InícioGraduaçãoEngenhariaEngenharia de Produção: Administração e Engenharia

Engenharia de Produção: Administração e Engenharia

Você sabe que existe um curso universitário que engloba as melhores características das áreas de engenharia e administração? Então, saiba que essa graduação multidisciplinar é a de Engenharia de Produção. 

Sendo assim, o profissional formado no curso de Engenharia de Produção é responsável pela eficiência dos processos produtivos de um negócio. Além  disso, cabe ao engenheiro de produção encontrar as melhores formas para baixar os custos de produção de uma empresa ou indústria.

Então, ficou curioso para conhecer melhor esse curso universitário? Se a resposta for sim, esse artigo vai te ajudar nessa jornada. Nós reunimos tudo que você precisa saber sobre a graduação de  Engenharia de Produção. Além disso, também terá a oportunidade de conhecer melhor as disciplinas ministradas durante o curso universitário na área. 

Por isso, continue lendo o artigo e descubra se o curso de Engenharia de Produção é o perfeito para você! 

O que é Engenharia de Produção? 

Então, para dar início ao artigo sobre Engenharia de Produção é preciso esclarecer o que é essa área e quais os principais objetivos do setor. Sendo assim, essa área da engenharia é responsável por estudar sobre os melhores métodos para implementação de sistemas de produção em empresas ou indústria.

Desta forma, cabe ao setor encontrar as melhores formas de uso de  materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos nas linhas de produção de fábricas ou negócios. 

Além disso, vale destacar que a Engenharia de Produção surgiu através de uma variação da área da Engenharia Mecânica. Desta forma, a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) explica que compete a esse setor da engenharia a produção do projeto, a implantação e a operação. Além de todas as melhorias e a manutenções necessárias nos  de sistemas produtivos das empresas. 

Dessa forma, ainda é responsabilidade do engenheiro de produção entender, prever e avaliar os resultados obtidos por meio dos sistemas de produção. Como, por exemplo, o impacto na sociedade e no meio ambiente.

Por isso, entre as competências que o profissional formado em Engenharia de Produção precisa dominar estão conteúdos sobre matemática, física, ciências humanas e sociais. Além disso, ainda cabe ao engenheiro de produção entender sobre os métodos de análise e projeção da engenharia. 

Então, o setor de Engenharia de Produção  tem como principais objetivos projetar produtos e viabilizar o uso deles.  A área ainda é responsável por projetar sistemas produtivos, viabilizar esses sistemas, planejar a produção e gestão desses itens. 

Curso de Engenharia de Produção

Então, como acontece em todos os cursos na área de engenharia, a graduação de Engenharia de Produção é no formato bacharelado. Por isso, conta com 10 semestres de duração. Dessa forma, são necessários cinco anos para completar a formação acadêmica. 

Além disso, a graduação na área também começa com uma grade curricular comum aos demais cursos de engenharia. Então, durante os primeiros semestres da graduação, o estudante tem contato com materiais das áreas de Ciências Exatas e da Computação. Como, por exemplo, cálculo e Economia. 

Contudo, com a passagem do tempo, os conteúdos ministrados durante as aulas vão se aprofundando no setor de Engenharia de Produção e na atuação do profissional no mercado de trabalho. Então, o estudante tem contato com disciplinas sobre Controle de Produção, Logística e Suprimentos. 

A graduação de Engenharia de Produção ainda conta com dois requisitos essenciais para os estudantes completarem a formação acadêmica na área. Sendo assim, as instituições de ensino colocam a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como obrigatório item obrigatório para o aluno receber o diploma. Além disso, é preciso que o bacharel na área de Engenharia de Produção faça estágio monitorado durante a formação acadêmica. 

Além disso, as instituições de ensino oferecem o curso tanto nos formatos de ensino presencial, semipresencial ou a distância (EAD). Dessa forma, vale lembrar que o Ministério da Educação (MEC) autoriza as três formas de ensino e os métodos têm a mesma validade. 

Desta forma, cabe ao estudante universitário escolher o formato que mais agrada e combina com sua rotina de estudo. Por isso, é essencial pesquisar sobre os diferentes métodos de ensino e os benefícios de cada um deles. Além disso, é essencial descobrir qual formato de ensino sua faculdade preferida oferece aos estudantes. 

Qual a grade curricular do curso de Engenharia de Produção?

Como dito anteriormente, a graduação de Engenharia de Produção conta com uma grade generalista e divide-se em dois setores principais. Dessa forma, os estudantes da área recebem conteúdos gerais e também mais focados na área de atuação do profissional de Engenharia de Produção

Por isso, se você quer conhecer melhor a graduação, é importante saber qual a grade curricular do curso. Sendo assim, confira todas as disciplinas ministradas durante a formação na faculdade Pitagoras.

Administração E Economia Para Engenheiros

Algoritmos E Lógica De Programação

Atividades Complementares

Cálculo Diferencial E Integral

Cálculo Diferencial E Integral 

Cálculo Diferencial E Integral 

Desenho Técnico Projetivo

Desenvolvimento De Produto

Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias

Cultura Digital

Desenvolvimento De Carreira

Design Thinking

Empreendedorismo

Empregabilidade

Marketing Digital

Mindset Ágil

Projeto De Vida

Responsabilidade Social

Empreendedorismo E Inovação

Engenharia De Métodos

Engenharia Econômica

Engenharia, Ciência E Tecnologia

Ergonomia

Est. Cur. Engenharia

Fenômenos De Transporte

Física Geral E Experimental – Energia

Física Geral E Experimental – Mecânica

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Gerenciamento E Controle De Qualidade

Gestão Da Produção E Manutenção

Gestão De Operações E Serviços

Gestão De Projetos

Gestão De Recursos Naturais E Energéticos

Gestão Do Conhecimento E Da Tecnologia Da Informação

Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente

Logística Empresarial

Métodos Estocásticos

Métodos Matemáticos

Metrologia E Controle Geométrico

Optativa I

Optativa Ii

Pesquisa Operacional – Programação Matemática

Pesquisa Operacional – Simulação

Planejamento Estratégico

Planejamento, Programação E Controle De Produção

Princípios De Eletricidade E Magnetismo

Processos De Fabricação

Projeto De Fábrica E Instalações Industriais

Química E Ciência Dos Materiais

Resistência Dos Materiais

Sociedade Brasileira E Cidadania

Conclusão

Então, gostou de conhecer melhor a graduação de Engenharia de Produção? Se interessou por ingressar no curso universitário? Enfim, espero que o artigo tenha contribuído com a sua decisão e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.