Gestão Pública: quais as áreas de atuação?

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto de Lisa no Pexels

Uma gestão bem sucedida é importante para o sucesso em todos os setores empresariais ou na vida privada. Então, na iniciativa pública, a especialidade é ainda mais essencial para uma atuação eficiente. Dessa forma, profissionais formados no curso de Gestão Pública são importantes para atuar em diversas categorias para o governo. Seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Além disso, vale ressaltar que a formação prepara o profissional de agir eticamente, diagnosticando cenários políticos, econômicos, sociais e legais que influenciam todas as esferas do poder público.

Portanto, o especialista formado no curso de Gestão Pública pode atuar em diversas áreas e com diversas atuações importantes. Por isso, o Hora da Facul separou as principais áreas de atuação do profissional no mercado de trabalho. Dessa forma, se você tem vontade de ingressar na faculdade de Gestão Pública e quer conhecer melhor a formação, está no lugar certo.

Por isso, siga a leitura e descubra se a graduação de Gestão Pública é a perfeita para você.

Como o profissional de Gestão Pública trabalha? 

Então — como o próprio nome da graduação já demonstra —  o profissional da área é responsável por coordenar os trabalhos ligados ao setor público. Por isso, o gestor público tem como maior atribuição profissional gerir empresas públicas e organizações não governamentais. Além de projetos de empresas privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.

Dessa forma, o profissional do setor busca manter um bom funcionamento adequado das instituições públicas. Assim, confira abaixo as principais atribuições do especialista no mercado de trabalho.

  • Conservar bens, patrimônios e recursos públicos;
  • Responsável pela prestação de contas a órgãos públicos de controle;
  • Elaborar e coordenar políticas públicas;
  • Fiscalizar contratos;
  • Cuidar dos orçamentos para execução de serviços públicos;
  • Analisar os resultados de políticas públicas;
  • Controlar orçamentos;
  • Coordenar os recursos humanos;
  • Gerenciar a administração orçamentária;
  • Avaliar a performance de instituições públicas.

Quais as áreas de atuação para profissional de Gestão Pública?

Como já foi possível perceber, o profissional formado no curso de Gestão Pública está envolvido em todas as esferas da administração pública. Contudo, é preciso destacar que o setor conta com um campo de trabalho amplo.

Por isso, o gestor público pode exercer trabalho tanto nos setores públicos quanto privados. Dessa forma, confira três principais atuações do profissional do setor de Gestão Pública no mercado de trabalho na esfera pública.

Assessoria Política 

O profissional de Gestão Pública pode atuar assessorando políticos eleitos na criação de políticas públicas, além da fiscalização e pesquisas da necessidade da população brasileira. Por isso, o profissional pode trabalhar com políticos de todas as esferas do poder público. Por exemplo, prefeitos, senadores e presidentes.

Consultoria

O gestor público também pode atuar como consultor em empresas privadas ou em órgãos públicos. Dessa forma, a profissão pode colaborar na criação de planos do governo ou análise de contratos públicos.

Concurso Público 

Após se formar na graduação de Gestão Pública, o profissional do setor está apto a concorrer em diversas vagas ofertadas em concursos públicos. Por isso, estão entre os principais setores para atuação do profissional secretarias, ministérios e empresas públicas.

Como dito anteriormente, o profissional especializado em Gestão Pública pode atuar no setor privado também. Dessa forma, o profissional pode atuar o mercado de trabalho em:

  • Em empresas privadas no setor de responsabilidade social;
  • Empresas privadas que prestam serviço a instituições públicas;
  • Organizações não-governamentais (ONG).

Como se tornar um profissional do setor?

Caso você queira se tornar um profissional de Gestão Pública, é preciso se formar na faculdade do setor. Contudo, é importante destacar que a graduação é um Curso Superior de Tecnologia. Por isso, após terminar a formação acadêmica, o estudante recebe um diploma universitário.

Dessa forma, o curso conta com um período mais curto para o estudante completar a formação universitária. Por isso, o curso de Gestão Pública é realizado em quatro semestres. Ou seja, são necessários dois anos para concluir a graduação. Além disso, o curso tecnólogo tem os conteúdos voltados para atuação prática no mercado de trabalho.

Assim, o curso na área conta com matérias práticas, como direito administrativo, contabilidade e gestão de empresas públicas. Desse modo, o estudante é preparado para lidar com cenários políticos, econômicos, sociais e legais que envolvem a esfera da gestão pública.

Vale destacar que os estudantes podem optar por cursar a graduação em modelos de ensino diferentes. Como, por exemplo, presencial ou a distância (EAD).

Grade Curricular do curso de Gestão Pública 

O curso de Gestão Pública conta com duas divisões de disciplinas. No início do curso, o estudante tem contato com disciplinas mais gerais e depois os conteúdos vão se aprofundando.

Por isso, se você tem vontade de ingressar nessa graduação, confira a grade curricular completa da faculdade Anhanguera.

Administração Pública

Atividade Complementar

Auditoria E Controle No Setor Público

Contabilidade Pública

Desenvolvimento Econômico

Direito Público

Democracia, Ética E Cidadania

 Interpretação De Textos

 Lógica Matemática

 Políticas Públicas

Educação A Distância

Empreendedorismo

Finanças Públicas

Gestão De Custos No Setor Público

Gestão De Pessoas

Gestão De Projetos

Homem, Cultura E Sociedade

Legislação Social E Trabalhista

Licitação, Contratos E Terceirização

Matemática Financeira

Metodologia Científica

Modelos De Gestão

Planejamento Estratégico

Planejamento Urbano E Ambiental

Responsabilidade Social E Ambiental

Tecnologia Da Informação Da Gestão Pública

Além disso, vale ressaltar, que as instituições de ensino podem colocar a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito obrigatório para a graduação na faculdade.

Afinal, vale a pena investir na graduação? 

Como você pode perceber, a área de Gestão Pública é muito importante para o setor industrial. Além disso, o profissional é responsável por garantir o bom funcionamento de setores públicos do país.

Além disso, o profissional de gestão pública  pode ter diferentes funções em empresas de setores diferentes. Como, por exemplo, assessoria política ou consultoria.

Por isso, somente você pode decidir se vale a pena ingressar em uma graduação de Gestão Pública. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre o setor e o mercado de trabalho. Além disso, é essencial entender se a área se enquadra nos objetos para sua futura profissão.

Enfim, para pesquisar mais sobre a área de Gestão Pública, não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do Hora da Facul.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.