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Marketing Digital: o que é e como funciona?

Você sabe o que significa Marketing Digital? Parece simples, mas a definição vai além da explicação do termo. Se você está inserido no meio virtual, com certeza já se deparou com uma ação de marketing em suas redes sociais ou navegando por outros sites. 

Pensando nisso, separamos um conteúdo completo para te explicar tudo sobre Marketing Digital e te deixar bem antenado ao assunto.

Qual a definição de Marketing Digital?

A definição de Marketing Digital é toda estratégia de comunicação adotada no meio digital, com o objetivo de promover uma marca, um produto ou um serviço. Ou seja, cada empresa encontra uma forma atrativa para se comunicar com seu público-alvo. 

Além disso, é válido ressaltar que não existe uma fórmula mágica para o Marketing Digital, pois toda estratégia adotada depende do perfil das pessoas as quais a empresa pretende alcançar. 

Isso significa que, para que uma marca consiga aplicar estratégias de comunicação eficientes no meio digital, ela precisa ter um conhecimento de mercado e, principalmente, sobre seu público.

Dessa maneira, o Marketing Digital pode ser aplicado por pessoas, empresas, ONGs, marcas e diversas outras instituições, com o objetivo de aumentar o alcance de público, mas nem sempre com fins lucrativos. 

Por outro lado, a maior parte das empresas utiliza o Marketing Digital para conquistar uma maior performance de seus produtos e serviços, através das mídias sociais, blogs, ferramentas de pesquisa, email e outros.

Quais os conceitos básicos do Marketing Digital?

Além de estabelecer um alcance global de uma empresa no ambiente virtual, o Marketing Digital é, atualmente, uma das melhores formas de mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI), por permitir a análise de dados e métricas que facilitam a visualização de resultados.

Por isso, assim como outras especializações, o Marketing Digital tem seus próprios conceitos. A seguir, você verá os principais pilares que baseiam as estratégias de comunicação no meio virtual. Confira:

Persona da empresa

A persona de uma empresa é criada através de uma análise de público e cenário. Apesar de ser considerada um personagem, essa persona representa os interesses reais de uma marca ou organização, a partir de um perfil que é definido pela representação do seu público-alvo, ou mais especificamente, um potencial consumidor.

Funil de Vendas

Esse conceito se define pelo trajeto que o consumidor percorre no meio virtual até realizar uma compra. Isto é, o funil de vendas vai desde o primeiro contato entre uma empresa e um potencial cliente, até a fase final, que é a decisão de compra. 

Geração de Leads

Os leads são definidos no Marketing Digital pelas oportunidades de atrair novos interessados a um serviço ou produto. Mas, como podemos identificar esses leads? Basicamente, os leads são gerados a partir de um contato prévio entre a empresa e um público. 

Esse contato pode ser identificado, por exemplo, através de algum formulário preenchido pelo usuário, no qual o potencial consumidor deixa seus dados disponíveis à empresa. Ou seja, isso representa o início de uma relação entre a marca e um possível novo cliente. 

Landing Pages

Essas páginas são focadas na geração de Leads. Podem ser definidas por páginas de conversão que oferecem um certo conteúdo ou benefício para usuários que disponibilizam, em troca, dados de contato.

Customer Relationship Management (CRM)

No ambiente digital, é mais prático da empresa se tornar próxima do seu público, pois a internet permite uma interação instantânea, sem barreiras físicas e geográficas. Sendo assim, o conceito de CRM se define pela gestão desse relacionamento entre a marca e seus consumidores. 

Seja por meio do controle de comentários em uma rede social ou pela coleta de dados inteligente do público, essa ferramenta é muito importante para estabelecer uma boa relação com o público.

Search Engine Optimization (SEO)

As estratégias de SEO são definidas por ações que têm como principal objetivo a otimização da busca por determinado serviço ou produto prestado por uma empresa. Assim como um melhor rankeamento dessa marca no meio digital. 

Podemos explicar esse conceito como uma forma orgânica de melhorar os resultados de pesquisa relacionados a uma marca ou organização.

Search Engine Marketing (SEM)

Esse conceito se assemelha à definição de SEO, porém as estratégias de Marketing para ferramentas de busca consideram promoções patrocinadas e o tráfego pago. 

Dessa forma, o conceito de SEM também é uma forma de melhorar o ranqueamento de uma empresa no meio digital, porém se utiliza de promoções pagas. 

Métricas e KPIs

Esse conceito se define na fase de mensuração de uma ação de Marketing Digital. As métricas definem respostas sobre quais estratégias adotadas apresentam um bom desempenho e quais delas precisam ser aperfeiçoadas ou substituídas.

Já os KPIs são indicadores de desempenho criados a partir da análise das métricas. Esses indicadores classificam a performance de uma ação, através da coleta de dados e da geração de relatórios.

Estratégias de Marketing Digital

Além desses principais conceitos no Marketing Digital, há diversas outras estratégias que baseiam as ações de Marketing na internet. Sendo assim, nos próximos tópicos trataremos sobre as formas de comunicação adotadas no Marketing Digital. Veja a seguir!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração contempla a construção completa da jornada de venda a um potencial cliente. Com essa estratégia, o objetivo é que o consumidor chegue até a empresa e vá, gradualmente, criando mais interesse pelos seus serviços e produtos. 

Por isso, entende-se que o primeiro passo, é despertar no público a necessidade de resolver um problema. Após o cliente entender essa necessidade, a empresa oferece uma solução.

Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo está inserido no Inbound Marketing, mas também vai além da promoção de um produto ou serviço. Esse tipo de marketing é uma forma de agregar valor a uma marca ou empresa, através de conteúdos informativos e atrativos.

Seja através de storytellings ou outros conteúdos envolventes, essa estratégia pretende aproximar o consumidor dos ideais de uma empresa. Essa comunicação pode ser feita através de publicações em redes sociais, blogs, vídeos institucionais, email e outros.

Email Marketing

O email marketing é uma das estratégias utilizadas há mais tempo. Essa forma de comunicação se baseia no disparo de emails de marketing para possíveis clientes. 

Desse modo, o email marketing é utilizado como uma estratégia para fortalecer uma marca, promover campanhas e também para estabelecer um contato individual com o cliente.

Blogs e Redes Sociais

Tanto nos blogs, quanto nas redes sociais, o Marketing Digital é muito presente. Isso ocorre porque nós passamos grande parte do nosso tempo usando o Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas do meio digital.

Sendo assim, a influência gerada dentro dessas redes de comunicação virtuais é enorme. Através de publicações, uma empresa consegue atrair um público diverso e ainda se aproximar dos seus seguidores e promover mais engajamento.

Cursos de Marketing Digital

Atualmente, há faculdades e cursos livres sobre Marketing Digital, pois esse segmento tem ganhado cada vez mais força no mercado de trabalho. 

Por isso, se você pretende seguir sua carreira na área ou apenas aprender mais sobre as estratégias de comunicação no âmbito digital, vá em frente. Porém, pesquise sobre os melhores cursos disponíveis!

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