Guia do mercado digital: oportunidades e como se preparar e mais

Vanessa Zampronho
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Ele veio para ficar; o mercado digital traz muitas oportunidades para quem quer prosperar com seu negócio na internet, e há formas de se preparar melhor para ele.

Cada vez mais presente, o mercado digital vem com uma série de facilidades para quem vende e quem compra. As formas de negociação feitas pela internet se tornaram mais seguras e garantidas. E essa modalidade de comércio vem crescendo. Em 2020, segundo estudo do Webshoppers, o faturamento subiu 41%, em relação a 2019.

Soma-se a isso também o fato de ter sido um dos anos mais duros da pandemia do coronavírus, quando muitas lojas tiveram seu funcionamento presencial suspenso. Mas isso não significou prejuízo. Quem investiu nas vendas online, levou vantagem.

Isso não significa que precisa de uma pandemia para aproveitar a oportunidade de alavancar as suas vendas. E não estamos falando somente de produtos físicos. Profissionais de nível superior também têm muito a aproveitar nesse novo mercado. Vamos conhecer mais sobre ele.

Mercado digital: o que é?

Via de regra, é tudo o que inclui compra e venda pela internet. Não há contato físico entre as duas partes, e tudo é intermediado pela rede. Assim, uma loja que vende produtos para costura, por exemplo, pode abrir um site e vender online.

Seguindo esse exemplo, a loja pode tanto criar um site próprio quanto usar marketplaces já estabelecidos. Eles são como grandes vitrines de produtos diversos, e têm a vantagem de oferecer formas de pagamento online e entrega em domicílio.

Praticamente qualquer produto ou serviço pode ser vendido nesses moldes. Até algumas consultas médicas ou com psicólogos podem ser feitas virtualmente. Mas há casos e casos. Nem sempre é possível adquirir determinados produtos online, e é necessário ver ao vivo para se certificar da compra. Da mesma forma, há ocasiões nas quais o médico precisa ver o paciente fisicamente para fazer um diagnóstico.

De qualquer forma, é importante conhecer o mercado digital com mais profundidade. Conhecer seus clientes, seus concorrentes, como se destacar em meio a multidão são algumas dicas. E aí funciona da mesma forma que no mercado presencial. Com várias pessoas trabalhando na mesma área, é necessário pensar em algo para ficar em evidência e fazer a diferença.

É fácil abrir um negócio na internet?

Sim, o e-commerce (comércio digital) apresenta plataformas virtuais bastante robustas e seguras. Assim, é possível ter sua loja na internet com a garantia de que seu produto será entregue, e você receberá o valor cobrado. É a confiança de ambos os lados.

Dependendo do suporte que você utilizar para a venda dos seus produtos, há taxas diferentes que são cobradas dos vendedores. Por exemplo, os marketplaces já oferecem uma estrutura pronta para a venda, com integração com pagamentos virtuais (até o Pix), e a entrega via correios ou entregadores. Elas cobram uma taxa, que pode ser uma porcentagem sobre o valor ou um valor fixo. Vale pesquisar antes para ver qual é a que oferece mais vantagens.

Já os sites próprios precisam de um servidor para serem alocados, e a hospedagem nesse servidor também é paga. As empresas que fornecem esse serviço têm planos adequados para o tamanho da loja. Vale à pena verificar os principais serviços antes de investir.

Como me preparar para o mercado digital?

Embora haja plataformas digitais que são bastante simples para serem usadas, é importante prestar atenção a alguns detalhes. Sempre pense em incluir fotos dos seus produtos: elas chamam mais a atenção dos compradores. É isso que eles olham primeiro, antes mesmo de ver as especificações do produto.

Mas não é qualquer foto. Procure usar fotos bonitas, ilustrativas, que mostrem como o produto é. Fotos embaçadas e com pouca resolução não fazem esse papel. Tem outras coisas também. A linguagem utilizada conta muitos pontos. Uma comunicação simples, mas que tenha as informações mais importantes, ajuda muito o consumidor.

Há uma terceira forma de se preparar, e aí o vendedor pode fazer cursos específicos para a área de mercado digital. O Marketing Digital é um deles. Ele é oferecido na modalidade superior tecnológico, e abre um belo de um leque de oportunidades para o futuro.

O Marketing Digital e o entendimento das necessidades do consumidor

O aluno de Marketing Digital terá contato com uma série de conhecimentos que vai ajudar muito não só na elaboração de sites de vendas. Ele vai desenvolver uma verdadeira estratégia para alcançar o consumidor e mantê-lo fiel à sua marca.

Assim, o curso traz ao aluno aulas sobre marketing de conteúdo, as redes sociais, publicidade digital, buscas no Google, entre outros assuntos totalmente voltados para o mundo virtual. E conhecer essas técnicas ajuda e muito a alavancar o negócio.

Pode ser aquela loja de produtos para costura, da qual falamos antes, como um profissional autônomo que quer divulgar seu trabalho. Podem ser engenheiros, advogados, professores, e até mesmo profissionais de Marketing Digital. O mercado digital é amplo, acolhe todos e é um campo e tanto!

Mercado digital é uma nova área de atuação

Falamos há pouco que o aluno que faz o curso de Marketing Digital ganha uma bagagem bastante completa para atuar no mercado digital. Mesmo que você não tenha uma loja para vender seus produtos, ou não queira abrir uma, a formação profissional vai abrir muitas portas.

Especialmente porque a demanda por profissionais especializados está crescendo. Nem todos os proprietários de lojas têm o conhecimento necessário para entrar no mundo digital. Ou o tempo para se dedicar a isso. Assim, eles vão contar com a expertise de quem já conhece o mercado e pode criar ótimos trabalhos de divulgação dos seus produtos, de forma efetiva, segura e abrangente.

Dessa forma, invista na formação superior para contribuir com o mercado digital. É uma forma de aproveitar a tendência de aumento na procura por compras virtuais. Veja quais são as novidades desse setor, quais plataformas são mais adequadas para cada cliente, e como fazer dessa uma profissão rentável. A tecnologia veio para somar oportunidades para esse mercado e, cada vez mais, ele vem se tornando mais importante para a economia. Aproveite essa onda e se especialize!

Aproveite também e veja o porquê os cursos de Jornalismo e Marketing Digital “dão match”.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.