InícioDicasMercado de trabalhoMe formei em Direito e não tenho OAB: onde posso atuar?

Me formei em Direito e não tenho OAB: onde posso atuar?

“Me formei em Direito, mas não tenho OAB“. Muitos se encontram nesta situação após a graduação. Assim, é importante conhecer as opções do mercado de trabalho para que esses formandos exerçam a advocacia.

Caso você esteja em busca desta resposta, confira a seguir as principais oportunidades para os bacharéis em Direito sem OAB.

Sobre o Curso de Direito e a OAB

São muitas as opções de atuação do profissional formado em Direito. Sendo assim, trabalhar na advocacia é apenas uma delas. Pois, há vagas tanto nas áreas públicas, quanto privadas e sim, é possível atuar se não tenho OAB.

Conteúdos e leituras extensos

Algumas pessoas consideram este um curso difícil, mas, na prática, ele não é comparado a outras graduações. Afinal, para qualquer um deles o que conta é o interesse e esforço do aluno. Bem como uma boa instituição e seu corpo docente.

Os materiais do Direito são considerados extensos, mas é necessário. Isso porque são técnicos e específicos, ou seja, os autores explicam todo o conteúdo das leis, teses e decisões jurídicas.

O curso tem duração de 5 anos e está presente tanto nas instituições públicas quanto privadas. Por se tratar de uma das graduações mais antigas do país, teve suas duas primeiras faculdades em 1827, uma em Olinda e outra em São Paulo.

OAB e o exercício da profissão

A princípio, a conclusão do curso era o suficiente para a função de advogado, no entanto, em 1963 a OAB foi criada. Então, em 1971 foi aplicado o primeiro exame da ordem, contudo, o curso só foi ampliado para universidades particulares em 1990.

Já em 1994 determinou-se que só quem tinha a OAB poderia advogar. Portanto, em 2010 a prova foi unificada em todo o país, aplicada em duas etapas:

  • Primeira fase: assuntos gerais;
  • Segunda fase: conhecimentos específicos.

Nessa segunda parte, o advogado determina em que área do direito atuará. Sendo assim, realiza uma prova de conteúdos somente relacionados a ela.

Bacharel em Direito

Para se tornar um bacharel em Direito, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Escolher uma faculdade e se matricular;
  • Realizar o curso de Direito;
  • Cumprir todos os requisitos acadêmicos;
  • Além de concluir a carga horária, atividades extras e disciplinas;
  • E por fim, participar da cerimônia de colação de grau.

Seguindo esses passos você já estará apto para ingressar no mercado de trabalho, mesmo sem a carteira da OAB.

Não tenho OAB: perfil do aluno

Por se tratar de um curso de Ciências Humanas você tem que gostar de lidar com pessoas se não tenho OAB. Bem como, ter pensamento crítico e reflexões sobre os temas estudados. Então, você será envolvido em debates, argumentações e muita leitura.

A escrita, no que lhe concerne, é possível desenvolver durante o curso. Veja a seguir, quais são as principais matérias da grade do curso de Direito.

Principais disciplinas

Confira em seguida, as principais matérias que vão te acompanhar durante toda a graduação:

  • Introdução ao Direito;
  • Português jurídico;
  • Sociologia;
  • Ética.
  • Ciência política;
  • Direito Constitucional, Administrativo, Civil, entre outros.

A graduação é, por sua vez, o momento de tomada de decisão da área de atuação na carreira profissional, já que não tenho OAB. Sendo assim, aproveite o momento para obter todo o conhecimento necessário para a escolha final.

Áreas públicas e privadas se não tenho OAB

Tanto na área pública, como na privada, há oportunidades de atuação sem a carteira da OAB. Ao final do curso, a maioria dos formandos opta pelas carreiras públicas por conta dos salários e estabilidade.

O setor privado, contudo, oferece vagas nos setores jurídicos de grandes empresas e são uma ótima opção para ser reconhecido no mercado. Portanto, os cargos de direção podem ser alcançados com esforço e dedicação se não tenho OAB.

Onde atuar se não tenho OAB?

Como você viu, é possível atuar sem a carteira da OAB em várias profissões. Então, confira a seguir, 5 opções para você que é bacharel e precisa ingressar no mercado de trabalho.

1 – Não tenho OAB, posso ser professor acadêmico?

Sim, já que nessa carreira você irá ministrar aulas no ensino superior. Mas, é preciso seguir os estudos para conquistar o Mestrado e Doutorado.

Da mesma forma, você pode atuar em cursos preparatórios para concursos se especializando em provas ou segmentos específicos.

2 – Como ter um cargo público se não tenho OAB?

Basta prestar um concurso que não seja obrigatório, já que não tenho OAB. Sendo assim, você pode se tornar:

  • Auditor da Receita Federal;
  • Diplomata;
  • Ou um Delegado de Polícia.;
  • Escrivão da Polícia Militar;
  • Promotor de Justiça;
  • Defensoria Pública;
  • Oficial de Justiça, entre outros.

Fique atento às informações dos editais. Assim, evita surpresas no momento da posse do cargo público. Por fim, você poderá atuar nas esferas federal, estadual e municipal.

3 – Não tenho OAB, posso ser jurista?

É possível trabalhar como pesquisador, sendo os assuntos acadêmicos ou não no ramo jurídico.

Trata-se, então, de uma atividade intelectual indicada para quem quer conhecer o Direito a fundo. Assim, esse profissional ministra palestras, escreve livros e dá aula se não tenho OAB.

4 – Correspondente Jurídico

É uma espécie de estagiário nos escritórios de advocacia. Dessa maneira, são responsáveis pelas funções administrativas ligadas ao Direito, veja alguns exemplos:

  • Fazer cópias;
  • Realizar consultas;
  • Gerar protocolos;
  • Elaborar algumas peças com supervisão de um advogado certificado;
  • Verificar o andamento dos processos;
  • Emitir guias, entre outros.

A principal vantagem, por sua vez, para quem exerce essa função é poupar gastos com a abertura do próprio escritório.

5 – O exame da Ordem

A conquista da OAB aumenta o número de ofertas no mercado de trabalho. Isso porque você pode agir com mais autonomia no exercício da advocacia. Então, se você quer exercer a profissão de advogado foque na prova assim que concluir o curso de Direito.

Concursos públicos que exigem OAB só podem ser empossados, portanto, após comprovar seu registro. Os cargos mais cobiçados são os de procuradoria da

república, magistratura, delegacia e defensoria, por exemplo.

Após aprovado no exame, você faz parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sendo o órgão responsável por regular a profissão no país, bem como, reivindicar direitos e deveres da área. Logo, sem a OAB não tem advogado.

Como atuar sem OAB?

Agora você entendeu como um bacharel pode atuar no Direito sem a carteira da OAB. Mas, se você deseja ser aprovado no Exame de Ordem, conte conosco para se preparar. Há mercado para todos, basta esforço e dedicação para alcançar o sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 143

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.