InícioGraduaçãoEngenharia CivilEngenharia Civil: mercado de trabalho está saturado?

Engenharia Civil: mercado de trabalho está saturado?

O curso de Engenharia Civil teve início no Brasil em 1874 e a profissão foi regulamentada pela primeira vez em 1933. Então, a graduação conta com um longo histórico de atuação no Brasil.  Além disso, é uma das faculdades mais tradicionais do país. 

Vale ressaltar que o ramo de Engenharia Civil é responsável por planejar, projetar, executar e  a gestão de obras e empreendimentos. Dessa forma, cabe ao profissional da área criação de edifícios, pontes, túneis, casas, usinas geradoras de energia, indústrias e todos os outros tipos de estrutura.

Sendo assim, você já pode imaginar a importância do profissional da área para manutenção da sociedade. Então, sem o engenheiro civil as cidades não teriam prédios, fábricas e até mesmo áreas de lazer fechadas. 

Por conta disso, muitos estudantes apostam em ingressar no curso de Engenharia Civil para conseguir uma carreira de sucesso. Contudo, com todo o prestígio da graduação e a procura dos alunos pelo curso tornou a área obsoleta?  

Então, para você poder tirar essa dúvida, a Voomp vai discutir todos os pontos do mercado de trabalho em Engenharia Civil. Dessa forma, você vai descobrir se a área está obsoleta ou se ainda é um bom negócio apostar na graduação de Engenharia Civil.

O que é Engenharia Civil?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é Engenharia Civil. Além do papel do profissional no mercado de trabalho. Além dos setores que a pessoa formada na área pode trabalhar. 

Como dito anteriormente, o engenheiro civil é responsável por  projetar, gerenciar e fiscalizar uma obra. Por isso, é preciso que o profissional saiba analisar dados, comparar projetos e identificar inconsistências. Além disso, precisa considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e garantir a solidez de seus projetos.

Dessa forma, é responsabilidade do engenheiro viabilizar a construção. Ainda cabe ao profissional se preocupar com os materiais utilizados na obra, o tempo de execução e a segurança do projeto.

Por conta disso, a área de Engenharia Civil conta com muitas oportunidades para o profissional especializado. Sendo assim, o engenheiro civil pode atuar em diversos setores. Como, por exemplo, construção civil, estradas, transportes e geotecnia. Além de encontrar oportunidades na área de materiais de construção e saneamento básico. 

Como está a área de Engenharia Civil?

Como dito anteriormente, a área de Engenharia Civil é uma das mais prestigiadas e tradicionais do país. Dessa forma, contam com um número elevado de estudantes de graduação e com diversos profissionais aptos a trabalhar no setor.  

Dados divulgados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apontam que o Brasil conta com 368.930 engenheiros civis graduados e com registro profissional ativo. 

Então, o número alto de profissionais especializados na área pode assustar e te fazer pensar que a área está saturada. Contudo, é preciso ter calma antes de atestar isso com toda certeza para área de engenharia civil. 

A verdade é que apesar do setor contar com números inflados de profissionais aptos a trabalhar no país, também conta com um setor aquecido. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o setor da construção civil liderou o ranking de contratações em 2020. 

Além disso, o setor ainda fechou o último ano com saldo positivo de 112.174 contratações. Ainda conforme dados do Caged, a construção civil contratou 1.570.835 trabalhadores e demitiu 1.458.661. Dessa forma, o total de trabalhadores que atuam no setor atualmente é de 2.279.099. Vale ressaltar que os números divulgados pelo Ministério da Economia só contam os empregos formais, ou seja, é preciso ter carteira de trabalho assinada para entrar na estatística. 

Então, se o setor de construção civil está aquecido, os engenheiros civis são profissionais que estão sendo requisitados na área. Já que são responsáveis por toda organização e gestão das obras. Por isso, se você sonha em trabalhar na área, saiba que  o mercado conta com oportunidade para profissionais qualificados. 

O que fazer para se destacar na área de Engenharia Civil?

Como você já percebeu, a área de engenharia civil conta com muitos profissionais aptos a trabalhar no país. Por isso, para se destacar no mercado de trabalho é preciso contar com  inovar e ter criatividade. Além disso, é essencial ser talentoso para evidenciar sua eficiência no mercado de trabalho. 

Dessa forma, o primeiro passo para conseguir sucesso na área é investir em uma boa graduação no ensino superior.  Por isso, na hora de escolher uma graduação, é preciso prezar por uma instituição de ensino com renome no mercado e uma boa metodologia de ensino. Além disso, a faculdade precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), caso contrário seu futuro diploma não terá validade. 

Então, duas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e contam com o curso de Engenharia Civil, são a Faculdade Anhanguera e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).  Dessa forma, as faculdades oferecem a graduação no modelo bacharelado, com as mensalidades entre R$399 e R$499.

Além disso, o profissional de engenharia civil precisa focar em tecnologia e inovação. Por isso, é importante conhecer os softwares para Engenharia Civil que são mais usados no mercado. Então, é importante saber manipular esses programas para se destacar no setor.

Por isso, também é importante acompanhar as tendências do mercado e sempre buscar se atualizar no setor. Então, após a faculdade, é importante continuar estudando os assuntos da área de engenharia civil. Seja através de cursos livres ou pós-graduação. Como, por exemplo, mestrado ou doutorado. 

Por último, é essencial formar uma rede forte de networking desde a graduação de Engenharia Civil. Em um mercado de trabalho concorrido, é importante conhecer as pessoas certas para ter acesso às melhores oportunidades profissionais.

Afinal, o setor está saturado?

O que é possível afirmar sobre a área de Engenharia Civil é que é muito procurado por estudantes universitários. Além disso, contam com muitos profissionais especializados exercendo a função no país. 

Contudo, o mercado de trabalho segue aquecido e com boas oportunidades para profissionais especializados. Por isso, invista na sua educação, sempre se mantenha atualizado sobre o setor e busque o máximo de experiência possível. Então, uma dica essencial para o período da faculdade é buscar estágios no setor. Além de se envolver nos projetos da instituição de ensino. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.