InícioGraduaçãoMedicinaHá pré-requisitos para cursar Medicina?

Há pré-requisitos para cursar Medicina?

A existência de pré-requisitos para cursar Medicina é um assunto muito procurado pelos estudantes. Isso porque muitos deles querem saber como se preparar ao máximo para ingressar nessas faculdades tão concorridas.

Existe pré-requisito para cursar Medicina?

Os cursos não exigem nada a mais para que os alunos consigam suas vagas. Mas, como essas têm um alto grau de competição, é preciso se preparar e desenvolver certas habilidades de estudo.

Seu intuito deve ser conseguir se organizar e criar disciplina. Deste modo, você terá facilidade para verificar os assuntos importantes antes das provas e exames de admissão. Além disso, quando entrar na graduação, isso o ajudará a se sair bem.

Para conquistar essas características, é importante se preparar. Então, abaixo estão algumas dicas do que fazer. Com elas você irá se preparar para atingir os melhores níveis e conseguir seus objetivos.

Como é o curso de Medicina no Brasil?

Quem deseja entrar na universidade de Medicina irá enfrentar uma jornada longa e com muito trabalho. Assim, a seguir, há uma breve análise de como funciona o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no país.

Para se tornar médico, é preciso se formar como bacharel na área. O tempo mínimo para isto é de seis anos e, depois disso, o profissional deve se registrar no Conselho de Medicina de seu estado para exercer a função.

Não há nenhum pré-requisito para cursar Medicina que envolva conhecimentos específicos. Mas, saber a grade curricular é um ponto positivo, já que ela é dividida em três ciclos:

  • Básico;
  • Clínico;
  • Internato.

As disciplinas são variadas e usam muito conteúdo básico de Matemática, Biologia, Física e Química. Dessa forma, algumas das principais matérias do curso são:

  • Parasitologia;
  • Reprodução humana;
  • Imunologia;
  • Bioquímica;
  • Citologia;
  • Genética;
  • Psicologia médica;
  • Saúde da criança e do adolescente.

Áreas de atuação profissional

Depois de concluir a graduação, o médico pode atuar no setor público ou privado. Do mesmo jeito que em outras faculdades, existem especializações para quem deseja trabalhar em áreas específicas. Conheça algumas:

  • Cirurgia Geral;
  • Pediatria;
  • Otorrinolaringologia;
  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Anestesiologia;
  • Radiologia;
  • Medicina do Trabalho;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Cirurgia Plástica;
  • Oftalmologia;
  • Medicina Intensiva.

Os salários são diferentes em cada uma das funções, mas o estudante em residência recebe cerca de R$ 2.3000. Já a média salarial dos médicos especialistas gira em torno de R$ 16.000.

Como se preparar para o vestibular de Medicina?

Para entrar nos cursos de Medicina, é preciso passar por um vestibular. Porém, a vaga é uma das mais concorridas e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem a maior nota de corte.

Com a alta procura, os alunos devem se preparar para conquistar as melhores notas. Assim, os pré-requisitos para cursar Medicina é saber como passar nos testes e conquistar a chance de se formar.

Abaixo estão as dicas que precisam ser seguidas para que o seu desempenho seja o melhor. Dessa forma, leia o conteúdo e procure colocar em prática na sua rotina de estudos.

Tenha uma rotina

O primeiro ponto a se destacar é a necessidade de ter uma rotina para aprender. Defina horários para ler, assistir vídeos, revisar conteúdos e resolver exercícios. Procure se organizar com o seu tempo para ver sobre os principais conteúdos dos vestibulares.

Para facilitar seu cotidiano, tenha um local adequado, com uma mesa e boa iluminação. Além disso, sua cadeira tem que ser confortável para que a sua postura fique adequada e você não tenha problemas com dores.

Estabeleça metas

Quem quer alcançar bons resultados precisa saber onde deseja chegar e se organizar para isso. Então, defina metas e prazos para chegar até elas, assim poderá concluir todos os seus estudos.

Uma boa forma de fazer isso é montar um cronograma definindo o que estudar a cada dia. Assim, você saberá como conduzir a sua rotina para se manter dentro das datas que estabeleceu. A seguir estão dicas mais de como agir para alcançar esses objetivos.

O que fazer para ter os pré-requisitos para cursar Medicina

Não existem pré-recursos para cursar Medicina que sejam definidos pelas faculdades. Mas, para se sair bem nas provas, é crucial uma boa noção de todo o conteúdo que pode cair. Veja alguns métodos para conseguir isso.

Resolva os exercícios

Para saber que o assunto está bem gravado tente refazer questões que já foram dadas em anos anteriores. O Enem, por exemplo, disponibiliza as provas que já foram dadas e seus gabaritos no seu site.

O hábito vai permitir que você se familiarize com o estilo das questões apresentadas no teste. Dessa forma, você entende os conceitos e fica mais confiante para resolver as questões futuras.

Gerencie seu tempo

Não prolongue seus estudos por muitas horas sem pausas, isso irá te cansar e não será produtivo. Mas, faça um plano que não te permita procrastinar.

Analise seu cotidiano e crie uma rotina que aproveite o tempo entre aprender e outras atividades. Também é importante descansar direito, se alimentar bem e fazer algum tipo de exercício físico.

Veja os assuntos que mais caem

Existem certos conteúdos que são cobrados todos os anos, então analise as provas passadas e estude-os. Isso irá te fazer entender bem algumas questões e, de certa forma, garantir pontos nelas.

Diversifique seus meio de estudar

Procure dividir seus estudos entre vídeos, resumos, redações e exercícios. Seu cérebro precisa receber estímulos diferentes para gravar melhor as informações. Então, descubra os que funcionam melhor para seu estilo de estudo e os misture.

Como lidar com os pré-requisitos para cursar Medicina

Os estudantes sofrem uma forte pressão nas épocas de vestibular para conseguir boas notas. Assim, mesmo sem pré-requisitos para cursar Medicina muitos alunos definem metas complexas para atingir os resultados.

É importante cuidar da sua saúde para que consiga se dedicar sem causar danos mentais. Portanto, coma itens saudáveis e descanse em períodos regulares para conseguir se recuperar dos períodos de estudo. Isso porque dormir bem ajuda você a:

  • Regular o humor;
  • Melhorar a concentração;
  • Aumentar a disposição.

O bem-estar mental tem que ser priorizado, pois doenças como ansiedade e crises são comuns nessa fase. Então, tome os cuidados para lidar com essas questões e, caso precise, procure um psicológico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.