Entenda a função do profissional de Marketing Digital

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Image from Pixabay

Atualmente, o Marketing Digital é uma das principais formas de comunicação adotadas por empresas e marcas. E, ao contrário do que muitos pensam, essa nova vertente do Marketing vai muito além da promoção de um determinado produto ou serviço no meio virtual.

Mas, você sabe qual a função atribuída a um profissional de Marketing Digital? Continue a leitura para entender tudo sobre essa profissão promissora.

Qual a importância do Marketing Digital?

Junto aos avanços tecnológicos, o Marketing Digital é uma solução encontrada para que a comunicação de uma empresa com seu público seja mais eficiente. 

Considera-se que, esse novo tipo de Marketing é uma tendência que têm trazido grandes resultados para diferentes setores da economia, não só em relação ao retorno financeiro, mas também em relação à adesão do público a uma marca. 

Por isso, o objetivo principal do Marketing Digital é estabelecer estratégias de comunicação que promovam o engajamento do público, com a possibilidade de atingir um alcance global. 

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Assim como falamos acima, o profissional de Marketing Digital tem a missão de definir estratégias e planejar a comunicação de uma empresa com seu público, com ações feitas na internet. No entanto, essa profissão é bem mais complexa do que você está imaginando e envolve diversas atividades, como:

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um dos primeiros passos a serem dados por um profissional de Marketing Digital.

Além de analisar o perfil do público de uma empresa, o profissional também é responsável por planejar a melhor forma de comunicação para as redes de relacionamento digital. Isto é, o planejamento estratégico é o ponto inicial para definir como uma marca se comporta na internet. 

A partir daí, define-se quais são os objetivos das diferentes ações de comunicação feitas no meio virtual.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma das atividades relacionadas aos profissionais de Marketing Digital. 

Após definir um planejamento, a produção de posts, peças gráficas, blogs e outros se torna uma maneira de aplicar as estratégias definidas para a comunicação de uma empresa e alimentar sua presença no meio digital. 

Por que é tão importante produzir conteúdo? Se no meio digital o que te torna relevante é a forma que você se relaciona com o público, a produção de conteúdo é o caminho mais viável para você reforçar sua marca e criar uma identificação com seus seguidores. 

Gerenciamento de mídias sociais

O gerenciamento de mídias sociais pode ser considerado uma das principais atividades atribuídas aos profissionais de Marketing Digital.

A gestão de mídias envolve desde a produção de conteúdo, até o relacionamento com o público no meio virtual, por meio do monitoramento de comentários, resolução de dúvidas e atendimento especializado ao cliente.

Desenvolvimento de sites

O desenvolvimento de sites também é uma das funções que podem ser atribuídas aos profissionais de Marketing Digital. 

Dessa forma, a responsabilidade está sempre ligada ao planejamento estratégico da comunicação e à produção de conteúdo exclusiva para uma determinada empresa, sempre pensando na promoção da marca, serviço ou produto e sua consequente afirmação do mercado digital.

Planejamento de campanhas

Com certeza você já deve ter visto diversos anúncios na internet, seja nas ferramentas de pesquisa, no YouTube e até mesmo no Instagram, Facebook ou Twitter. 

Esses anúncios são estratégias adotadas por profissionais de comunicação. O objetivo é otimizar os resultados de uma marca ou empresa. Por isso, o planejamento de campanhas pode ser uma das funções do profissional de Marketing Digital.

Análise de resultados

Para entender a importância do Marketing Digital, é sempre importante pensarmos nos resultados. Pensando nisso, essa função é responsável pela análise de métricas e retornos de uma empresa. 

Esses resultados podem mensurar tanto a interação entre o público e a marca, quanto as conversões em vendas alcançadas através de uma determinada ação ou campanha. Além disso, através de uma análise bem feita de dados, é possível dimensionar falhas nas ações. A partir disso, podemos propor novas estratégias de comunicação.

Portanto, o caráter analítico do profissional de Marketing Digital é muito importante para fortalecer a comunicação na internet e garantir a consolidação de uma marca. 

Qual é o mercado de trabalho para profissionais de Marketing Digital?

As possibilidades de atuação são muitas. As principais oportunidades estão nas agências de comunicação ou especializadas em marketing digital. 

Por outro lado, é possível atuar de forma autônoma ou em empresas que já buscam ter uma estrutura própria no setor de marketing.

Quanto ganha um especialista em Marketing Digital?

A média salarial varia conforme os cargos atribuídos ao profissional de Marketing Digital. É muito comum as empresas subdividirem essa área entre as diferentes atividades citadas acima. 

Porém, conforme o site Vagas, a média salarial de um especialista em Marketing Digital é de R$ 5.072,00.

Além disso, é válido pensarmos que essa profissão ainda é recente e o mercado tende a se expandir nos próximos anos. Sendo assim, a tendência é surgir novas oportunidades de trabalho e, como consequência, maior estabilidade do setor.

Como se especializar em Marketing Digital?

É válido ressaltar que essa profissão abrange profissionais de diversas áreas da comunicação, como Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Comunicação Social ou Marketing. 

Porém, se você busca iniciar sua carreira como especialista em Marketing Digital, é possível garantir uma graduação na área, pois algumas faculdades já disponibilizam cursos focados nesse setor. 

A formação no ensino superior é do tipo bacharelado ou tecnólogo. Além disso, os cursos de pós-graduação em Marketing Digital também podem ser uma opção para você que já é formado na área de comunicação.

Qual é o futuro da profissão?

Como é uma área relativamente nova da comunicação, o Marketing Digital ainda está em ascensão no mercado. Assim como outras profissões que envolvem o desenvolvimento tecnológico e a internet, o potencial de expansão é muito elevado.

O futuro da profissão está na inserção dos profissionais de Marketing Digital em diversos setores da economia. A missão é otimizar o relacionamento das empresas com seus respectivos públicos, com auxílio das ferramentas advindas da internet. 

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo. Fique por dentro de novos conteúdos relacionados ao Marketing Digital em nosso portal Hora da Facul

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 3.3 / 5. Contagem: 3

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.