Enfermagem ou Medicina: quais as principais diferenças?

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing.Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: Foto de Thirdman no Pexels

Enfermagem ou Medicina? Descubra quais são as principais diferenças entre as duas áreas da saúde e onde estudar para se destacar no mercado. 

A escolha da graduação para quem tem interesse em trabalhar na área da saúde pode trazer diversas dúvidas no processo. O que geralmente ocorre é que o estudante percebe sua afinidade com as matérias de biologia e química e quer escolher uma graduação que mais combine com seus objetivos. 

Cursar enfermagem ou medicina está muito ligado à vontade de cuidar do outro, são profissões com uma enorme carga de doação. Além disso, são profissões bastante tradicionais, respeitadas e de fundamental importância para o mercado e a sociedade. 

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Na dúvida entre medicina ou enfermagem? Esse post é para você. Desenvolvemos esse conteúdo para te ajudar a entender a diferença entre as duas. 

Qual é a diferença entre Enfermagem e Medicina?

Apesar das profissões trabalharem juntas de forma geral, as funções executadas por cada profissional são bem distintas. Todavia, os enfermeiros são imprescindíveis para o funcionamento de qualquer instituição de saúde, da mais simples às mais complexas. 

Enquanto isso, o médico é um profissional formado para diagnosticar doenças e para a indicação do tratamento mais adequado para recuperação do paciente. O enfermeiro é o profissional responsável por acompanhar o tratamento, e lida diretamente com as necessidades do paciente. 

Vai fazer vestibular para Medicina, mas já é quase formado por Grey’s Anatomy?

Descubra qual médico da série mais combina com o seu perfil

No que se refere a tempo de curso e rotina de estudos, temos a principal diferença entre os cursos. O aluno de enfermagem tem aulas de meio período, e em média a graduação dura de 4 a 5 anos. Já para quem pretende fazer medicina as aulas são em período integral e o curso leva pelo menos 6 anos. 

Outro fator que o vestibulando precisa considerar ao escolher a graduação de medicina é que é o curso mais concorrido do vestibular. Além de ser o que possui as mensalidades mais caras. Enfermagem, por outro lado, é um curso mais acessível. 

Quais as atividades do Médico e do enfermeiro?

Como falamos anteriormente, as funções têm bastante diferença. Um dos pontos positivos em comum das duas profissões é alta taxa de empregabilidade, não faltam vagas para profissionais de saúde. 

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Segundo o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), os empregos no setor de Saúde Suplementar seguem em crescimento. 

Para te ajudar listamos as principais atividades que envolvem o dia a dia das duas áreas. 

Atividades da rotina do(a) Enfermeiro(a) 

Como toda ocupação existe uma hierarquia, aqui vamos tratar de forma geral tanto o bacharel como a licenciatura em enfermagem. 

Quer garantir sua vaga na faculdade de Medicina?

 

Confira esse ebook com todas as dicas para você ser aprovado

  • Planejar a programação de saúde, elaboração de planos assistenciais;
  • Preparar os pacientes para atendimento Médico;
  • Prestar primeiros socorros, avaliação de feridas e triagem de pacientes;
  • Prestar cuidados de higiene, conforto e alimentação, atendimento familiar;
  • Supervisionar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • Manter os prontuários médicos atualizados;
  • Preparar instrumentos e auxiliar a equipe técnica em procedimentos como intubação, desfibrilação, aspiração e monitoramento cardíaco.

Atividades da rotina do(a) Médico(a) 

Assim como a graduação de enfermagem, o curso de medicina possui uma extensa gama de atividades e especializações, sendo assim aqui também vamos tratar de forma geral. 

  • Realizar diagnóstico;
  • Prescrever exames;
  • Responsável por determinar o tratamento com indicação de períodos de uso dos medicamentos;
  • Atuar em programas de esclarecimento e prevenção de doenças;
  • Realizar cirurgias.

Quanto ganha um médico e quanto ganha um enfermeiro? 

Em resumo, dentre tantas esferas profissionais a de saúde tem posição de destaque sem dúvidas. Pois, nos últimos tempos houve uma evolução nos cargos e categorias de especializações para essas áreas, não se atentando apenas ao gerenciamento hospitalar, mas como uma nova área o home care. 

O mercado de trabalho para enfermagem está em alta devido à demanda por profissionais de saúde. De acordo com Site Nacional de Empregos (Sine), a média salarial do enfermeiro varia de R $2.008,00 à R$5.058,00, dependendo da área e das experiências. 

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Sendo o mesmo estudo, a média salarial de um médico no início de carreira varia entre R $4.820 e R $8.147, em média. Também dependendo muito da área e das experiências, quanto mais experiência melhor remunerado. 

Como escolher a melhor faculdade para sua graduação?

Independente do curso escolhido, o estudante precisa também pensar sobre como escolher sua faculdade. Dessa forma para ingressar no curso superior de enfermagem e medicina é fundamental elencar as melhores opções de ensino. 

Porém, em meio a tantas opções, fica difícil escolher a melhor faculdade. Essa escolha é fundamental para o sucesso da sua formação profissional, elencamos alguns critérios para te ajudar no processo. 

Você já tem um plano de estudos para passar no vestibular de Medicina?

 

Preparamos um guia completo para te ajudar a realizar este sonho

 

  • Avaliação do Ministério da Educação (MEC);
  • Avaliação da grade curricular;
  • Avaliação da infra estrutura;
  • Reputação;
  • Empregabilidade;
  • Valor da mensalidade.

Quais as modalidades de estudo de Medicina e Enfermagem?

De acordo com o site Quero Bolsa, o curso de enfermagem chegou a atingir 450 mil buscas em 2018. Em interesse o curso de enfermagem fica atrás apenas de direito, no que se refere à procura pelos estudantes. 

Escolhi o curso, selecionei as faculdades do meu interesse, mas qual a melhor metodologia de ensino para mim? Existem diversas opções de qualidade no ensino particular brasileiro, elencamos como funciona os dois cursos abaixo. 

A graduação de enfermagem é disponível nas modalidades presencial e semipresencial, e Enfermagem a distância (EaD). Essa opção é oferecida por algumas poucas universidades autorizadas pelo Ministério de Educação (MEC).

Vai prestar vestibular para Medicina?

 

Preparamos um quiz para você descobrir qual área combina mais com você

Mesmo com as facilidade EAD as faculdades que oferecem essas modalidade possuem diversas aulas práticas. Em sua grade curricular adaptaram a metodologia de ensino

Desta forma não há nenhum prejuízo ao estudante. Portanto, é uma opção bastante viável para quem quer evitar deslocamento, e economizar com transporte. 

Já para o curso de Medicina o Ministério de Educação (MEC) não autoriza curso de medicina a distância devido à alta complexidade da graduação. Então os alunos que estão interessados na graduação de medicina devem optar pela graduação presencial.

Seu sonho é passar no vestibular de Medicina?

 

Baixe o conteúdo especial que nós produzimos e garanta sua aprovação

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.