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Marca pessoal: comece a desenvolver a sua na graduação

A marca pessoal é aquilo que nos diz quem somos e quais são os nossos propósitos. Esse conceito, apesar de parecer clichê, tem adquirido enorme importância na atualidade. Isso acontece porque, cada vez mais, o capital humana é um elemento valorizado dentro do mercado profissional e dos ambientes de estudo.

Para falarmos de um modo geral, é a marca pessoal que oferecerá os contornos da identidade de um indivíduo. Isso significa que será ela que fará com que as pessoas associem determinadas qualidades e atributos pessoais a você. E num cenário onde muitas pessoas carecem de originalidade, ser alguém autêntico pode ser uma excelente maneira de criar uma percepção positiva ao seu entorno.

Você certamente já ouviu falar que irmãos gêmeos são a cópia genética um do outro, certo? Mas ainda que gêmeos possam compartilhar o mesmo código genético, cada um deles é totalmente único. E, não, isso não é um lugar comum. Para ficarmos apenas com alguns exemplos, irmãos gêmeos não têm a mesma impressão digital, nem o mesmo padrão de íris, tampouco a mesma assinatura!

E isso tem tudo a ver com marca pessoal. Afinal, os aspectos mais subjetivos de uma pessoa é o que a torna diferente das outras. Mas nesse contexto, não basta apenas se diferenciar, mas desenvolver traços e habilidades que inspirem confiança nos ambientes em que se convive.

Em uma matéria publicada pelo jornal ‘O Globo’, consta o fato de que, em momentos de crise e instabilidade, trabalhar a própria imagem é uma maneira não só de proteger-se, como também de destacar-se. Nesse sentido, a marca pessoal é mais importante do que nunca.

Ficou curioso para saber mais? Então acompanhe a leitura para saber como desenvolver a sua marca pessoal e como ela pode ser útil na graduação.

O que nos torna únicos?

Conforme mencionamos anteriormente,  a marca pessoal define um conjunto de traços que nos torna únicos e distintos entre os demais. Ela inclui alguma projeção singular da nossa personalidade, gostos, preferências, modos de interagir, reagir às mais diversas situações. Mas você sabia que uma marca pessoal é tanto algo que nasce com você, quanto algo que você pode desenvolver e aprimorar?

Pode-se dizer que a marca pessoal é um traço que nos distingue, que nos torna únicos e reconhecíveis. Por isso, muitas vezes ela coincide com a primeira impressão que os outros têm de nós.  E para obter maior controle sobre isso, é recomendável que a pessoa tenha seus próprios posicionamentos. Ou seja, que ela comunique seu valor de forma prioritária e engajada. Isso implica que você é alguém experiente e que tem autoridade naquilo que deseja comunicar.

Dessa forma, no que se refere ao contexto da graduação, é válido dizer que os estudantes que começam a desenvolver suas marcas pessoais antes tendem a beneficiar-se no futuro, quando negociarão vagas de emprego mais competitivas. Logo, pode-se afirmar que a marca pessoal é o que tornará você alguém com perfil mais adaptado àquilo que se exige dos profissionais do mercado mais atual.

Nesse caso, experiência é a chave de ouro! Quanto antes se inicia no projeto de desenvolvimento da marca pessoal, mais avançado o estudante estará. Pois experiência é algo que só se adquire com o tempo. Valores como maturidade e proatividade não podem ser comprados ou adquiridos de modo artificial. É somente vivendo que se pode obtê-las. Entretanto, há alguns caminhos que podem aproximar os estudantes dessa vivência. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

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A importância da marca pessoal

Para darmos sequência ao assunto, é importante pensarmos que, de fato, é comum nos preocuparmos com o que os outros pensam a nosso respeito. Mas, sem querer dar gatilho em ninguém, podemos pensar sobre isso de outra maneira. E se, ao invés de fantasiar sobre “o que os outros devem estar pensando sobre mim”, você pensasse: “Que traços da minha personalidade eu projeto entre aqueles com quem convivo?”.

A resposta pode te surpreender! E ela pode de dar boas pistas sobre como você têm gerido a sua marca pessoal…Isso não significa deixar de ser quem se é, mas iniciar a caminhada para apresentar ao mundo sempre a melhor versão de nós mesmos.

Nesse caso, você estará mais focado em encontrar os seus próprios diferenciais. Mesmo porque, quando estamos pensando no que os outros pensam, perdemos a atenção em nós mesmos. E a marca pessoal não é sobre os outros, é sobre você!

Na graduação isso também vale. Pois é somente desenvolvendo as suas habilidades, e buscando definir seus próprios parâmetros de qualidade, que será possível crescer e desenvolver. Por isso, ter paciência e honestidade são atitudes que te levarão além! É preciso compreender que entender quem somos é um projeto a longo prazo. O que você pode fazer para ajudar é expor-se a situações que te ofereçam um leque rico de experiências. Integrar grupos de pesquisa, fazer trabalho voluntário ou estágios profissionalizantes são exemplos de ambientes que podem enriquecer seu repertório pessoal.

A transição…

Entender e desenvolver os traços que nos torna únicos é uma das chaves para o sucesso pessoal e profissional. Um dos momentos cruciais para pensar sobre nossa marca pessoal é o momento em que começamos nossa graduação.

A transição entre o Ensino Médio e o Superior coincide, para muitas pessoas, com uma grande transformação na própria vida. Seja porque muitos estão passando da juventude para a idade adulta, seja porque se está buscando uma maior qualificação profissional – e, logo, melhores oportunidades.

Dentro desse contexto, aqueles que investem em seu melhor ativo,  a sua marca pessoal, serão pessoas vistas com bons olhos. Isso não somente pela autenticidade, que é um traço importante, mas sobretudo pela dedicação e vontade em ser melhor. É por essas e outras que a marca pessoal será um critério de peso entre os recrutadores do mercado de trabalho.

Esperamos que esse material tenha sido útil para você!

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