InícioDicasMercado de trabalhoHora de migrar de área: por onde começar?

Hora de migrar de área: por onde começar?

Trocar, mudar, migrar de área é para alguns profissionais uma missão impensável.
A grande maioria das pessoas têm receio de grandes mudanças. Isso é algo natural. Embora sejamos constantemente incentivados por todos os suportes de mídia a fazer quaisquer sacrifícios por nossos sonhos, e para alcançar a felicidade pessoal e profissional, na prática somos ensinados desde a mais tenra idade a buscar pela estabilidade. Logo, somos estimulados a tomar decisões assertivas e de forma cada vez mais precoce.
Sendo assim, muitas vezes a decisão prematura por uma carreira pode acabar se tornando um problema maior na vida de um profissional com anos de experiência ou mesmo na de um jovem estudante. Seja qual for a circunstância, a insatisfação com a carreira pode estar tirando o seu sono. Por isso, caro leitor, para te auxiliar em sua reflexão a respeito da possibilidade de uma mudança de área, e principalmente, ajudá-lo a dar inicio a esta transformação, te convidamos a continuar conosco nesta leitura!

O que considerar antes de migrar de área?

Não é muito difícil reconhecer a insatisfação com uma certa área. Contudo, este descontentamento precisa ser bem avaliado. Isso porque, muitas vezes, este sentimento de frustração pode estar relacionado não necessariamente com a área em si, mas com as condições de trabalho. Gestores despreparados, baixa remuneração, ausência de um plano de carreira, desvalorização da função e outros fatores do tipo podem desestimular um profissional.

No caso dos estudantes, pode ser que determinada disciplina de um curso superior seja menos interessante que outras, ou ainda que encontre dificuldades com algum conteúdo específico. No entanto, é imprescindível pesar bem os prós e contras. Reflita se de fato o curso todo não lhe interessa mais, ou se  apenas um aspecto pontual.

O constante desinteresse pelo trabalho, a falta de paixão pela profissão, o estresse constante que envolve ir trabalhar ou estudar todos os dias somados à convicção de que optar por uma nova área é a melhor opção são bons indicadores de que pode ser a hora de dar aquele 360º na carreira. Se esta for a sua decisão, bora conhecer alguns caminhos possíveis?

Prepare-se para a mudança de horizonte

Se a sua decisão de mudança já foi tomada, é hora de arregaçar as mangas! Sendo assim, você precisará investir pesado em conhecimento e qualificação. Voltar a estudar é o primeiro passo a ser dado. Caso a sua escolha seja por uma área completamente distinta da atual, inicie um curso superior tradicional. Procure uma instituição de ensino e conheça as possibilidades que mais se adequam a suas demandas.

As faculdades disponibilizam soluções para as necessidades mais variadas. Entre elas:

Graduação tradicional: direcionada a estudantes que buscam por uma formação profissional robusta;

Segunda graduação: para pessoas que já possuem o ensino superior e desejam dar inicio em uma nova formação;

Formação pedagógica– direcionada a profissionais que já concluíram uma graduação e que optam pela carreira de docente

Conheça mais a respeito de cada uma das modalidades de graduação clicando aqui

Alguns profissionais optam por continuar na mesma área de atuação até concluírem o novo curso e se sentirem seguros para ingressarem na profissão escolhida. No entanto, outros decidem fazer esta transição de forma mais precoce.  Programas de estágios, de trainee, ou mesmo oportunidades na mesma empresa de atuação são opções interessantes. É uma prática relativamente comum nas empresas o ingresso de profissionais com “superior cursando”, ou seja, com a formação em andamento. Sendo assim, este pode ser um caminho possível para aqueles que preferem ser mais cautelosos durante a transição de área profissional.

Familiarize-se com sua nova escolha

Muitas vezes criamos expectativas exageradas a respeito de certas profissões. É aquela famosa expressão popular: “a grama do vizinho sempre parece mais verde!” Desta forma, antes de optar por determinada carreira, certifique-se de estar bem informado a respeito das possibilidades de atuação. Não se deixe seduzir por modismos. Procurar uma ajuda profissional nesta circunstância poderá ser muito proveitoso também. Considere um consultor de carreira, um psicólogo, faça testes vocacionais, visite feiras de profissão. Enfim, embora estas atitudes pareçam ser mais adequadas a um jovem as vésperas do vestibular, lembre-se que você também estará começando em uma nova empreitada.

Será preciso adotar uma postura de humildade diante da sua nova condição. Afinal, ainda que você seja muitíssimo experiente, que tenha muita propriedade em sua antiga profissão, em uma nova carreira será apenas um iniciante. É óbvio que uma vivência anterior poderá ser aproveitada durante a sua formação, já que você trará consigo toda uma bagagem. Mas equilibre bem suas expectativas e prepare-se também emocionalmente para esta transformação de vida. Toda ajuda será bem vinda ao migrar de área!

Capriche no networking

É provável que um profissional com algum tempo de experiência já possua uma rede de contatos profissionais. Muito tem perfis no LinkedIn e contatos pessoais com outros trabalhadores. Todavia, para quem deseja migrar de área, é muito interessante agregar pessoas que possam auxiliar nesta transição. Invista no relacionamento com professores, colegas de curso, recrutadores, enfim, aproxime-se daqueles que podem viabilizar seu ingresso em uma nova profissão. Mas atenção! Não adianta sair por aí convidando um monte de gente para o seu LinkedIn sem o menor propósito ou estratégia.

Confira o artigo: “Entrei na faculdade: devo criar um perfil no LinkedIn”

Por fim, muna-se de muita coragem e não tenha medo de dar esse passo. O receio de mudar de área pode ser grande, e é compreensível. Afinal. ele envolve muitos fatores e afeta diretamente todos os aspectos de nossa vida pessoal e familiar. Pode ser que durante esta mudança você encontre algumas dificuldades em seu caminho. Contudo, permanecer em algo que não lhe trás a menor satisfação pode ser muito frustrante. Faça a mudança com responsabilidade e muita preparação, assim os riscos se minimizam e o sucesso é só uma questão de tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.