

Como é o curso técnico de Farmácia?

Você viu como é a área de atuação do profissional do curso técnico de Farmácia, mas sabe exatamente como ele é? Bem, antes de mais nada é preciso saber que esse é um curso de nível médio. Portanto, não é necessário ter concluído o ensino médio para ingressar nele. Inclusive, é possível cursá-lo enquanto termina a educação básica.

Ele tem uma duração bem menor que a de um bacharelado na área, podendo ser concluído em um período de 18 a 24 meses (um ano e meio a dois anos). Durante esse período, o aluno irá aprender coisas necessárias para a prática básica da profissão. Por isso, algumas das disciplinas encontras nele costumam ser:

  • Bioquímica
  • Biossegurança
  • Atendimento ao Cliente
  • Saúde Coletiva
  • Primeiros Socorros
  • Ciências Moleculares
  • Química Geral
  • Genética
  • Química Analítica
  • Microbiologia Básica
  • Anatomia e Fisiologia Humana, entre outras

Contudo, é preciso destacar que essa grade curricular não é fixa e muda de instituição para instituição. Por esse motivo é sempre importante conferir diretamente no local onde você escolheu estudar para verificar se ele cobre todos os assuntos necessários.

Um outro detalhe sobre esse curso é que ele pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto na à distância, ou EAD. Essa última, inclusive, costuma ser mais barata e, com todos os avanços na área, ter a mesma qualidade.

Quais as diferenças entre o técnico e o bacharelado?

A principal diferença entre o curso técnico de Farmácia e um bacharelado na área é a duração. Enquanto o primeiro, como citamos anteriormente, dura no máximo dois anos, a segunda opção costuma exigir cinco anos de estudos.

Isso acontece porque o bacharelado é mais completo, até por ser de nível superior, e prepara os estudantes para atuar em áreas que necessitam de maior autonomia e liderança. Inclusive, essa é outra diferença bem marcante entre os dois cursos. O técnico forma profissionais que trabalharão sob as ordens e dando suporte ao farmacêutico.

O bacharelado ainda exige a apresentação de um TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, e a realização de estágios supervisionados, nos quais o graduando pode colocar em prática o que aprendeu em um ambiente controlado, para conseguir se formar.

Por fim, o curso de nível superior de Farmácia permite que o profissional curse alguma pós-graduação e assim, possa se especializar em alguma das inúmeras áreas dessa profissão. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher se tornar um profissional do curso técnico de Farmácia ou de um bacharelado.

Como é o mercado de trabalho e os salários para um profissional do curso técnico de Farmácia?

O mercado de trabalho para um profissional do curso técnico de Farmácia costuma ser um pouco mais restrito às funções de suporte, uma vez que ele não é capacitado para desempenhar as mesmas funções que um bacharel.

Essa, no entanto, é uma área onde é possível encontrar oportunidades de trabalho. Os salários também costumam ser mais baixos que os de alguém com diploma superior, ficando entre R$2.452,00 e R$4.120,09, sendo que esse é o teto salarial. Ou seja, a remuneração mais alta permitida.

É importante destacar que os salários não são fixos, pois ao contrário dos farmacêuticos, essa não é uma função regulamentada por conselhos. Logo, é possível encontrar postos com remuneração menor ou até maior que as citadas.

Após saber qual a área de atuação do profissional do curso técnico de Farmácia, que tal aprender um pouco mais sobre a graduação de nível superior na área? Então aproveite e confira os conteúdos que temos sobre ela e descubra tudo sobre essa carreira aqui na Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.