InícioGraduaçãoMedicinaMateriais de Medicina: quais vou precisar na faculdade?

Materiais de Medicina: quais vou precisar na faculdade?

Você sabe quais os principais materiais de Medicina que um estudante desta graduação precisa adquirir ao longo do curso? Essa é uma faculdade que exige muito dos alunos e possui muitos investimentos extras, além da mensalidade.

Só para exemplificar, além do típico jaleco branco e luvas, toucas e máscaras, o graduando de Medicina precisa comprar alguns equipamentos que ele usará no futuro. Isso porque ele deve aprender a utilizá-los corretamente.

Quer saber quais são os mais importantes? Continue lendo, pois trouxemos uma lista para você e ainda demos algumas dicas de como economizar para conseguir arcar com tudo, sem passar aperto no orçamento!

Quais materiais é preciso comprar para a faculdade de Medicina?

Não é incomum que ao vermos estudantes de Medicina eles sempre estejam carregando várias coisas na bolsa ou mochila, não é mesmo? Mas quais, exatamente, são os materiais de Medicina que o estudante precisa adquirir ao ingressar no curso?

Pois é, existem vários, que o aluno deve ter, até mesmo para aprender a usá-los em um ambiente controlado e se adaptar aos mesmos. A seguir, a Voomp separou os mais comuns. São eles:

  • Oxímetro (serve para medir o nível de oxigênio na corrente sanguínea)
  • Esfigmomanômetro (ou simplesmente medidor de pressão arterial)
  • Termômetro
  • Jaleco
  • Toucas, luvas e máscaras descartáveis
  • Fita métrica
  • Estetoscópio (serve para auscultar, especialmente as regiões do tórax e abdômen)
  • Otoscópio (para visualizar dentro da orelha e nariz)
  • Oftalmoscópio (para analisar o olho)
  • Lanterna (auxilia em vários tipos de exames)
  • Livros, muitos livros durante toda a graduação

Qual a importância e quando adquirir esses materiais?

Como já falamos anteriormente, é importante que o estudante de Medicina aprenda a usar os equipamentos que ele precisará no seu dia a dia no futuro.

Afinal, onde ele aprenderá a usá-los se não for durante a graduação? Além do mais, ele estará lidando com vidas e, portanto, todo cuidado para fazer as coisas certas é pouco.

Então eu vou precisar investir em todos esses materiais assim que ingressar no curso de Medicina? Pode ficar calmo, porque a resposta para essa pergunta é não, pois tudo depende da grade curricular da instituição que você escolheu.

Por isso, sempre pesquise bem e fique atento. Converse com outros alunos mais antigos e até mesmo peça orientação dos seus professores e do coordenador do curso. Eles, mais do que ninguém, poderão lhe orientar sobre isso e ainda dar algumas dicas de como gastar menos.

Por exemplo, o ideal é que os livros sejam comprados a cada novo semestre, já que é lá que eles serão usados. O mesmo acontece com as outras coisas que citamos. Não precisa fazer uma grande compra logo no primeiro período, você pode ir economizando dinheiro para adquiri-los apenas quando forem necessários.

Como economizar dinheiro para conseguir arcar com os materiais de Medicina?

Deu para perceber que o curso de Medicina sai um pouco caro, mesmo se você escolher uma faculdade com um bom custo benefício, não é mesmo? Por esse motivo, quem sonha em seguir essa carreira precisa começar a poupar dinheiro antes mesmo de ingressar no curso.

Sim, nós sabemos que isso nem sempre é fácil. Porém, com algumas atitudes bem simples é possível economizar uma boa quantia no final do mês. Para ajudar você nesse processo, nós separamos algumas dicas de ouro a seguir. Confira!

  • Evite usar cartão de crédito
  • Defina as suas prioridades
  • Venda coisas que não usa mais
  • Faça a própria comida em casa

Evite usar cartão de crédito

O cartão de crédito é algo muito útil, isso ninguém pode negar. Ele, no entanto, pode se tornar um verdadeiro vilão caso seja utilizado sem controle algum. Portanto, o primeiro passo para poupar dinheiro para os Materiais de Medicina é guardá-lo e usar apenas quando estritamente necessário.

O ideal é optar por pagar todas as contas à vista. Caso não tenha o dinheiro no momento, vale mais a pena esperar um pouco até ter todo o dinheiro em mãos. Assim você evita fazer dívidas desnecessárias e mantém uma opção de reserva, caso precise de algo urgente.

Defina as suas prioridades

Outra dica é cortar tudo o que não seja prioridade do orçamento. Ao querer comprar algo, pare e pense “eu preciso disso agora?” Se a resposta for negativa, é melhor esperar mais um pouco e guardar o dinheiro para algo mais importante.

As prioridades do estudante de Medicina precisam ser as contas essenciais, como água, luz e mercado – caso more sozinho – mais as passagens, já que as aulas são presenciais, e, é claro, os materiais do curso.

É indicado fazer uma pequena planilha, em um caderno ou utilizando algum aplicativo de gestão financeira, para manter tudo anotado e saber exatamente com o que precisa gastar no mês.

Faça a própria comida em casa

Você é do tipo que gosta de comer fora? Nós sabemos que a vida do estudante de Medicina é corrida e ele nem sempre tem tempo de fazer todas as refeições em casa.

Porém, se deseja economizar é importante começar a preparar as próprias marmitas. É possível encontrar tutoriais simples e completos no Youtube sobre como prepará-las em uma manhã e até a melhor maneira de armazenar e fazer os alimentos durarem mais. Portanto, sem desculpas para se aventurar na cozinha!

Venda coisas que não usa mais

Por último, os materiais que citamos aqui nem sempre são baratos e, para conseguir arcar com os custos dos mesmos, você pode vender algo que não usa mais e está parado em casa.

Roupas que comprou por impulso e não gostou, móveis e até decoração que esteja em bom estado pode ser vendido em grupos ou sites especializados. O benefício adicional de fazer isso é que você reduz o lixo que produz, enquanto ganha um dinheiro extra.

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina é um dos mais concorridos do país. Ele é do tipo bacharelado e tem duração de seis anos, com a possibilidade do estudante ainda fazer uma residência de mais dois anos para se especializar em uma área específica após formado.

No Brasil, ele pode ser ofertado apenas na modalidade presencial, por conta das disciplinas práticas e, normalmente, ocorre em período integral. Isso exige um nível enorme de dedicação durante toda a duração do mesmo.

Para se formar, é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e ainda fazer vários estágios supervisionados. Você pode encontrar esse curso com ótima qualidade de ensino e um bom custo na Anhanguera Uniderp ou na Faculdade Pitágoras, por exemplo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.