InícioDicasEstágioEntrevista de estágio: saiba como se destacar

Entrevista de estágio: saiba como se destacar

A entrevista de estágio é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Portanto, você precisa de algumas aptidões e qualidades para se destacar. E, assim, chamar a atenção do responsável pela sua seleção.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre estágio, a entrevista, bem como as principais dicas de como se sair bem nesta nova fase.

O que é estágio?

É a prática de aprender com supervisão que, portanto, tem o amparo da Lei 11.788/08 (Lei do Estágio). Ou seja, não é considerado trabalho e não há vínculo de emprego e é necessária uma entrevista de estágio para ter início.

A duração, contudo, tem limite de 2 anos e visa passar ao estudante uma vivência da profissão na rotina da empresa. Sendo assim, é formalizada por um Termo de Compromisso de Estágio. Se apresenta de duas formas:

  • Obrigatório – incluído na carga horária da graduação;
  • Não obrigatório – opcional, realizado a fim de agregar conhecimento.

Quem pode fazer estágio?

Alunos do curso de graduação, ensino profissional ou médio, com idade superior a 16 anos e que tenham RG e CPF. Do mesmo modo, alunos do ensino fundamental que estão nos anos finais do programa EJA.

Como o foco do artigo é, portanto, a graduação, você deve saber que as opções de estágio estão disponíveis a partir do primeiro ano do curso. Apesar disso, muitos alunos optam pelo ingresso nos anos finais.

Os direitos do estágio

Veja os principais direitos do estagiário:

  • Seguro contra acidentes pessoais;
  • Caso queira, contribuição para a Previdência Social;
  • Sair mais cedo no dia de prova ou dias anteriores a mesma.

É importante saber essas leis, bem como usá-las a seu favor. Isso porque o seu estágio não pode atrapalhar o seu rendimento na faculdade.

Qual a carga horária do estágio?

O estagiário deve cumprir 30 horas por semana, 6 horas diárias. Por isso, não é permitido hora extra. Tem direito a férias por 30 dias com bolsa, porém sem um terço de bônus obrigatório como no modelo CLT.

Entrevista de estágio: o que você precisa saber

O primeiro passo, por sua vez, é estudar a atividade principal da empresa que o convidou para a entrevista de estágio. Compreenda a visão, missão e valores, além de entender o perfil do profissional buscado e verifique se você atende aos requesitos.

Confira 6 dicas importantes para a sua entrevista:

  • Programe-se – verifique o endereço e chegue antes do horário;
  • Fuja dos clichês – inove nas suas respostas sobre você;
  • Pesquise – saiba tudo sobre a empresa;
  • Estude – suas respostas devem passar personalidade e segurança;
  • Valorize sua experiência – mostre o que fez em sala de aula;
  • Pergunte – tire dúvidas sobre a empresa e mostre interesse.

Seja você mesmo, porém, vá preparado.

A avaliação em uma entrevista de estágio

As empresas de grande porte, por sua vez, prestam atenção aos detalhes nesse tipo de avaliação. Ou seja, você é avaliado desde que chega ao local.

Foque em ser pontual e organizado, por exemplo, atributos que o avaliador irá observar logo que o receber para o processo. Isso já refletirá muito da sua forma de agir.

Os 5 comportamentos observados na entrevista de estágio

São vários os comportamentos avaliados no processo seletivo. Listaremos os 5 principais.

1. Desenvolver comunicação não violenta e eficiente

O principal é, por sua vez, demonstrar empatia e segurança na hora de se apresentar. Isso porque a capacidade de se comunicar é primordial em qualquer etapa do processo. Nesse momento, os recrutadores verificam como você se sai em dadas situações.

Demonstre interesse pelo mercado e disposição para aprender mais. Assim sendo, tenha cuidado para não responder de forma grosseira ou com rispidez.

2. Apresentar boa articulação e oratória na entrevista de estágio

Seja coerente e claro, passe sua mensagem. Mostre ao recrutador que você domina a oratória e sabe do que está falando. Respeitando, por fim, o seu momento de fala e de quem o está entrevistando.

4. Ter objetivos claros em mente

Se apresentar, por sua vez, sem um objetivo claro, remete à falta de preocupação com o seu futuro. Assim, é preciso que você saiba onde quer chegar com essa profissão e que está disposto a sair da sua zona de conforto, se necessário.

5. Estar atento à sua postura como potencial profissional do local

Sua postura na entrevista de estágio fala muito sobre você e sua forma de agir. Então, procure saber como é a postura dos profissionais da empresa, seu dia-a-dia e as principais qualidades. Por fim, evite gírias e utilize bom português.

Elimine hábitos de nervosismo na entrevista de estágio

O nervosismo, por sua vez, atrapalha toda a sua forma de crescer. Veja uma lista dos comportamentos que você deve evitar na sua entrevista:

  • Olhar sempre para baixo;
  • Roer as unhas;
  • Morder a ponta da caneta;
  • Mexer de forma excessiva no celular.

Esses são alguns exemplos, por fim, dos comportamentos que devem ser evitados em uma entrevista de estágio.

Entrevista de estágio: oportunidades a serem analisadas

As oportunidades no mercado, portanto, são diversas. Mas, é importante que você saiba em qual empresa quer trabalhar. Assim, considere seu perfil como profissional e veja se ele se enquadra nos requisitos da organização onde você realiza sua entrevista de estágio.

Outro ponto importante é conferir se a instituição escolhida irá agregar saber e se possui plano de carreira. É importante se manter motivado todos os dias. Ou seja, algo que o faça crescer de forma pessoal sempre, além de somar valor ao seu trabalho e à empresa.

A importância do estágio na sua formação

O estágio, por sua vez, o prepara para todos os desafios da profissão. Então, opte por fazer parte de um programa de estágio mesmo que não seja obrigatório para o seu curso. As principais vantagens com essa experiência são:

  • Aprender a rotina de diferentes segmentos da sua área de atuação;
  • Experiência na profissão, realizada com supervisão;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Criação de rede de networking;
  • Chance de contratação.

A valorização do currículo, por fim, é o que vai mostrar o que o torna especial no mercado de trabalho. Se dedique nesse processo e aprimore o seu saber para a entrevista de estágio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.