InícioDicasFormação acadêmicaFaculdade de Arquitetura e Urbanismo: 8 livros essenciais para o estudante

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: 8 livros essenciais para o estudante

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é uma área que envolve estudos das ciências exatas e humanas. Estar atento à literatura da profissão é fundamental para o sucesso.

Pensando nisso, a Voomp reuniu 8 livros voltados para Arquitetura e Urbanismo que vão te ajudar a mergulhar no assunto antes e durante a graduação.

Igualmente, serão grandes aliados após sua formação, uma vez que o mercado de trabalho está em constante evolução e exige, cada vez mais, profissionais completos.

Arte de Projetar em Arquitetura – Ernst Neufert 

Escrito pelo alemão Ernst Neufer, o manual de construção mundialmente conhecido reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo.

O livro exemplifica dados como a profundidade mínima de um guarda-roupa, o tamanho padrão de uma garagem, o espaço que mesas e cadeiras ocupam numa sala de jantar, até detalhes de telhado.

Dessa forma, é um manual indispensável de ergonomia para o estudante de arquitetura e urbanismo e arquitetos.

O conteúdo oferece informações preciosas sobre requisitos ergonômicos e layouts funcionais, para as mais variadas tipologias. O interior possui ilustrações para os temas abordados, que vão desde técnicas construtivas, até normativas de economia energética, arquitetura solar, reabilitação e reutilização de edifícios, e muito mais.

Além da proposta original, o livro, que teve sua primeira edição em 1936, foi atualizado recentemente.

O objetivo foi responder às novas expectativas que sugiram no mundo da construção e as exigências ambientais.

Urban Sketching – Guia completo de técnicas de desenho urbano – Thomas Thorspecken

O estudante que deseja cursar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo não precisa ser um expert em desenho logo no começo.

No entanto, essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida ao longo do tempo para melhor exercício da profissão. 

Formado em artes visuais, Thomas Thorspecken é autor do livro que mostra como é importante exercitar a observação.

Além disso, é preciso saber fazer uso dos materiais e das técnicas de representação gráficas.

O guia é ricamente ilustrado, e nele é possível compreender melhor os princípios básicos de desenho.

Isso inclui noções de cores, perspectivas, pontos de fuga, variedade de texturas, traços, recursos de expressão e muito mais.  

Tudo sobre Arquitetura – Denna Jones 

Se você deseja conhecer o contexto social e cultural de diversas obras arquitetônicas, esse é um livro indispensável.

O material foi escrito por uma equipe de especialistas e explora as mais icônicas realizações arquitetônicas do mundo, sendo organizado de forma cronológica para traçar o desenvolvimento de cada período e estilo da arquitetura.

Além disso, oferece ao leitor uma biografia dos arquitetos mais representativos de cada época ou movimento.

Dessa forma, é um item fundamental de pesquisa para o estudante que se interessa pela evolução das construções feitas pelo homem ao longo da história.

Urbanismo Ecológico Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty 

É quase impossível pensar no futuro sem olhar para o meio ambiente e a forma como relacionamentos com ele. Grande referência na área de urbanismo, o livro é composto por uma compilação de artigos, ensaios, conferências e aulas que possuem como ponto de partida novas estratégias urbanas para obter resultados mais sustentáveis.

O estudante de arquitetura e urbanismo vai entender melhor como o conceito de urbanismo ecológico pode melhorar a rotina da sociedade. Questões como as variadas condições climáticas, o manejo de resíduos, a distribuição de bens materiais e recursos naturais, a administração pública, a infraestrutura energética e muito mais são alguns pontos abordados.

A Arquitetura da Cidade – Aldo Rossi

Essa obra de Aldo Rossi trata dos problemas do estudo das cidades. O material se propõe à reflexão sobre a atualidade.

A discussão compreende as diferentes estruturas urbanas e o significado da sua individualidade, da ‘arquitetura da cidade’.

O autor também analisa a questão da formação da cidade e todo o processo de surgimento e transformação da mesma, como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade.

Manual do Arquiteto Descalço – Johan Van Lengen

Como já ressaltamos anteriormente, é quase impossível dissociar sustentabilidade e futuro. Esse livro é uma das maiores referências quando se trata de apresentação de técnicas para construções sustentáveis e bio-arquitetura, conceito que une arquitetura, urbanismo e ecologia.

Nele, o estudante que cursa faculdade de arquitetura e urbanismo encontra soluções para conforto térmico e saneamento básico.

Além disso, fica por dentro do uso de materiais alternativos, uso de tecnologias criativas, preservação do meio ambiente, entre outros.

A obra promove um espaço de conscientização para atitudes mais racionais, equilibradas e conscientes, com menos impacto para a natureza.

Afinal, a responsabilidade de alterar a realidade através das construções é um papel importante do arquiteto e urbanista.

Arquitetura: forma, espaço e ordemFrancis D. K. Ching

Este livro é uma introdução aos princípios da arquitetura e um clássico à introdução ao vocabulário básico do projeto de arquitetura. O arquiteto, autor e ilustrador Francis D. K. Ching incorpora exemplos contemporâneos dos princípios de forma, espaço e ordem em cada página.

O livro explica a forma e o espaço em relação à luz, vista, aberturas e delimitações.

Ele explora a organização do espaço e os elementos e relações da circulação. Além disso, também proporção e escala.

Resumindo: o leitor tem à sua disposição um volume ricamente ilustrado, que inclui formas atuais e considera modelos convencionais sob uma nova perspectiva.

Dicionário Visual da Arquitetura – Francis D. K. Ching

A obra é considerada uma das principais da área. É o primeiro dicionário de termos de Arquitetura totalmente ilustrado. Cada definição tem uma imagem correspondente.

O dicionário foi pensado para facilitar e enriquecer a consulta de estudantes de arquitetura e urbanismo.

Ele possui mais 5 mil entradas organizadas por temas. Vale lembrar que esses que podem ser localizados diretamente por meio de um índice completo.

Curtiu as indicações? Então, deixe também sugestões de outros livros nos comentários. Continue acompanhando mais conteúdos sobre Arquitetura e Urbanismo e fique por dentro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.