Kit acadêmico odontológico: veja tudo que você vai precisar após o curso

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

O kit acadêmico odontológico faz parte da lista de materiais da graduação em Odontologia. Afinal, ele é usado na maioria dos tratamentos e na atuação profissional.

A escolha pode ser desafiadora para quem está começando. Veja a seguir como essa missão não é tão difícil quanto parece.

O que é kit acadêmico odontológico?

Apesar do nome, tanto estudantes como profissionais usam esse conjunto de instrumentos. Isso porque ele é essencial em vários procedimentos, como remover cáries ou polir dentes provisórios.

Quem está iniciando Odontologia e não conhece esses itens fundamentais pode ficar confuso. Mas, para entender melhor o que é o kit acadêmico odontológico, basta identificar as peças. Portanto, aqui você encontrará tudo sobre cada uma delas.

O que vem no kit acadêmico odontológico?

Ter bons instrumentos que vão te acompanhar durante o curso e depois dele é crucial. Por isso, conheça os itens e suas funções para realizar uma boa escolha. Dessa maneira, saiba que o kit deve ter: micromotor, peça reta, contra-ângulo e turbina extra-torque.

Além das ferramentas, a maioria das marcas inclui outras coisas importantes. Então, o kit acadêmico odontológico costuma vir com maleta para transporte e óleo lubrificante. Mas, confira sempre o selo de produto original, já que imitações são comuns.

Micromotor

Nada mais é do que um motor que aciona outras peças. Ou seja, em sua ponta se encaixam outros itens como o contra-ângulo.

Funciona com um compressor de ar e faz um ruído característico. Então, é um dos típicos sons que ouvimos na clínica de dentista. Isso porque é uma das ferramentas mais utilizadas, já que dá suporte a outras.

O uso constante faz com que o micromotor precise de lubrificação várias vezes ao dia. Além disso, é preciso mantê-lo limpo. Portanto, certifique-se de que o modelo é fácil de higienizar, sem relevos ou desenhos.

Peça reta

Equipamento de metal que possui duas partes: conexão e corpo. Ainda, seu material deve ser resistente e estável. Enfim, os modelos mais comuns são:

  • Angulada;
  • Multiplicadora;
  • Reta curta;
  • Reta longa;
  • Angulada multiplicadora.

Contra-ângulo

Outra ferramenta essencial do kit acadêmico odontológico. Afinal, ela é muito útil em procedimentos que envolvem perfuração e desgaste. No entanto, esse item é delicado e precisa de manutenção e transporte adequados.

Há vários modelos que cumprem diferentes funções. Então, se você está iniciando, não se preocupe em comprar todos de uma vez. Conforme for evoluindo, você pode adquiri-los ao longo dos anos.

Turbina de extra-torque

Caneta ou motor de alta rotação são outros nomes para o mesmo aparelho. Da mesma forma que o micromotor, ela faz um barulho fácil de reconhecer. Isso porque é o ruído que faz muita gente ter medo de dentista.

Apesar de também funcionar com ar comprimido, ela tem mais rotações. Assim, a turbina de extra-torque necessita irrigação para evitar a geração de calor.

Como escolher o kit acadêmico odontológico?

Para fazer uma compra acertada, vários fatores devem ser considerados. Dessa maneira, pesquise marcas, modelos e tudo sobre ergonomia. Além disso, adquira seu kit acadêmico odontológico em lojas físicas ou virtuais de confiança.

Design ideal

Ao longo dos anos, o profissional dessa área pode sofrer algumas lesões. Logo, é importante considerar as alternativas que mais se ajustam ao corpo. Então, considere tamanho e peso também.

Por outro lado, os modelos mais lisos são as melhores opções. Afinal, eles são mais fáceis de limpar em comparação com aqueles com muitos detalhes.

Encaixe mais prático

Trocar as brocas da turbina de extra-torque pode ser uma ação cotidiana na Odontologia. Portanto, tenha em mente que essa precisa ser uma tarefa fácil. Ou seja, há dois modelos de encaixe disponíveis no mercado, manual e push button.

Manual

Como o próprio nome diz, nesse tipo de encaixe a troca é feita manualmente. Ainda, necessita de um acessório chamado saca-brocas.

Push button

Esse modelo é muito mais prático porque dispensa o uso de outros elementos. Nesse caso, basta apertar um botão para fazer a troca de brocas.

Alta precisão

Você precisará investir um pouco mais no kit acadêmico odontológico que seja altamente preciso. Mas, nada de economizar nesse quesito! Isso porque a precisão dos aparelhos ajuda a desenvolver a sua habilidade manual.

Menos ruído

Tem muita gente que se assusta com o “barulho do dentista”. Por isso, escolha canetas com rolamento cerâmico. Além de gerar menos ruído, elas duram mais tempo.

Cuidados

É essencial investir em bons equipamentos de trabalho. Porém, para usá-los por mais tempo é preciso ter alguns cuidados. Portanto, veja a seguir quais os principais:

  • Primeiro, leia o manual e siga as instruções à risca;
  • Sempre transporte seu kit acadêmico odontológico na embalagem original;
  • Lubrifique os itens sempre que for usar e antes de fazer a esterilização em autoclave;
  • Realize a manutenção preventiva segundo o que diz o fabricante.

Seguindo esses hábitos, é possível oferecer biossegurança em cada procedimento. Além disso, você garante que os aparelhos vão te acompanhar por muitos anos. Dessa forma, a compra valerá mais a pena.

Quanto custa um kit acadêmico odontológico?

Os melhores kits custam, no mínimo, R$ 2000. Portanto, desconfie de preços muito mais baixos que esse. Isso porque existem muitas imitações no mercado, que não têm a mesma qualidade dos oficiais.

Por fim, adquira seus equipamentos em lojas confiáveis, sejam virtuais ou físicas. Caso contrário, você corre o risco de receber uma cópia e não os aparelhos originais. Nesses casos, o barato pode sair muito caro.

Lembre-se que comprar um kit acadêmico odontológico é um investimento na sua carreira. Então, compre produtos originais, de marcas renomadas. Assim você garante que ele vai te acompanhar durante toda a graduação.

Escolha o melhor kit acadêmico odontológico para você

São muitos fatores a se considerar. Por isso, separe um momento para pesquisar a opção que atenda melhor às suas necessidades. Afinal, você não pode deixar de comprar o kit acadêmico odontológico.

Fazer a escolha certa sem saber muito sobre o assunto pode ser difícil. Então, consulte seus colegas, professores ou especialistas que você conhece. Da mesma forma, busque resenhas de cada marca e modelos para ter opiniões diferentes.

No fim, todo esse processo valerá muito a pena. Depois, com seu kit acadêmico odontológico em mãos, você poderá aproveitar todas as aulas práticas. Além disso, essa compra é mais um passo importante na sua carreira na Odontologia.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.