InícioDicasFormas de ingressar na faculdade

Formas de ingressar na faculdade

Muitas coisas tiram o sono do jovem, e uma delas é na hora de escolher e entrar na faculdade. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre formas de se ingressar na faculdade. Você está pensando em ingressar na faculdade, mas nem sabe que curso quer fazer ainda, como ingressar, o tempo para se formar e até mesmo arrumar seu primeiro emprego? Não se preocupe.

Cobriremos do pré-vestibular até sua formação para que você consiga ingressar e se formar em breve!

Definição do curso que quer fazer

Em primeiro lugar: que curso você quer fazer? Isso parece óbvio de se perguntar, mas muitas pessoas têm dúvidas de qual curso escolher.

Isso porque a maioria das pessoas possui vocações e habilidades diferentes entre si e, apesar disso, não sabe exatamente qual é sua vocação. Uma maneira simples de solucionar isso é por meio de um teste vocacional!

Teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta de auxilio as pessoas para identificarem suas habilidades laborais de forma compatível à sua carreira. Como o nome sugere, a ideia é que o individuo encontre sua vocação orientada para a realização de uma determinada tarefa ou atividade.

O teste consiste em um questionário sobre características individuais e pessoais. De acordo com as respostas, é possível identificar possíveis carreiras profissionais que poderão ser mais efetivas.

Áreas do conhecimento

Certamente, as profissões seguem áreas do conhecimento, e essas áreas estarão acompanhando você, tanto no curso que você escolher quanto na sua carreira profissional. As grandes áreas do conhecimento são, por exemplo:

  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Biológicas.

Ciências Exatas

As carreiras e cursos ligados às ciências exatas são aqueles que são ligados, de forma geral, à matemática e números. Conhecimentos como física, química, matemática, dados, análises, gráficos e outros estão presentes nestes cursos e nessas carreiras profissionais. Se você se identifica com isso, pode escolher algum destes:

  • Engenharias;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Economia;
  • Contabilidade;
  • Mecânica.

Ciências Humanas

As carreiras e cursos ligados às ciências humanas são aqueles que são ligados, de forma geral, ao ser humano e suas complexidades. Conhecimentos como história, geografia, línguas (idiomas), artes e outros estão presentes nestes cursos e nessas carreiras profissionais. Se você se identifica com isso, pode escolher algum desses:

  • Geografia;
  • História;
  • Línguas;
  • Artes;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Ciências Biológicas

As carreiras e cursos ligados às ciências biológicas são aqueles que são ligados, de forma geral, às diversas formas de vida e suas complexidades. Conhecimentos como química, biologia, taxonomia, anatomia e outros estão presentes nestes cursos e nessas carreiras profissionais:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Biologia;
  • Veterinária.

Existem vários cursos ligados as ciências exatas, humanas e biológicas além desses exemplos. Junte essa informação com o resultado do teste vocacional e escolha aquele com o qual você mais se identificou.

Pré-Vestibular e Ingresso

Em primeiro lugar, precisamos pensar no pré-vestibular! Essa resposta vai depender de que tipo de universidade que você vai querer estudar: em uma pública ou uma privada.

Ingresso em universidade pública

O ingresso em universidades públicas em geral é mais demorado, pois exige que o aluno tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, e obtido pontuação suficiente.

Levando isso em consideração, podemos estimar que um aluno que decida fazer uma faculdade em janeiro de qualquer ano vai levar no mínimo um ano para ingressar no curso uma faculdade pública.

O Sistema Unificação Integrada (SISU) é o responsável pela seleção do aluno de acordo com a faculdade escolhida e a média da nota de corte para o curso desejado. Além do Enem, outras universidades públicas utilizam vestibulares próprios, como a USP. Para isso, é importante ficar atento aos prazos de inscrição e também às dicas de como estudar para obter bons resultados.

Ingresso em universidades particulares

Outra forma de ingresso no curso superior é por meio das instituições de ensino particulares.

Em geral essas universidades aceitam sua nota do Enem, ou então você pode fazer o vestibular da universidade. Consequentemente, o tempo para o ingresso é menor, basta que tenha vagas disponíveis.

Quanto tempo devo estudar?

Com certeza ingressar no ensino superior público, bem como no privado, vai exigir duas coisas do aluno e futuro profissional: tempo e estudo. E como conciliar, ou mesmo saber o tempo necessário para os estudos de pré-vestibular? Como eu sei que já estudei o suficiente?

A resposta para essas perguntas é muito particular de cada um, mas um bom plano para organizar a vida estudantil está nos simulados. Os simulados basicamente são provas para você treinar dependendo do tipo de vestibular você quer prestar, podendo exercitar seus conhecimentos antes da avaliação.

Em geral, o tempo que vai ser gasto para fazer o vestibular é o tempo entre o momento da inscrição até o dia da avaliação e, posteriormente, o resultado, para finalmente se inscrever.

Vida Acadêmica

Geralmente os cursos superiores podem ser de três formas:

  • Bacharelados;
  • Licenciaturas;
  • Tecnólogo.

Bacharelados

Os bacharelados são cursos com muitas disciplinas teóricas e práticas de forma bastante abrangente. Em geral esses cursos duram entre 4 e 6 anos.

Licenciaturas

Por sua vez, as licenciaturas são dedicadas a formação de profissionais para o ramo educacional, ou seja, na formação de professores. A duração de uma licenciatura pode variar de 3 a 5 anos.

Tecnólogo

Os cursos tecnológicos causam grande dúvida geralmente, mas devemos dizer que são cursos superiores, porém, de duração rápida e com foco na aplicação de técnicas profissionalmente. Os cursos tecnológicos têm duração entre 2 e 3 anos.

Disciplinas

Um curso superior tem uma grade curricular que deve ser seguida!

Sempre busque informações sobre todas as disciplinas do curso para não ter surpresa no decorrer da vida acadêmica. Essas informações podem ser procuradas com ex-alunos, com professores, com profissionais formados e também através da faculdade que você escolher.

Acima de tudo, o aluno deve compreender que sua rotina de estudos deve ser bem estabelecida, para que não haja atrasos na duração do curso com possíveis pendências ou reprovações em matérias.

TCC

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é o trabalho mais importante de uma graduação. Geralmente dura em torno de um ano, desde seu início de seu desenvolvimento até a sua apresentação.

Estágio Obrigatório

Também é essencial que o aluno comece a buscar oportunidades desde os primeiros semestres, logo que ingresse ao curso, porque, além da experiência, isso vai poupar muito tempo posteriormente.

Veja nosso artigo das 5 habilidades mais valorizadas em um estagiário.

Primeiro emprego

Para arrumar um emprego, é preciso compreender algumas coisas, como por exemplo:

  • O cargo pretendido;
  • A empresa;
  • O local de trabalho.

O estágio obrigatório é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho, então, um bom desempenho nesta etapa da vida acadêmica será um grande passo na vida profissional.

Geralmente essas instituições fazem suas contrações por meio do seu banco de dados de currículos em seus sites, ou sites parceiros. Portanto, cadastrar o currículo em todos eles aumenta suas chances. Depois do seu currículo selecionado, um processo seletivo para uma empresa varia entre 30 e 90 dias.

Pronto para se tornar um profissional?

Como você pode ver neste artigo, em geral o profissional vai precisar de 2 a 5 anos para se formar, desde o momento do ingresso na faculdade até o diploma tão sonhado.

Gostou de saber essas formas de se ingressar na faculdade?  Siga essas dicas e tenha uma ótima carreira profissional!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.