InícioGraduaçãoEnfermagemEm tempos de pandemia, qual a importância da faculdade de Enfermagem?

Em tempos de pandemia, qual a importância da faculdade de Enfermagem?

Atualmente, no mundo inteiro, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem correm contra o tempo para salvar milhões de vidas devido a Covid-19. Mas, diante de um cenário tão complicado quanto o atual, como ficam os estudantes dos cursos da saúde? Qual a importância, em meio a pandemia, da faculdade de Enfermagem?

A pandemia reforçou a importância dos profissionais de saúde. Por sua vez, os estudantes de Enfermagem não ficaram de braços cruzados. Aqui no Brasil, o papel deles têm sido fundamental no auxílio à medidas sanitárias de vacinação e cuidado.

Uma pandemia é a situação na qual uma doença infecciosa atinge, simultaneamente, muitas pessoas ao redor do mundo. Sua definição não passa, necessariamente, pelo grau de gravidade de uma doença. Mas pela capacidade de dispersão e abrangência no planeta.

Outros exemplos de pandemias são a “gripe espanhola”, de 1918, e a H1N1, de 2009. No caso do novo coronavírus, de 2019/2020, a letalidade é alta e, por se tratar de uma nova doença em escala global, seu tratamento exigiu esforços mundiais de combate. 

Diante de tamanha letalidade, medidas seguem necessárias no combate global ao novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o status de pandemia da doença quando o estágio de contaminação atingiu a todos os países.

E o papel da faculdade de Enfermagem?

O Brasil, por sua vez, precisou contar com o trabalho de centenas de médicos e enfermeiros, nos hospitais e postos de atendimento, como forma de atender aos infectados e evitar mais mortes. Porém, a demanda atual é tão alta que não faltam apenas leitos e recursos. Faltam, também, profissionais de saúde para que o país consiga dar conta.

Diante dessa situação, o governo brasileiro, em março de 2020, criou o projeto “O Brasil conta comigo” com o objetivo de agregar estudantes das áreas da saúde ao trabalho de combate à Covid-19. A ação governamental otimiza os serviços de saúde por meio de voluntariado.

Dessa forma, os estudantes praticam suas atividades de graduação, como o estágio curricular obrigatório, enquanto auxiliam o país no combate à doença. Assim, é possível ampliar a assistência à população em unidades de atendimento e emergências hospitalares.

A ação estratégica “O Brasil conta comigo” foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação e é regulada pela portaria nº 356. A mesma dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde (incluindo a Enfermagem) no combate à pandemia do Covid-19.

Porém, para que os mesmos possam ser voluntários, é necessário estar cursando o último ano de Enfermagem. Além disso, a carga horária será contada como estágio curricular obrigatório e poderá ser considerada para cursos de residência.

Essa estratégia é uma entre as contribuições da faculdade de Enfermagem no enfrentamento à pandemia. A formação de profissionais qualificados para atender à população e especializados nas mais diversas áreas da saúde é, possivelmente, sua principal contribuição.

A faculdade de Enfermagem é uma das mais procuradas no país

A faculdade de Enfermagem permite que seus estudantes sejam qualificados para enfrentar situações como a que vivenciamos atualmente. Apesar do desconhecimento inicial sobre a doença, as medidas sanitárias de enfrentamento são desempenhadas com louvor pelos enfermeiros do país.

Diante disso, há registros de um aumento da procura pela faculdade de Enfermagem no Brasil nos últimos anos. Além disso, a pandemia da Covid-19 tem demonstrado a necessidade desses profissionais no mercado de trabalho da saúde.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), houve um aumento de 11% nas buscas pela faculdade de Enfermagem no país.

Como funciona a faculdade de Enfermagem?

A faculdade de Enfermagem é do tipo bacharelado. Possui cinco anos de duração divididos em 10 semestres. Ao longo desses, o estudante realizará estágios supervisionados. Nesses, aprenderá sobre a função do enfermeiro nos locais de trabalho (hospitais, clínicas, postos de atendimento).

Ao final do curso, é exigido do aluno um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obtenção de grau de bacharel em Enfermagem.

Ao longo do curso, o graduando aprende sobre métodos de promoção, restabelecimento e manutenção da saúde (individual e coletiva) por meio do acompanhamento de pacientes. São anos de estudos que passam tanto pela parte prática quanto pela parte teórica da saúde e do papel do enfermeiro.

Nos anos iniciais, o estudante terá contato com disciplinas mais teóricas, a exemplo de Fisiologia, Imunologia e Anatomia. No decorrer do curso, são ministradas, também, disciplinas de Sociologia e Psicologia. Por fim,  há as etapas práticas em laboratórios e o atendimento a pacientes (nos últimos semestres).

Posso cursar Enfermagem na modalidade EAD?

Por fim, a faculdade de Enfermagem pode ser realizada tanto em modo presencial quanto na modalidade EAD (ensino à distância) Nesse caso, as atividades presenciais são oferecidas nas unidades físicas das faculdades.

O curso de Enfermagem é oferecido por muitas instituições de ensino superior brasileiras, entre elas a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. Portanto, é fundamental pesquisar bem sobre o melhor curso. 

É importante escolher uma instituição reconhecida pelo MEC e que ofereça disciplinas bem estruturadas, um corpo docente qualificado e mensalidades acessíveis (nas modalidades presencial e/ou a distância).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.