InícioDicasFormação acadêmicaSaiba quais são os melhores cursos para desenvolvedores

Saiba quais são os melhores cursos para desenvolvedores

Muito se questiona sobre os melhores cursos para desenvolvedores. Afinal, esse é um mercado que cresce muito, e precisa de pessoas qualificadas. Por isso, é importante saber quais formações são mais interessantes.

Confira um guia completo sobre o assunto, e conheça as 7 melhores carreiras para quem quer trabalhar nessa área. Assim, você entende um pouco mais sobre cada uma delas.

Os melhores cursos para desenvolvedores

Há sete opções de curso que estão chamando a atenção. Então, apostar em um deles pode aumentar suas chances de sucesso. A seguir, veja quais são e entenda como atuam no dia a dia.

1 – Arquitetura de dados

É uma ótima opção para quem busca aproveitar todo o processo de evolução digital. Aliás, o legal é que esse profissional é capaz de conseguir emprego em diversas áreas.

Isso acontece porque toda empresa precisa trabalhar com dados. Então, esse especialista precisa estar organizando as informações dentro de um sistema.

Esse é sem dúvida um dos melhores cursos para desenvolvedores. Nele, o profissional pode organizar sites, mídias sociais e a internet em geral. Além disso, ele tem como função estruturar esses dados, de modo que sua presença dentro de um negócio é decisiva.

É um conjunto de atividades muito importantes. Portanto, veja a seguir outras tarefas que esse especialista faz:

  • Gestão e estrutura de dados (como design, criação, análise);
  • Elaboração de modelos e padrões lógicos de dados;
  • Desenvolvimento de estratégia de arquitetura de dados;
  • Organização de dados no âmbito micro e macro;
  • Estabelecer conexões e fluxos de dados;

2 – DevOps

Essa formação permite que o profissional atue no desenvolvimento de softwares nas mais diversas áreas. Além disso, é sua função analisar os programas para que eles sejam sempre otimizados.

Por ser abrangente, esse é um dos melhores cursos para desenvolvedores. Então, as pessoas formadas vão buscar padronizar os processos de TI, e isso inclui desenvolver atualizações, metodologias e estratégias de bom funcionamento de um programa.

Esse tipo de especialista atua também na elaboração de sistemas e na infraestrutura. Os cursos de DevOps mostram o quão flexível é essa área. Portanto, você pode conseguir um emprego em uma empresa de aplicativos. Ou, ainda, pode trabalhar na criação de um site.

São muitas opções para aproveitar o mercado de trabalho. É por isso que ele é um dos melhores cursos para desenvolvedores.

3 – Melhores cursos para desenvolvedores: desenvolvimento mobile

Costuma-se dizer que quem trabalha com desenvolvimento mobile tem que ter duas versões. A primeira é recheada de criatividade, enquanto a segunda busca a resolução de problemas.

O profissional vai atuar em equipe, desenvolvendo aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis. Então, isso pode ser feito por meio de programação nativa ou usando outras linguagens.

Aliás, conheça algumas que estão sempre presentes nessa área:

  • Java;
  • Swift;
  • HTML5;
  • Python;
  • Objective-C.

Funções

Dentro desse contexto, o profissional precisa desempenhar uma série de funções. Sendo assim, veja a seguir quais são elas, e entenda o motivo deste ser um dos melhores cursos para desenvolvedores.

  • Desenvolvimento completo de um aplicativo, sempre levando em conta a experiência do usuário;
  • Pensar na arquitetura, nas ferramentas e recursos que o aplicativo precisa ter;
  • Realizar uma bateria de testes até que o aplicativo esteja pronto para uso;
  • Planejar e organizar as necessidades que o aplicativo em desenvolvimento precisa resolver.

4 – Computação em nuvem

O especialista nessa área vai trabalhar com análises dos indicadores computacionais. Assim, é sua função verificar a estrutura e, também, otimizar os recursos.

A computação em nuvem objetiva garantir que as soluções nesse setor funcionem. Portanto, o profissional sempre vai levar em conta as necessidades dos usuários.

Segurança, desempenho e disponibilidade são grandes questões desses sistemas, e é com isso que o formado na área se preocupa. Como hoje tudo funciona dentro dessa configuração em nuvem, esse é um dos melhores cursos para desenvolvedores.

5 – Melhores cursos para desenvolvedores: ciência de dados

O formando em ciência de dados coleta, transforma e gerencia muitas informações. Aliás, na maioria das vezes, não estão estruturadas, e é o especialista quem as organiza em um modelo viável.

Para ser um bom profissional é necessário ter a capacidade de interpretar os dados. Além disso, é preciso fazer com que eles se comuniquem e gerem um tipo de valor. Afinal, essas informações precisam dizer algo para uma empresa, por exemplo.

Durante sua atuação, o formando nesse ramo vai trabalhar com o que se chama de big data. Isso significa uma grande quantidade de dados, e é necessário entender de inteligência artificial e de negócios.

Como o mundo digital só cresce, esse é um dos melhores cursos para desenvolvedores.

6 – Desenvolvimento Web

Quem atua nesse ramo vai desenvolver sites para a internet e ser responsável por toda a estruturação desse tipo de plataforma.

Isso significa que ele precisa planejar, construir e manter tudo dentro dessa página. Esse tipo de profissional é chamado de web developer, ou programador.

Front-end

O mais interessante é que o formando pode seguir duas áreas de atuação. A primeira delas é o “front-end”, que se destina a quem cuida de toda camada gráfica de um site.

A maior preocupação desse tipo de especialista é a experiência do usuário. Portanto, layout, menus, rodapés, entre outros elementos estão sob seus cuidados.

Já a segunda área é chamada de “back-end”, e no próximo tópico você vai conhecer mais sobre ela. De qualquer forma, esses dois fazem parte da lista com os melhores cursos para desenvolvedores.

7 – Melhores cursos para desenvolvedores: Dev Back-End

O desenvolvedor web back-end é quem vai cuidar do servidor que hospeda um site. Assim, ele garante que os dados enviados para o navegador estejam em ordem. A segurança de dados é algo muito forte nessa vertente do desenvolvimento web.

Escolha sua área

Agora você já sabe como se destacar no mercado de tecnologia. Portanto, quem busca uma carreira na área de tecnologia deve estar atento. Afinal, são muitas opções para escolher.

Veja qual das áreas chama mais a sua atenção e mantenha o foco. Com a graduação correta, você conseguirá trilhar uma carreira de sucesso: basta ter determinação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.