InícioGraduaçãoFonoaudiologiaFonoaudiologia e Audiologia: qual a diferença?

Fonoaudiologia e Audiologia: qual a diferença?

Você sabe quais são as diferenças entre as atuações dos profissionais de Fonoaudiologia e Audiologia? Caso você não conheça essas áreas, é preciso esclarecer os detalhes sobre essas profissões do setor da saúde que estudam a comunicação e a linguagem. 

Então, como os setores de atuação profissional são parecidos, podem gerar confusão entre os estudantes. Se esse é o seu caso, se acalme! Neste artigo você terá a oportunidade de entender quais são as diferenças dos setores de Fonoaudiologia e Audiologia. Além disso, vai descobrir quais as diferenças das atuações dos profissionais no mercado de trabalho. 

Por isso, continue a leitura do texto e confira todas as diferenças entre as áreas do setor da saúde e a atuação dos profissionais no mercado de trabalho. Além disso, descubra se as profissionais ligadas à comunicação e a linguagem combinam com você. 

Dessa forma, vem com a gente e esclareça as dúvidas sobre Fonoaudiologia e Audiologia! 

O que é  Fonoaudiologia? 

Então, para iniciar o artigo sobre as diferenças entre Fonoaudiologia e Audiologia é importante explicar melhor os dois setores. Sendo assim, a Voomp vai explicar primeiro o que é a  Fonoaudiologia e atuação do profissional formado nessa área. 

Como dito anteriormente, a Fonoaudiologia faz parte dos cursos universitários do setor de Ciências Biológicas e tem como foco a área da saúde. Além disso, o profissional formado nessa área tem como foco o estudo de problemas relacionados à fala, linguagem e deglutição. O fonoaudiólogo ainda trabalha para encontrar formas adequadas para tratar os problemas ligados à linguagem e alimentação.  

Dessa forma, os profissionais formados em Fonoaudiologia podem atuar no mercado de trabalho nos setores de pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico. Além disso, podem escolher trabalhar com tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático, incluindo a região cervical facial. 

Por isso, o fonoaudiólogo pode trabalhar isoladamente ou em equipes formadas por diversas categorias profissionais da área da saúde. Como, por exemplo, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. 

Então, entre as atribuições do profissional estão atender os pacientes e diagnosticar quais os problemas ligados à linguagem e alimentação que as pessoas apresentam. Além disso, cabe ao  fonoaudiólogo montar um tratamento para resolver os problemas apresentados pelos pacientes. 

Dessa forma, o profissional detém as habilidades necessárias para reabilitar a estrutura envolvida na produção e articulação dos sons. Por isso, realiza exercícios e técnicas para auxiliar os pacientes a utilizarem a voz corretamente. Além disso, ensina os pacientes por meio da ação muscular e da respiração para produzir os sons adequados e inteligíveis. Dessa forma, o paciente tem a oportunidade de desenvolver a autonomia, a autoestima e uma melhor qualidade de vida.

Como se tornar um profissional de Fonoaudiologia?

Então, ficou curioso para saber qual o caminho para se tornar um profissional de Fonoaudiologia?  Por isso, é preciso saber que é necessário ingressar no curso universitário na área. 

Dessa forma, o primeiro ponto a esclarecer sobre o curso de Fonoaudiologia é que a graduação no setor é ofertada pelas instituições de ensino no formato de bacharelado. Por isso, o curso universitário conta com oito semestres. Ou seja, são necessários cerca de quatro anos para o estudante completar toda a formação nessa área da saúde. 

Além disso, a graduação prepara o estudante para lidar profissionalmente com promoção da saúde vocal e com cuidados médicos de pacientes com problemas na comunicação. Por isso, o curso universitário na área de Fonoaudiologia conta com conteúdos tanto sobre Ciências Biológicas como de Ciências Humanas.

Então, os estudantes que optem pela graduação na área precisam acompanhar aulas sobre Anatomia, Fisiologia, Linguística, Audiologia, Psicologia, Física Acústica, Comunicação e Deglutição.  Dessa forma, os alunos são preparados para trabalhar com problemas ligados a técnicas de diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes.  

Sendo assim, entre as habilidades que os estudantes universitários aprendem durante a graduação de Fonoaudiologia estão: 

  • Diagnosticar e tratar problemas de  deglutição, mastigação, sucção e respiração; 
  • Aperfeiçoar a técnica de profissionais que trabalham em profissões ligados a comunicação e voz; 
  • Entender sobre métodos científicos ligados aos problemas apresentados pelos pacientes do setor; 
  • Trabalhar com equipes formadas por profissionais diversos da área da saúde.

Por isso, após formado, o profissional pode atuar em clínicas, hospitais, centros especializados em diagnósticos e centro especializado em reabilitação. Além de institutos de perícia, centros de saúde do trabalhador. 

O que é Audiologia?

Então, agora é o momento de falar sobre a especialidade de Audiologia. Sendo assim, é importante esclarecer que essa é uma área de especialização da Fonoaudiologia. Dessa forma, todo profissional que trabalha com Audiologia é formado em fonoaudiologia. 

Por isso, a Audiologia é um setor voltado para os distúrbios de comunicação com origem no sistema auditivo.  Dessa forma, os profissionais especializados cuidam de pacientes com problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens.

Então, entre os principais fatores que levam os pacientes a procurarem esses profissionais estão o uso inadequado de fones de ouvidos e o envelhecimento da população. 

Desse modo, cabe a esse especialista identificar os distúrbios estruturais ou processuais que afetam a audição dos pacientes. Além disso, o profissional capacitado no setor deve realizar tratamentos com o intuito de recuperar ou compensar perdas auditivas. 

Então, entre os tratamentos que o profissional pode solicitar estão procedimentos médicos, cirúrgicos ou uso de aparelhos auditivos. 

Como se tornar um especialista de Audiologia?

Caso você tenha se identificado com a área de Audiologia é preciso saber que o caminho para trabalhar nesse setor é longo. Sendo assim, é preciso primeiro se formar no curso universitário de Fonoaudiologia. Como dito anteriormente, a graduação na área é no modelo bacharelado. Por isso, são necessários quatro anos para o estudante universitário completar a formação acadêmica na área. 

Então, após se formar na faculdade de Fonoaudiologia, o estudante precisa ingressar em uma pós-graduação na área de Audiologia. Dessa forma, depois que terminar a especialização no setor, o profissional está apto para exercer a profissão no mercado de trabalho. 

Dessa forma, se você sonha em trabalhar na área precisa estudar muito e se dedicar para alcançar o objetivo profissional. 

Conclusão

Então, você conseguiu entender quais as diferenças entre Fonoaudiologia e Audiologia? Enfim, espero que sim e que o artigo tenha elucidado as dúvidas sobre as formações na área da saúde. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.