Matérias da faculdade de Administração

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing.Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Muitos estudantes deixam para consultar a grade curricular apenas no egresso da faculdade. Mas é fundamental saber mais sobre a matriz curricular antes de tudo, porque essas informações ajudarão a evitar futuras frustrações. 

A administração faz parte do grupo das ciências sociais, e seu principal objetivo é estudar as práticas usadas para administrar. As habilidades e competências vão desde liderar pessoas, realizar diagnósticos a planejamentos estratégicos. 

Saiba as principais matérias da graduação em administração e oportunidades dessa área.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

O que se estuda na faculdade de Administração?

O curso de administração é o que possui mais oferta no Brasil, nele são vistos uma mescla de conhecimentos em humanas e exatas. Sim, administração tem cadeiras específicas de cálculos. 

Ao longo de 4 a 5 anos, o estudante desenvolve diretrizes curriculares para prepará-los para os desafios das organizações. A grade curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso, ela vai variar de acordo com a instituição. Listamos as mais comuns: 

  • Administração da Produção
  • Análise das Demonstrações Financeiras
  • Administração Estratégica
  • Administração Tributária
  • Comunicação Organizacional
  • Contabilidade
  • Empreendedorismo
  • Filosofia e Ética
  • Fundamentos de Economia
  • Fundamentos de Gestão
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Processos e Serviços
  • Logística Empresarial
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia nas Organizações
  • Teoria Geral da Administração

Quais as atividades extras do curso de administração?

Assim como outras escolas de ensino, o aluno de administração precisa cumprir cargas extracurriculares do curso. Isso não é uma atividade fácil principalmente para quem deixa para o final. 

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

As atividades extras precisam ser comprovadas, seja via certificado ou comprovante de participação, para dessa forma ter validade para a instituição de ensino. 

Apesar da similaridade das ofertas, há mais de 2.000 cursos espalhados por todo o Brasil. Não faltam opções para os estudantes que optem por essa graduação. Além da alta taxa de empregabilidade. 

As atividades podem ser extras, somando pontos, ou obrigatórias para a grade curricular, são elas:

 

 Atividades obrigatórias para conclusão do curso

Elaboração do trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Assim como na maioria das graduações, é exigida a apresentação e a confecção de elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). É uma excelente forma de avaliar a argumentação do aluno, assim como sintetizar todo o aprendizado na grade curricular. Na maioria das graduações o tema é livre, ficando por conta do estudante. 

Estágio supervisionado

Nesse modo, o estágio supervisionado em Administração é uma oportunidade para o estudante aplicar na prática tudo que aprendeu no decorrer do curso. É a primeira oportunidade para sentir o sabor de como é atuar na área pode ser desempenhando tanto em empresas públicas como privadas. 

 

Atividades extras facultativas

Empresas Júnior: As faculdades geralmente têm empresas juniores em sua composição, pode oferecer ao aluno estágio remunerado ou não, podendo também ser excelente forma de se exercitar para o mercado. 

Atividades Complementares: Que vão desde pesquisas acadêmicas. Seminários, feiras de negócios, uma excelente forma de se estar sempre atualizado. Além da vitrine profissional, algumas dessas feiras oferecem oportunidades. 

Trabalho social: em quase todas as instituições de ensino esse pilar é valorizado, por trazer a perspectiva humana ao curso. O que ocorre é escolher uma temática social e os estudantes aplicarem um projeto para mudar aquela realidade, seja comunidade de baixa renda ou outra ação. 

Cursos extras: existem uma infinidade de possibilidades que vão desde cursos de especialização, de curta duração para ajudar a enriquecer o aprendizado do estudante de administração. 

Quais as modalidades de ensino em administração?

Estudar em casa, estudar no campus ou os dois? Qual a melhor opção para faculdade de administração?

Se o aluno precisa de mais flexibilidade, talvez o ensino à distância seja mais interessante. Mas é importante ressaltar que o aluno deve verificar o custo-benefício mais atrativo. Em contrapartida, as matérias de administração não sofrem nenhuma alteração devido à modalidade escolhida. 

Para responder essa pergunta vai depender bastante dos interesses dos alunos visto que os interesses e preferências irão prevalecer. Vamos à classificação das modalidades. São:

Ensino presencial

Essa modalidade é mais tradicional, onde o aluno tem suas aulas no campus com seus colegas. Ou seja, os professores estão fisicamente no mesmo local. Os horários das aulas geralmente são fixos e decididos antes do início do curso. 

Ensino à distância:

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a quantidade de alunos a distância ultrapassou a quantidade de estudantes em graduação presencial. 50,7% dos alunos de instituições privadas escolheram o ensino à distância.

Na modalidade a distância os professores e alunos estão separados fisicamente, mas em nada interfere no conhecimento, visto que cada vez mais a tecnologia humaniza o processo. Portanto, é possível cursar essa modalidade sem melhor prejuízo curricular. 

Ensino semipresencial

O semipresencial é um arranjo dos dois ensinos acima, ou seja, mistura aulas ministradas a distância com alguns encontros no campus. Essa modalidade também é bem flexível, principalmente para quem trabalha e estuda. 

Quais os principais desafios do estudante de administração?

Quem nunca escutou que cursa administração é por que ainda não decidiu o que quer? Isso se deve às enormes possibilidades que o curso tem, é uma das graduações que mais possibilita se conhecer e testar qual caminho seguir. 

A administração sofre impacto das mudanças constantes no cenário econômico, e das inovações tecnológicas, assim como em outras áreas. O curso de administração é comumente procurado por estudantes que desejam ingressar num mercado dinâmico. Seja para administrar seus negócios ou de terceiros. 

Um dos principais desafios para o administrador é conduzir um negócio para o futuro. Pois, lida diariamente com pessoas das mais diversas gerações, então a adaptação vai desde novos códigos culturais e inclusão social. 

Listamos as principais

  • Estar em atualização permanente
  • Mudanças na legislação e fiscais
  • Mudanças no comportamento dos consumidores
  • Mudanças tecnológicas
  • Gerenciamento de conflitos
  • Ser mais especialista do que generalista
  • Ser flexível a diversidade do mercado
  • Concorrência
  • Habilidade de se comunicar com públicos diferentes

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 9

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.