Faculdade de Engenharia Civil: tudo o que você precisa saber

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.

Crédito: Foto de Buro Millennial no Pexels

Nos últimos anos, a Engenharia Civil se manteve como uma das profissões mais cobiçadas e procuradas no mercado brasileiro. Esse fato pode ser confirmado pelos resultados do Censo da Educação Superior de 2019. A faculdade de Engenharia Civil manteve-se entre os 10 maiores cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto no ensino à distância.

Na última década, o mercado de construção civil sofreu um grande desenvolvimento devido ao intenso investimento público e privado. Programas governamentais, empreendimentos imobiliários e grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas contribuíram para esse crescimento.  

Infelizmente, a partir de 2016 o setor sofreu uma certa retração devido à crise econômica enfrentada pelo mercado brasileiro. Mesmo diante deste cenário, a profissão de engenheiro civil continua sendo uma das mais promissoras no país. Vamos descobrir o motivo do curso de Engenharia Civil ser um dos favoritos dos brasileiros?

Áreas da Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a vertente da engenharia que abrange todas as etapas da construção e manutenção de obras e empreendimentos, desde a sua criação até a sua gestão. Através dela que cidades são planejadas e construídas, a fim de garantir um bom desempenho e desenvolvimento urbano e social. A engenharia civil é cada vez mais necessária para o progresso da sociedade moderna devido ao constante crescimento dos centros urbanos.

A atuação na Engenharia Civil pode ser dividida nas seguintes áreas:

Construção Civil

Setor mais conhecido da Engenharia Civil, abrange a realização e a gestão de obras, garantindo o bom funcionamento e segurança do projeto.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Geotecnia

Área responsável pelo estudo do solo e dos diferentes tipos de terreno, através dela são calculadas a segurança e eficiência que o solo deve apresentar para receber uma obra ou construção.

Saneamento básico e tratamento de resíduos

Setor que abrange o planejamento dos recursos hídricos de determinado local garantindo um bom saneamento básico. Essa área é responsável pelo sistema de abastecimento de água, estações de tratamento de esgoto e água, entre outros.

Infraestruturas dos sistemas de transportes

Este campo é responsável pela manutenção dos sistemas de transporte, certificando o bom funcionamento e a segurança de rodovias, estradas e ferrovias.

Estrutura

Área focada na estruturação das construções através da concepção de componentes seguros que darão apoio às obras. Uma das partes mais importantes da Engenharia Civil. Envolve cálculos estruturais para obras projetadas em diferentes materiais, como concreto armado, aço e madeira. Os projetos abrangem fundações, edifícios residenciais e comerciais, arranha-céus, galpões industriais, pontes e barragens.

Hidráulica

Parte da Engenharia Civil responsável pela drenagem e abastecimento de água, construção de esgotos, obras portuárias, barragens e hidrovias. Além de prevenir enchentes e garantir o aproveitamento hidráulico  de maneira eficiente e sustentável.

Gerenciamento de projetos e obras

A boa execução de projetos e obras é fundamental para o bom funcionamento do projeto e sua finalização. Este setor da Engenharia Civil exige uma gestão eficaz para que a construção siga todos os prazos e orçamentos pré-determinados. Nessa área é feita a compatibilização entre os projetos arquitetônicos, estruturais e complementares.

Meio ambiente

O principal objetivo dessa vertente da Engenharia Civil é desenvolver técnicas e ações sustentáveis, integrando todas as esferas sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas. Além disso, o Brasil ainda enfrenta diversos problemas em relação à preservação do meio ambiente e a construção de sistemas de esgotos e águas eficientes.

Logística e supply chain

Com a chegada da pandemia, o mercado passou por mudanças e precisou se adequar ao crescimento da demanda digital. Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um aumento de 75% em 2020 se comparado ao ano de 2019. Portanto, as empresas que buscam se manter relevantes no mercado necessitam investir nesse setor, expandindo as áreas de atuação para engenheiros civis especializados em logística ou Supply Chain.

Sustentabilidade

A busca pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o crescimento socioeconômico é um dos principais assuntos da atualidade. Por meio desse cenário, a Engenharia Civil busca alternativas para criar e realizar projetos que preservem o meio ambiente. Portanto, a criação de ações sustentáveis é uma das principais demandas para os profissionais da Engenharia Civil.

O que faz um engenheiro civil?

O cotidiano do profissional de Engenharia Civil pode ser bastante diverso e dinâmico pois ele passa por todas as etapas de um projeto, desde a sua definição até a sua conclusão, analisando a viabilidade da obra, os materiais necessários, os prazos estabelecidos, orçamento, entre outros.

Além de toda parte analítica e estratégica, o profissional de Engenharia Civil irá comandar equipes e  ter contato com diferentes públicos e pessoas, como clientes, fornecedores e funcionários. Portanto, é essencial o desenvolvimento das habilidades de gestão e liderança.

Por possuir diversas áreas, o engenheiro costuma escolher um ramo e se especializar nele, mas independentemente da área escolhida o engenheiro civil precisa estar sempre desenvolvendo suas habilidades.  Segue abaixo algumas das mais exigidas:

  • Ter um ótimo conhecimento analítico para análise de dados e resultados.
  • Apresentar um ótimo relacionamento interpessoal, sabendo lidar com diferentes públicos.
  • Ser ético e respeitar todas as regras e limites da profissão.
  • Ter proatividade e estar disposto a aprender sempre.
  • Possuir espírito empreendedor.
  • Saber utilizar sistemas complexos.
  • Ser organizado e meticuloso.
  • Atuar com sustentabilidade em todos os processos.
  • Buscar sempre a inovação.
  • Apresentar um ótimo conhecimento de base.

Mercado de trabalho

Devido à pandemia da Covid-19, a construção civil sofreu uma leve redução em sua produção mas segundo projeções divulgadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento deve avançar 4%, o maior em oito anos.

Além de contar com um mercado promissor, a Engenharia Civil apresenta diversas áreas de atuação, portanto o mercado de trabalho segue essas áreas. Há diversos locais que contratam engenheiros civis, entre eles encontram-se empresas e escritórios de construção, grandes indústrias, instituições privadas e públicas, etc.

A carreira na Engenharia Civil

O profissional de Engenharia Civil possui um grande leque de atuação, sendo possível trabalhar em empresas de diversos portes e tipos, tanto privada quanto pública. Além disso, o engenheiro pode atuar em um empreendimento próprio e assumir cargos públicos também. Confira abaixo alguns exemplos de cargos que um profissional da Engenharia Civil pode assumir:

  • Gerente de Obra
  • Gerente de projetos
  • Gerente de operações
  • Coordenador de obras
  • Coordenador de planejamento e controle de obras
  • Fiscal de obra
  • Engenheiro Civil
  • Diretor de Engenharia Civil
  • Diretor de operações e licitações
  • Perito
  • Engenheiro Projetista

O perfil do estudante de Engenharia Civil

Como descrito acima, o aluno de Engenharia Civil terá oportunidades de atuar em diversos tipos de setores. Sendo assim, o estudante precisa apresentar e desenvolver certos tipos de habilidades ao longo da sua graduação e da sua carreira. Logo, além de precisar ter afinidade com números e com as ciências exatas, o futuro engenheiro civil precisa estar preparado para navegar por vários tipos de áreas e setores. Dessa forma, separamos abaixo algumas das principais características que integram o perfil do estudante de Engenharia Civil. Confira.

  • Dominar as ciências exatas;
  • Conseguir atuar em equipe;
  • Ter uma ótima comunicação;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Ser observador;
  • Ter raciocínio lógico;
  • Gostar de tecnologia;
  • Possuir visão de mercado;
  • Ser organizado;
  • Aprender uma segunda língua.

 

Faculdade de Engenharia civil 

Duração do curso e principais matérias

A graduação do curso de Engenharia Civil possui duração de 5 anos e oferece habilitação em bacharelado, há instituições de ensino que disponibilizam a modalidade presencial e à distância.

Segundo o MEC, órgão regulamentador  do ensino superior do Brasil, o curso de Engenharia Civil precisa oferecer uma carga mínima de 3.600 horas. O regime do curso (parcial ou integral) e a modalidade de ensino (presencial ou à distância) varia de acordo com cada instituição.  

Seguindo o padrão de outros ramos da engenharia, a faculdade de Engenharia Civil aborda durante os primeiros anos matérias voltadas para as ciências exatas, como por exemplo as listadas abaixo. Lembrando que a grade curricular varia de acordo com cada instituição.

Física

Disciplina voltada para o estudo da física, ciência que analisa todos os acontecimentos na matéria ao longo do tempo e espaço.

Química

Matéria que aborda os ramos da química, setor que analisa todas as propriedades, natureza e energias envolvidas nos processos de transformação de toda matéria.

Cálculo Numérico

O cálculo numérico abrange todas as operações de divisão, subtração, adição, multiplicação, radiciação e potenciação com números reais. Há também o estudo que  envolve frações de maneira mais complexa.

Cálculo Diferencial

Disciplina essencial da matemática, criada a partir da Geometria e Álgebra, que estuda e analisa todas as nuances de grandezas e o aglomerado de grandes quantidades. Envolve cálculos de limite, derivadas e integrais, muito utilizados para os cálculos de mecânica das estruturas.

Álgebra Linear

Ramo da matemática que apresenta um estudo detalhado das equações lineares. Essa matéria utiliza conceitos como matrizes, vetores, espaços vetoriais e equações lineares.

Desenho Técnico

A disciplina de Desenho técnico explora formas de expressões gráficas, apresentando formatos e dimensões de objetos conforme cada situação. Ele é muito utilizado na arquitetura e engenharia para a criação de projetos de edificações, projeto de imóveis e móveis, infraestrutura, etc.

Geologia

A matéria compreende todas as formações de rochas e minerais, o surgimento e significado de fósseis, o estudo da formação de terremotos e maremotos, o surgimento de montanhas, vulcões e dos solos.

Após os primeiros semestres do curso de Engenharia Civil serem voltados para matérias base de todos os cursos de Engenharia, a matriz curricular começa apresentar disciplinas específicas para este ramo. Confira algumas abaixo:

Hidrologia

Disciplina voltada para o estudo da água, desde a sua incidência até a sua distribuição,  propriedades físicas e químicas, além de analisar também a sua relação com o meio ambiente.

Mecânica dos Solos

Matéria que estuda a reação dos solos perante uma obra prevendo o seu comportamento. Além de analisar também a origem dos solos, suas classificações e densidades, o fluxo de água, entre outros.

Instalações Elétricas

Esta disciplina garante o conhecimento teórico e prático essencial para a utilização segura da eletricidade. A matéria engloba questões como quais equipamentos devem ser instalados e manuseados, a elaboração  de um material descritivo para a utilização da eletricidade, o planejamento de obras elétricas, etc.

Estradas

Essa matéria oferece o conhecimento necessário para a construção de um projeto rodoviário, avaliando o tráfego, criando estradas de acordo com a legislação e tudo que envolve as questões infraestruturais das estradas e rodovias.

Técnicas de planejamento e orçamento

Disciplina que oferece teoria e prática para a realização de orçamentos, planejando toda a receita, custos, despesas e investimentos para a realização de uma obra.

Saneamento Geral

Essa matéria engloba toda a legislação e ações que devem ser estudadas para preservar ou modificar as condições do meio ambiente. Com a proposta de melhorar a qualidade de vida promovendo a saúde e aumentando a produtividade, a fim de auxiliar a atividade econômica.

Mecânica das Estruturas

Área da física mecânica que fornece cálculos de estruturas formadas por sólidos, podendo eles serem estáticos ou flexíveis.  

Resistência dos Materiais

Saber calcular a resistência de determinados materiais e a força ao resistir a determinados impactos é essencial ao engenheiro civil. Esta disciplina busca aplicar os fundamentos na formação e na aplicação de determinados materiais a fim de descobrir a função de cada matéria no processo.

Conforto Ambiental

Conjunto de requisitos que atenda todo o planejamento de uma obra com o propósito de garantir todo o conforto necessário ao indivíduo. O conceito de conforto ambiental abrange os fatores relacionados ao bem estar em relação ao ambiente, analisando questões acústicas, térmicas, luminotécnicas e visuais.

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é essencial para concluir a graduação de Engenharia Civil. A instituição de ensino o inclui na parte da matriz curricular, os alunos devem receber o diploma somente após tê-lo completado. A carga horária determinada para o estágio varia de de acordo com cada instituição.

 Atividades Complementares

Matéria que engloba obrigações que não são contempladas na grade curricular, com o intuito de agregar experiências aos alunos. O objetivo de uma atividade complementar é auxiliar no desenvolvimento social e profissional do estudante. As atividades  são variadas mas as mais comuns são palestras, cursos online, workshops, entre outros.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado na finalização da graduação, ele é primordial para a formação do aluno. O trabalho consiste em uma produção de finalidade acadêmica e, geralmente, é apresentado no formato de monografia. 

Quais modalidades permitidas na faculdade de Engenharia Civil?

Como explicado acima, a graduação de Engenharia Civil pode ser oferecida na modalidade presencial e a distância. Na modalidade presencial, os alunos devem ir todos os dias para a faculdade, sendo que o curso pode ser administrado em um período integral ou não. Por outro lado, no ensino a distância, os encontros acontecem virtualmente. 

Em resumo, essa nova modalidade se popularizou bastante devido a sua fácil adaptação ao cotidiano, o valor das mensalidades, a praticidade, entre outros fatores. Além disso, a pandemia fez com que a procura pela modalidade EAD aumentasse bastante. Sendo assim, a graduação de Engenharia Civil também não poderia ficar de fora dessa nova tendência. 

Para aqueles que não sabem, é possível sim realizar a faculdade de Engenharia Civil a distância. Contudo, é necessário ter em mente algumas informações. Dessa forma, a graduação de Engenharia Civil exige muitas matérias e atividades que precisam ser realizadas presencialmente. Em outras palavras, há muitas disciplinas que demandam exercícios em laboratórios. Logo, os estudantes devem ir à faculdade para desenvolver diversos tipos de projetos. 

Portanto, tendo em vista que a prática é essencial na formação dos futuros engenheiros civis, os estudantes devem comparecer com uma certa frequência à faculdade. Sendo que cada instituição de ensino estabelece o número de encontros presenciais. Além do mais, a legislação brasileira exige o cumprimento de uma carga horária presencial e que as provas finais sejam realizadas na faculdade. Logo, a faculdade de Engenharia Civil EAD é oferecida na modalidade semipresencial.

Mensalidade da faculdade de Engenharia Civil

Um dos fatores mais importantes para saber, antes de começar a faculdade de Engenharia Civil, é o valor da mensalidade. Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro que os valores das mensalidades variam muito de acordo com a instituição escolhida, o turno da graduação, a sua modalidade, localização, entre outros. Além disso, algumas instituições podem ser bem concorridas, o que pode causar uma certa oscilação nas mensalidades. 

Dessa forma, as mensalidades da faculdade de Engenharia Civil podem variar entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00. Sendo que o valor médio cobrado pelas faculdades gira em torno de R$ 1.000,00. Contudo, há instituições de ensino que conseguem oferecer mensalidades com valores super competitivos, podendo custar até menos de R$ 500,00. Confira alguns valores:

Universidade Unopar

Engenharia Civil Matutino  – R$ 1.560,94
Engenharia Civil  Noturno –  R$ 1.779,69

Faculdade Pitágoras

Engenharia Civil Matutino – R$ 1.426,79
Engenharia Civil Noturno – R$ 1.516,07

Faculdade Anhanguera

Engenharia Civil Noturno – R$ 1.587,50

Vale lembrar que esses valores estão sujeitos à alteração. Portanto, quando for pesquisar sobre a instituição de ensino desejada, não esqueça de conferir o preço das mensalidades.

Quanto ganha um engenheiro civil?

De acordo com o site www.salario.com.br, o salário médio de um engenheiro civil no Brasil é de R$ 7.398,77 para uma jornada de trabalho de 41 horas.

O Guia de Profissões e Salários da empresa Catho (www.catho.com.br) informa que o valor da bolsa auxílio para uma vaga de estágio em Engenharia Civil é, em média, R$ 1.165,97, já um trainee recebe em média R$ 3.995,71.

Vale lembrar que a faixa salarial do profissional de Engenharia Civil varia entre R$6.752,77 e o teto salarial de R$15.155,02, levando em conta trabalhadores registrados no regime CLT de todo o Brasil. Todas essas informações foram retiradas do site www.salario.com.br.

Salário do engenheiro civil por especialização

Ainda segundo o site www.salario.com.br, a remuneração do engenheiro civil pode variar de acordo com a área de atuação, confira alguns valores:

Hidrologia – R$ 9.632,31;
Ferrovias e metrovias – R$ 9.101,21;
Geotecnia – R$ 8.974,03;
Rodovias – R$ 8.862,77;
Obras sanitárias – R$ 8.489,21;
Portos e vias navegáveis – R$ 8.371,16;
Hidráulica – R$ 8.333,74;
Pontes e Viadutos – R$ 7.724,31;
Aeroportos – R$ 6.624,54;
Transportes e Trânsito – R$ 5.320,05.

A média salarial do engenheiro civil de acordo com a empresa

O salário mínimo do engenheiro civil pode variar de acordo com a sua função e com o local de trabalho. Portanto, o site Salario.com.br fez uma pesquisa com salários de 8.168 profissionais e informou a variação da base salarial de acordo com o porte da empresa.  Confira abaixo:

Engenheiro Civil Júnior

Média salarial do engenheiro civil júnior em microempresas: R$ 6.880,47;
Média salarial do engenheiro civil júnior  em empresas de pequeno porte: R$ 7.059,15;
Média salarial do engenheiro civil júnior em empresas de médio porte: R$ 7.699,50;
Média salarial do engenheiro civil júnior em empresas de grande porte: R$ 8.233,66.

Engenheiro Civil Pleno

Média salarial do engenheiro civil pleno em microempresas: R$ 7.350,99;
Média salarial do engenheiro civil pleno  em empresas de pequeno porte: R$ 7.529,67;
Média salarial do engenheiro civil pleno em empresas de médio porte: R$ 8.170,03;
Média salarial do engenheiro civil pleno em empresas de grande porte: R$ 8.704,18.

Engenheiro Civil Senior

Média salarial do engenheiro civil sênior em microempresas: R$ 8.167,19;
Média salarial do engenheiro civil sênior  em empresas de pequeno porte: R$ 8.345,86;
Média salarial do engenheiro civil sênior em empresas de médio porte: R$ 8.986,22;
Média salarial do engenheiro civil sênior em empresas de grande porte: R$ 9.520,37.

E agora? Leu tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Civil e quer seguir carreira nesta área? Separamos algumas dicas para facilitar a sua escolha:

  • Não esqueça de sempre estudar as suas preferências pessoais.
  • Avaliar quais disciplinas você possui afinidade.
  • Estudar  as suas habilidades.
  • Pesquisar todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades.

A Engenharia Civil é um ramo com muitas chances e oportunidades e, cada vez mais, empresas buscam profissionais extremamente qualificados. Portanto, é essencial escolher uma ótima  faculdade que desenvolva o aluno em todas as modalidades exigidas pelo mercado de trabalho.

A Engenharia Civil é um ramo com muitas chances e oportunidades e, cada vez mais, empresas buscam profissionais extremamente qualificados. Portanto, é essencial escolher uma ótima  faculdade que desenvolva o aluno em todas as modalidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Ficou interessado nas diferentes áreas da Engenharia Civil? Confira alguns links de matérias sobre esse ramo para você que deseja seguir carreira nesta área. 

Faculdade de Engenharia Civil:Tudo o que você precisa saber.

Bolsa de Estudo para Engenharia Civil: Conheça as suas opções.

Vestibular para Engenharia Civil: Como funciona.

Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades.

Faculdade de engenharia Civil: Quanto custa?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.