Materiais para uma faculdade de Engenharia Civil

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Anete Lusina no Pexels.

Sabemos que a Engenharia Civil se manteve como uma das profissões mais cobiçadas e procuradas no mercado brasileiro. Além disso, a Engenharia Civil está posicionada entre os 10 maiores cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância.

O curso de Engenharia civil possui matérias bem diversas, os primeiros anos são voltados para as ciências exatas. Após os primeiros semestres do curso, a matriz curricular começa apresentar disciplinas específicas para o ramo de Engenharia Civil. Lembrando que a grade curricular varia de acordo com cada instituição.

Portanto, tendo em vista matérias tão diversas, qual seria a lista de materiais para a faculdade de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil exige a utilização de diversos utensílios, seguindo o padrão de cursos bastante técnicos. Dessa forma, é necessário um certo investimento ao adquirir estes materiais. 

Segue abaixo a lista de alguns materiais necessários para a faculdade de Engenharia Civil:

Cadernos

Item básico para qualquer curso. Há diversos tipos e modelos de cadernos, portanto cabe ao aluno decidir a melhor opção para ele.

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Agendas e planners

As agendas e planners são uma ótima solução para o aluno sempre lembrar de datas, prazos e compromissos. Além disso, eles também auxiliam na  anotação de informações importantes e na organização da rotina. Portanto, eles são fundamentais na administração do tempo, estabelecimento de objetivos e gestão de tarefas.

Materiais básicos de desenho

Há diversos tipos de materiais de desenho, eles variam de acordo com a sua finalidade. Assim, é muito comum os alunos ficarem confusos sobre qual deles eles devem escolher. Em suma, os 3 materiais principais são: lápis, papel e borracha.

Calculadora Científica

A calculadora científica é responsável pelo cálculo e armazenamentos de funções logarítmicas, lineares, potenciais, exponenciais, inversas ou quadráticas. Portanto, ela é uma grande aliada dos estudantes dos cursos de engenharia, matemática, física, entre outros. Pode ter certeza que ela será a sua melhor amiga nos anos da faculdade de Engenharia Civil.

Escalímetro

O Escalímetro ou régua de escala é imprescindível para a matéria de desenho técnico. A função dele é transformar as dimensões reais dos objetos e materiais em desenhos menores ou maiores. O escalímetro é muito utilizado no primeiro ano do curso, é essencial para desenhar e ler projetos.

Trena

A trena é uma ferramenta muito utilizada por engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros, auxiliares de engenharia, etc. A sua principal função é servir de utensílio para mensurar, através dela é realizado o valor de comprimento, altura, largura, profundidade de determinado algo ou lugar. 

Jaleco

O Jaleco é uma peça de roupa, normalmente branca, utilizada como uniforme por determinados profissionais, usado em laboratórios, escolas, hospitais, restaurantes, etc. No curso de Engenharia Civil ele é essencial para atividades em laboratórios, principalmente em laboratórios de química e materiais de construção.  

Computadores e Notebooks

Possuir um computador ou notebook é fundamental ao ingressar em uma faculdade. O notebook, por ser um computador versátil, é o mais comum entre os estudantes pois pode ser transportado facilmente. Assim também, ele pode funcionar como um “caderno eletrônico”, servindo como um grande aliado nos estudos. O uso de computadores e notebooks é essencial, pois os alunos de Engenharia Civil precisam utilizar softwares como AutoCad, Revit, Ftool, entre outros. 

Prancheta Portátil

A Prancheta Portátil é muito utilizada para o transporte e desenvolvimento de projetos. Além de ser super prática e de carregar ferramentas para vários lugares. Portanto, essa ferramenta é um  verdadeiro sinônimo de praticidade. Os alunos de Engenharia Civil a utilizam muito nos primeiros semestres da faculdade em matérias como desenho técnico, topografia, entre outras. 

Esses são os principais materiais que o aluno precisa adquirir para a faculdade de Engenharia Civil. Porém, a lista de materiais varia de acordo com cada instituição.

Quer fazer faculdade de Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é um ramo com muitas chances e oportunidades e, cada vez mais, empresas buscam profissionais extremamente qualificados. Separamos alguns links de matérias sobre esse ramo para você que quer seguir carreira nesta área.

 

Faculdade de Engenharia Civil:Tudo o que você precisa saber.

Bolsa de Estudo para Engenharia Civil: Conheça as suas opções.

Vestibular para Engenharia Civil: Como funciona.

Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades.

Faculdade de engenharia Civil: Quanto custa?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.