InícioGraduaçãoGrade curricular de Odontologia: veja principais matérias

Grade curricular de Odontologia: veja principais matérias

Você está pensando em ser dentista, mas ainda não sabe quais são as matérias de Odontologia? Então, aqui vamos te dar uma visão geral das disciplinas mais importantes da grade curricular de Odontologia.

Ao longo dos cinco anos de faculdade, o futuro dentista recebe uma formação abrangente. Ela mescla disciplinas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e de Saúde com Ciências Odontológicas.

Ao fim do curso o estudante deve ser capaz de conhecer a anatomia e o funcionamento de diversos sistemas do corpo e sua relação com a saúde oral. Além disso, é papel do dentista diagnosticar e tratar adequadamente as patologias bucais mais comuns.

A seguir, conheça as principais matérias e confira se a graduação em Odontologia é realmente para você.

Grade curricular de Odontologia

Engana-se quem pensa que o foco do trabalho do odontologista está unicamente nos dentes. O sistema bucal é complexo e está interligado a outras funções e partes do corpo. Entre elas, os ossos da face, o maxilar e a mandíbula.

Por isso, a formação do estudante de Odontologia deve envolver um conjunto de conhecimentos. Além disso, a grade curricular deve proporcionar uma visão integrada dos diferentes ecossistemas que afetam a região da cabeça e do pescoço.

Além das matérias técnicas, uma boa matriz curricular em Odontologia deve abordar disciplinas ligadas às Ciências Humanas. Afinal, o bem-estar físico e psicológico dos pacientes está diretamente ligado ao sucesso de um tratamento odontológico.

Quais são as matérias de Odontologia?

As principais matérias do curso de Odontologia são:

  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor
  • Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica
  • Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal

A princípio, ter na grade curricular de Odontologia o estudo dos processos ligados à digestão, ao funcionamento dos rins e à produção de hormônios parece não fazer muito sentido. No entanto, as doenças que os afetam em geral são sistêmicas. Ou seja, têm consequências sobre outros sistemas do corpo, incluindo o bucal.

Um exemplo é a doença renal crônica. A perda progressiva da função dos rins pode impactar diretamente a saúde oral. Doença periodontal (que afeta as gengivas), xerostomia (baixa produção de saliva), halitose, lesões na mucosa e infecções bucais são alguns problemas comuns.

Já os conhecimentos sobre o sistema digestivo integram as matérias de Odontologia porque a mastigação é o início do processo de digestão. Assim, mastigar de modo incorreto pode provocar azia, má digestão e aumento da produção de gases intestinais.

Por fim, as disciplinas que abordam a função endócrina estudam, por exemplo, os efeitos do hipotireoidismo e do hipertireoidismo. Essas disfunções da glândula tireoide alteram a saúde bucal e provocam cáries, doença periodontal, perda prematura dos dentes de leite, prognatismo maxilar, dificuldade de cicatrização etc.

Assim, o dentista deve estar preparado para atender pacientes com essas condições de saúde. Os cuidados devem ser específicos, especialmente no que diz respeito ao uso de medicamentos e anestésicos.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico

A baixa imunidade pode servir de porta de entrada para uma série de doenças. Algumas delas, com impacto sobre a saúde oral. Por isso, o sistema imunológico faz parte das matérias de Odontologia.

Aftas, amigdalite e inflamações nas gengivas podem indicar a presença de infecções. Por outro lado, problemas bucais não tratados, como a periodontite, podem desencadear doenças cardiológicas, diabetes até mesmo Alzheimer.

A matriz curricular também deve abordar o sistema hematológico. Afinal, é habitual que o dentista realize procedimentos que acabam rompendo pequenos vasos e causando sangramentos.  Dessa forma, ao incluir disciplinas focadas nesse sistema, a faculdade prepara o futuro dentista para entender como acontece o processo de coagulação e de reparação dos tecidos.

Como resultado, o estudante entende a importância de analisar o histórico do paciente em busca de possíveis indícios de distúrbio hemorrágico. Eles podem ser hereditários ou decorrentes do uso de medicamentos que influenciam a coagulação sanguínea.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor

As matérias de Odontologia relacionadas ao sistema tegumentar estudam a pele, maior órgão do corpo humano. São analisadas suas glândulas, estruturas e organização macro e microscópia.

As disciplinas ligadas ao sistema locomotor aprofundam os conhecimentos sobre os ossos. Tais como funções do esqueleto, classificação e tipos de ossos, além de substâncias ósseas. Esse componente da matriz curricular de Odontologia também abrange o estudo dos músculos e articulações de membros superiores e inferiores, boca, dorso e pescoço.

O estudo da anatomia e de alterações nos sistemas reprodutores feminino e masculino também faz parte da grade curricular de Odontologia.

No caso das mulheres, condições como o climatério (ou seja, a fase de transição para o período pós-menopausa) podem impactar a saúde bucal. Nesse período as mulheres estão mais suscetíveis, por exemplo, à osteoporose dos maxilares e diminuição da salivação e da absorção de cálcio.

Quanto ao sistema reprodutor masculino, problemas como a disfunção erétil podem estar relacionados a gengivas inflamadas. As bactérias causadoras da periodontite, entre outras coisas, bloqueiam a produção de enzimas que facilitam a ereção. Aposto que você não sabia dessa!

Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal

Nesta disciplina o aluno de Odontologia vai aprender a utilizar diferentes meios de cultura para bactérias bucais.

Da mesma forma, vai analisar os componentes e propriedades da saliva, avaliar os tipos de microrganismos presentes em diferentes regiões da boca, além de identificar substâncias desmineralizantes presentes em alimentos consumidos no dia a dia (como refrigerantes, café, cerveja, suco de laranja etc.).

Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica

É imprescindível que a grade curricular de Odontologia conte com a disciplina de Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica. É nesta matéria que o estudante vai se familiarizar com técnicas, medicamentos e anestésicos usados em cirurgias exodônticas (de extração de dentes). Ele também vai aprender a realizar biópsias e a lidar com urgências e emergências odontológicas.

Além disso, vai adquirir conhecimentos para analisar radiografias extrabucais e outros exames de imagem, e diagnosticar e tratar lesões na mucosa bucal e identificar fatores de risco para o câncer bucal.

Agora que você já tem uma boa ideia da grade curricular de Odontologia essa carreira ainda é uma boa opção para você?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.