InícioGraduaçãoCiência de DadosInteligência de Mercado e Análise de Dados EAD: tudo o que você precisa saber

Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD: tudo o que você precisa saber

A área de tecnologia cresce cada vez mais, se mostrando uma área muito estável, mesmo diante de diversas crises. De maneira geral, a tecnologia mudou a vida de todos, novas formas de negócios surgem diariamente, novas redes sociais viralizam, novas plataformas de streaming são lançadas. Enfim, a lista é longa e ela não para de crescer.

Dessa maneira, o mercado se torna cada vez mais competitivo, as empresas buscam diariamente novas formas de se manterem relevantes e, especialmente, à frente de seus concorrentes. Afinal, elas precisam antecipar tendências e entender muito bem o seu público alvo. Assim, ela consegue oferecer produtos e serviços inovadores.

Porém, isso não é uma tarefa nada fácil, as empresas devem formular estratégias extremamente assertivas para alcançar um sucesso competitivo. Nesse sentido, para tomar grandes decisões, as empresas precisam analisar um grande volume de dados e interpretá-los da maneira correta. Em resumo, os dados coletados são fundamentais na criação de planos e táticas competitivas de mercado. Então, nesse contexto, a área de inteligência de mercado e análise de dados vêm ganhando cada vez mais força, tornando-se dois setores essenciais para o sucesso competitivo das empresas.

Portanto, se você quer entrar no mundo da tecnologia, descubra mais sobre o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD! 

O que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Antes de tudo, é necessário entender o conceito de inteligência de mercado e análise de dados. Nesse sentido, esses dois conceitos podem ser parecidos, mas não possuem o mesmo significado.  São duas áreas complementares e que devem trabalhar sempre juntas.

Em resumo, a inteligência de mercado é um sistema tecnológico que utiliza dados para a realização de relatórios e análises em tempo real. Sendo assim, é possível ter acesso em tempo real a dados e conteúdos, o que permite que decisões corretas sejam tomadas. Portanto, alguns exemplos de informações analisadas são: o comportamento de compra dos consumidores, resultado de vendas,  o comportamento da concorrência, entre outros. 

Já a análise de dados é um processo de coleta de dados não organizados e que precisam ser compilados de maneira estruturada. Sendo assim, com esses dados, os profissionais dessa área conseguem realizar estudos e gerar resultados. Os tipos de dados são diversos, podendo ser e-mails, documentos, planilhas, entre outros. Além disso, há grandes ferramentas que são essenciais na análise de dados, são elas:

  • SAS;
  • R;
  • Python;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Orange.

Bom, já deu para perceber o quão essas duas áreas são interdependentes, não é mesmo? Por isso, é muito comum encontrar cursos profissionalizantes e especializações que focam nessas duas áreas.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

Para aqueles que querem seguir na área de inteligência de mercado e análise de dados, não existem cursos do tipo bacharelado focados nela. Então, o que é muito comum, são pessoas realizarem cursos tecnólogos, especializações, pós-graduações ou, até mesmo, MBAs. Dessa forma, uma modalidade que além de ser muito vantajosa, vem ganhando cada vez mais espaço, é a graduação tecnológica de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD.

O curso é do tipo superior e busca formar profissionais com amplo conhecimento em sistemas computacionais e banco de dados. Durante a graduação, os alunos irão desenvolver habilidades e competências necessárias para mineração de dados (data mining), prospecção de dados desestruturados, identificação de tendências dos mercados, coordenação de equipes, entre outras.

O objetivo do curso 

O objetivo principal do curso Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD é formar profissionais 100% preparados para o mercado de trabalho e estarem aptos para atuarem em qualquer empresa. Sendo assim, ao finalizar a graduação tecnológica, os alunos conseguirão:

  • Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
  • Realizar estratégias para tomada de decisões;
  • Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
  • Desenvolver pensamento estratégico;
  • Criação de relatórios e dashboards;
  • Saber utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.

Como é o curso?

O curso tecnólogo de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD é oferecido 100% na modalidade a distância. Em outras palavras, os alunos possuem acesso a um portal onde é possível ter acesso às aulas gravadas e conteúdos complementares. Além disso, durante toda a graduação, os alunos recebem apoio de professores e tutores, sendo possível tirar dúvidas por meio de mensagens, na sala do tutor ou no fórum das disciplinas. 

Sendo assim, a realização de uma graduação a distância é extremamente vantajosa para aqueles que possuem um dia a dia bem corrido. Dessa forma, é possível conciliar as aulas e trabalhos com a agenda de cada pessoa, sendo uma modalidade super flexível de realização ao longo dos semestres. Afinal, é possível fazer tudo de casa. No entanto, para poder realizar as provas presenciais, é necessário ir até à instituição de ensino.

Grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

Por ser uma graduação tecnológica, a duração do curso é inferior daquelas do tipo bacharelado. Portanto, o desenvolvimento do curso envolve entre quatro ou cinco semestres, ou seja, podendo ser concluído em até dois anos e meio. Ao finalizar a graduação, o estudante recebe a certificação de tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Conheça as principais disciplinas:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Projeto de Software;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Data Mining;
  • Engenharia de dados;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
  • Fundamentos de Machine Learning;
  • Banco de Dados em Nuvem;
  • Web Analytics.

Quais são os equipamentos necessários para estudar Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD?

Essa é uma dúvida bem frequente para aqueles que desejam fazer qualquer faculdade ou curso EAD. Porém, pode ficar tranquilo que você não precisará de muitos equipamentos para começar o curso. Em resumo, você só precisa de um computador ou um equipamento semelhante (tablet, celular, etc), e acesso a uma rede de internet.

Além disso, não há nenhuma especificação mínima ou obrigatória para o tipo de computador. Em outras palavras, você deve somente conseguir acessar o portal da faculdade EAD e realizar todas as atividades necessárias, independente da qualidade do seu equipamento. 

Você também deve adquirir outros tipos de utensílios, como cadernos, agendas, calendários, lápis, borracha, lapiseira, entre outros. Lembre-se que cada faculdade possui as próprias regras e exigências. 

Onde estudar Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD? 

Bom, como dito acima, não há graduação do tipo bacharelado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, visto que é muito comum pessoas que já possuem uma graduação realizarem um curso técnico, uma pós-graduação ou, até mesmo, um MBA. Porém, há instituições de ensino que já oferecem o curso tecnólogo nesta área tão promissora. Sendo assim, instituições como a Anhanguera ou Unopar já possuem essa graduação em seu catálogo.

E aí? O que achou da graduação tecnológica de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD?

Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você, confira:

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

Arquitetura de Dados: tudo sobre essa profissão

O que é Ciência de Dados?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.