Faculdade de Administração: conheça os 6 maiores desafios

Marina Costa
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Fotógrafo: Kampus Production

Pensa em fazer faculdade de Administração? Sem dúvidas, este é um dos cursos mais procurados pelos jovens recém-formados no ensino médio. E de fato, a faculdade de Administração é incrível, com grandes possibilidades de atuação e oportunidades.

Mas, como você deve saber, a faculdade de Administração exige dedicação e esforço, assim como qualquer outra graduação. E, além disso, existem alguns desafios que são próprios dessa graduação

Pensando em te ajudar a entender quais são estes desafios, nós preparamos este artigo com o panorama completo sobre os principais desafios enfrentados na faculdade de Administração. Continue a leitura e saia na frente.

6 desafios enfrentados na faculdade de Administração 

Para assumir um papel de protagonista nos estudos, a primeira coisa é entender os desafios que irá enfrentar durante a graduação.  Mas, não pense em desistir da faculdade de Administração devido aos desafios. Afinal, o que seria da vida sem uns bons percalços? Além disso, todo curso possui seus contratempos. 

Portanto, você pode usar estes desafios para crescer e se desenvolver para ter uma carreira brilhante. Pode ter certeza que valera a pena, pois, passar por estes desafios tornará você um administrador de destaque e preparado para o mercado. 

Disciplinas de cálculos 

Mesmo sendo considerado um curso de humanas, disciplinas de cálculo como Matemática Financeira, Estatística, e Contabilidade são inevitáveis na faculdade de Administração. E, certamente, são um dos motivos de grandes receios por parte dos estudantes. 

Portanto, se você está no ensino médio, ou no cursinho, e pensa em fazer faculdade de Administração, é bom encarar esse fato logo e se preparar para essas disciplinas. Uma dica é estudar bem a matemática básica, que é o requisito primordial para aprender todas as matérias de cálculo. 

Bilinguismo e multilinguismo

O curso de Administração é bastante amplo, e existem muitos estudantes que se formam na faculdade. Porém, nem todos se destacam na área e conseguem boas oportunidades. Pois, os que possuem mais evidência são os alunos que possuem fluência em inglês e espanhol, e em outras línguas. 

Ou seja, um dos desafios do estudante do curso de Administração, é aprender o inglês e outras línguas, de modo a garantir uma carreira sólida no mercado de trabalho. Foi o tempo em que inglês era um diferencial, hoje é essencial. 

Logo, cada vez mais as empresas estão exigindo outras línguas além do inglês e espanhol. Nesse sentido, aprender uma ou mais línguas estrangeiras tornou-se algo imprescindível para todo estudante.

Aprender habilidades além do que é ensinado na faculdade de Administração

Como supracitado, o curso de Administração é bastante amplo. Portanto, a grade curricular contempla diversas disciplinas importantes para formação acadêmica de um administrador. 

Mas, hoje em dia, o mercado administrativo foca nas novas necessidades que auxiliem a sociedade de forma íntegra. Isso ocorre porque a concorrência no mercado é bastante significativa. Logo, as empresas, além de buscarem os melhores gestores para preencherem uma vaga, continuam inovando e desenvolvendo novos produtos e serviços para satisfazer seus consumidores

Sendo assim, o aluno deve buscar também aprender habilidades práticas, principalmente em gestão e inovação, que fazem parte de perfis bastante requisitados no mercado. 

Para isso, durante a graduação o aluno deve encarar o desafio de estudar, fazer cursos livres, seminários, etc. Essa atitude a irá desenvolver habilidades que o farão avançar em sua carreira. Certamente ganhará muito com isso. 

Enfrentar o projeto Empresas Júnior 

Durante a faculdade de Administração, existem projetos como a Empresa Júnior, que é uma associação sem fins lucrativos, formada exclusivamente por alunos das instituições de ensino superior. Logo, os alunos realizam estudos para empresas e organizações da sociedade em geral em suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores.

Certamente, este é um dos principais desafios a ser enfrentado pelos estudantes do curso de Administração. No mais, o intuito da Empresa Júnior é trazer relevância em suas propostas curriculares, atendendo à necessidade de formar gestores que contribuam para a competitividade nas empresas.

Estágio supervisionado 

Eis outro desafio: o Estágio Supervisionado em Administração. Essa é uma disciplina que faz parte da grade curricular do curso, e visa fornecer experiência prática, complementação do aprendizado e aperfeiçoamento técnico aos alunos. Cada faculdade possui diretrizes de aplicação do estágio. Mas, geralmente, pode ser bastante desafiador para o aluno. 

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Em qualquer graduação, o TCC é um grande desafio, e claro, não diferiria para os estudantes do curso de Administração. Afinal, escolher um tema,  planejar toda estrutura de argumentos, pesquisar, fazer um estudo aprofundado e defender uma ideia é algo realmente desafiador.  

Uma dica importante é escolher um tema em que você se identifica, sempre trazendo boas referências e ideias inovadoras. 

Vale a pena fazer faculdade de Administração?

Essa é uma pergunta que muitos estudantes fazem constantemente: “vale a pena fazer o curso de Administração?

A resposta é: depende! O que acontece é que muitos alunos que saem do ensino médio não têm ideia de qual faculdade fazer, e acabam indo para o curso de Administração. Porém, é esse não é um caminho muito inteligente, é importante escolher uma graduação por afinidade e gostos pessoais. Afinal, uma faculdade é um investimento.

Como vimos, nós já apresentamos os desafios que você encontrará na faculdade de Administração. Agora, é importante que você pense bastante sobre sua escolha. 

Para te ajudar com isso, vamos destacar alguns principais motivos pelos quais você deve fazer faculdade de Administração:

  • Por ser um curso amplo, você poderá atuar em empresas de todos os segmentos;
  • Você aprenderá sobre sistemas empresariais e poderá aplicar abrindo sua própria empresa;
  • Permite que você se aprofunde no mundo empresarial;
  • É uma qualificação válida que lhe permite participar em concursos públicos e atuar na Administração Pública;
  • É umas das gradações mais solicitadas no mercado do trabalho;
  • Oferece grandes possibilidade de carreira em diversos setores públicos e privados.

Certamente, você conheceu os desafios da faculdade de Administração e algumas vantagens de fazer essa graduação. E de fato, essas considerações são super válidas. Mas, em qualquer caso, antes de escolher uma graduação, é importante analisar bem o que é melhor para seus objetivos de carreira profissional.

Se este conteúdo te ajudou a pensar bem, poderá gostar também desses artigos:

Confira algumas dicas essenciais para faturar mais fazendo Administração

Administração x Marketing: qual carreira seguir?

Matérias da faculdade de Administração

Veja quais são as 8 qualidades de um bom administrador

 

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.2 / 5. Contagem: 5

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.