Habilidades valorizadas e exigidas de um profissional de Administração

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.

Crédito: Foto de Jopwell, no Pexels.

De antemão, o profissional de administração é uma peça chave. Indispensável em qualquer organização. Ele é o responsável por boa parte do sucesso das empresas e organizações. Por isso, logicamente, compete a ele muitas responsabilidades. Logo, surge a dúvida: quais as habilidades mais valorizadas e exigidas pelo mercado ao profissional de Administração?

Seja uma padaria ou uma multinacional, ambas tem em comum a necessidade de um administrador. A experiência desse profissional é vasta, ou seja, pode atuar em várias áreas.

Ainda mais, engana-se quem intitula administração como o curso de quem não sabe o que estudar. Atualmente, os jovens estão ingressando em sua carreira na graduação justamente nos cursos de administração.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

O motivo é simples e importante. Essa área tem crescido diariamente, tornando assim uma profissão com maiores oportunidades para o mercado de trabalho.

Contudo, os especialistas em recrutamento e seleção estão optando por contratar profissionais mais organizados e que tenham a capacidade de organizar a parte financeira da empresa. Sendo assim, há diversas habilidades mais valorizadas e exigidas pelo mercado aos profissionais de administração

O curso de Administração tem duração de 4 anos e conta com uma grade bem diversificada. É possível durante os 8 semestres, o aluno ter conhecimento em administração de empresas, marketing e finanças. Bem como em técnicas de RH como, folha de pagamento e cálculo de salários e ainda recrutamento e seleção.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Ainda mais, olhando para os salários, um administrador em começo de carreira pode ganhar R$2 mil, esse salário após a graduação pode chegar a mais de R$4 mil.

Habilidades necessárias para ser um excelente profissional 

À primeira vista, o profissional precisa ser analítico e ter familiaridade com a área de exatas. Além do mais, é necessário ter voz ativa. Muitas vezes o administrador é visto como alguém importante dentro da empresa, da qual é procurado para a solução de problemas mais sérios.

Antecipadamente, as habilidades incluem desde técnicas de estratégias até a comunicação clara e persuasiva. Você pensa em ingressar em seguir carreira na área? Então veja quais as habilidades mais valorizadas e exigidas pelo mercado ao profissional de Administração.

Estratégia

Primeiramente, você precisará ter estratégias para solucionar problemas ou empecilhos que apareçam no dia a dia. Dessa maneira, preparar a organização para que esses problemas não se tornem futuros.

Com isso, você terá que criar opções para o crescimento da empresa. Bem como saber colocar em prática um plano de negócio eficiente é uma habilidade fundamental.

Comunicação clara e persuasiva

De antemão, saber se comunicar  é a chave para qualquer profissional ter o destaque merecido. A comunicação estará presente em reuniões, apresentações, entrevistas e principalmente em rotinas diárias dentro da empresa.

Sendo assim, é necessário saber se expressar de forma clara e objetiva. A interação para uma melhora na produtividade é também um ponto importante. Manter contato com os funcionários é essencial para que eles saibam que terão um apoio quando for preciso. 

Facilidade para tomar decisões difíceis

Assim como todas as profissões, a difícil fase de tomar decisões existe na administração. Aqui, o profissional terá que escolher caminhos que podem ser bem significativos para todo o resto.

Um administrador que sabe lidar com a crise, consegue se reerguer com facilidade. Saber lidar com gestão de risco é imprescindível para evitar possíveis situações que possam prejudicar o ambiente de trabalho.

Saber negociar

Desde já, um bom administrador precisa realizar com excelência boas negociações. É preciso identificar o que a empresa precisa e assim colocar em prática, aquilo que fará ficar à frente dos concorrentes.

Trabalhar em equipe

É importante desenvolver a capacidade de trabalhar em harmonia com outras pessoas. Geralmente, profissionais que não demonstram essa habilidade não são aceitos pelos seus superiores. 

Ainda mais, trabalhar bem em equipe é essencial para a boa convivência e sucesso dos projetos. Ter espírito de equipe fará você crescer em qualquer ambiente profissional. Uma equipe pode destacar vários talentos.

Desenvolvimento de pessoas

Como dito anteriormente, o administrador é visto como alguém importante dentro do ambiente de trabalho.

Ainda assim, o profissional de administração depende de outros funcionários para alcançar suas metas e objetivos dentro da instituição.

Dessa maneira, é preciso ter habilidades para desenvolver e incentivar os funcionários. Motivá-los para que eles tenham sede de entregar um trabalho com excelência é o fator principal.

O administrador precisa mostrar o que precisa, ensinar se necessário, incentivar aquele funcionário a não desistir e dar todo apoio necessário, antes, durante e depois.

No final, os resultados serão alcançados e todos terão feito parte do processo. Lembre-se, elogie seu colaborador por um trabalho bem-feito.

Como saber se eu tenho perfil de administrador?

Agora que você já sabe quais as habilidades mais valorizadas e exigidas pelo mercado ao profissional de Administração, deve estar se perguntando: “Eu tenho o perfil?”. 

Qualquer pessoa pode se graduar em Administração, desde que tenha vontade de aprender e não desista nas primeiras dificuldades. Ademais, algumas características de perfil devem ser levadas em consideração para que o profissional se destaque.

Afinidade com a área de humanas

Mesmo trabalhando com números, um administrador precisa compreender o comportamento humano.

Ainda mais, um breve conhecimento em marketing, sociologia e relações de trabalho fazem parte dessa afinidade. Como muitos irão trabalhar em equipe, é importante saber motivar e preparar grupos, orientando e auxiliando em novos desafios.

Conhecimentos com matemática

Antecipadamente, é indispensável gostar de contas e saber realizar análises e fórmulas matemáticas. Você será responsável por administrar todo o lucro da empresa avaliando as necessidades para o crescimento.

Nesse sentido, a estatística é a responsável por toda área administrativa. Inclusive, você terá essa matéria na sua grade de ensino.

Responsabilidade social

Nem só de contas vive um administrativo. Saber lidar com as pessoas e ter compromisso com o ambiente de trabalho é fundamental para uma boa convivência.

Ainda mais, a sustentabilidade, meio ambiente e direitos humanos, são ideias que fazem parte da responsabilidade social. Afinal, toda empresa carrega a responsabilidade dos seus atos.

Boa formação

Além dos conhecimentos técnicos, se não obtiver uma graduação não é possível ser considerado um administrador.

O estudo é o início para qualquer carreira profissional. Não se esqueça de escolher uma universidade característica de boas formações.

Uma dica é a Academia Tech, do grupo Kroton, com cursos tecnólogos e bacharel você consegue escolher o melhor para o seu perfil, e principalmente, irá estudar em faculdades renomadas e que irão agregar seu currículo de forma positiva.

Proatividade

Um perfil administrador nada mais é do que aquele que não se acua com dificuldades. Planeje, organize e comande sem esperar outras pessoas.

Lembre-se que não existe administrador preguiçoso. Demonstre flexibilidade e facilidade de se adaptar e resolver qualquer situação. Tome a iniciativa. Dessa forma, você terá um futuro brilhante e será um administrador de sucesso.

Decidido a encarar o incrível mundo da administração? Então continue lendo para descobrir os maiores desafios da faculdade de Administração. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.