InícioDicasEstudosMelhore seu foco e concentração com uma boa alimentação

Melhore seu foco e concentração com uma boa alimentação

Para ter foco e concentração é preciso dar atenção à alimentação no dia a dia, pois assim como qualquer órgão, o cérebro absorve os nutrientes que você ingere nas refeições. Então, confira os alimentos que ajudam a manter a capacidade de raciocínio em alta.

Alimentos que melhoram o foco e concentração

Um histórico de alimentação saudável e exercícios físicos, sem dúvida, garantem mais qualidade de vida. Assim, o bom funcionamento do cérebro também é uma das consequências disso.

Hidratar -se também ajuda no foco e concentração

Antes de falar sobre os alimentos, lembre-se da ingestão de líquidos. A água é essencial para o funcionamento do cérebro e as ligações entre os neurônios. Da mesma forma que também é fundamental para os outros órgãos, a massa cinzenta não fica de fora dessa.

O corpo humano é composto por 70% de água. Logo, se você precisa estar focado e concentrado nos estudos, no trabalho ou em outra atividade, não se esqueça de se manter hidratado.

Nesse sentido, foco e concentração são essenciais para realizar qualquer tarefa. Então, acompanhe o artigo e descubra os alimentos que vão dar um up nos seus estudos.

1 – Frutas vermelhas e cítricas

Algumas frutas como morango, amora e romã são ótimas opções para a saúde cerebral e também são conhecidas por agradar o paladar. Mas, além disso, os belos frutos possuem propriedades antioxidantes que garantem uma boa comunicação entre os neurônios.

Enquanto isso, as cítricas são as principais fontes de vitamina C, responsáveis por eliminar os danos cerebrais causados pelos radicais livres.

2 – Brócolis é fonte de foco e concentração

Devido à coloração verde-escura que possui, os brócolis têm pigmentos que não dão somente beleza ao alimento, mas também são ótimos no combate aos antioxidantes.

Com ele, há outras hortaliças que ajudam a melhorar o foco e concentração, então veja abaixo:

  • Couve;
  • Rúcula;
  • Agrião;
  • Espinafre.

Além do mais, o brócolis possui ácido fólico, uma vitamina que protege o cérebro e ajuda a diminuir o índice de doenças mentais.

3 – Linhaça

Esse alimento possui uma abundância de ômega-3, quando consumido de forma líquida em vitaminas ou pastas.

A linhaça ajuda a estabilizar o humor, aumenta o foco e concentração para o sucesso nos estudos e outras atividades, além de melhorar a capacidade de aprender coisas novas.

4 – Abacate

O abacate é uma fruta que oferece uma série de vitaminas como a B12, B6, E e C. Além disso, o fruto possui uma boa quantidade de gorduras positivas para a saúde do cérebro.

Há estudiosos que chegaram à conclusão de que o abacate é excelente para o bom funcionamento da atividade mental e ainda mais, aumenta o foco e a concentração até de adultos mais velhos.

5 – Azeite de oliva ajuda na memória, foco e concentração

Hoje, a ciência pode dizer que o azeite de oliva tem propriedades importantes que ajudam a prevenir o mal de Alzheimer. Em outras palavras, o consumo desse nutriente evita os danos causados diariamente no cérebro.

É possível utilizá-lo como uma das estratégias de tratamento da doença, visto que o azeite tem resultados ótimos em relação à melhora da memória. O que, sem dúvida, é ótimo para quem está estudando para o vestibular ou Enem.

6 – Granola e outros cereais

As fibras integrais têm o papel de proteger o cérebro, já que possuem vitaminas do complexo B. Nesse sentido, cereais como a aveia ou a granola, atuam diariamente na preservação do bom desempenho cerebral.

7 – Cacau

O chocolate é conhecido por seu sabor delicioso que conquista muitos paladares, mas talvez você saiba da ação positiva que ele provoca no cérebro. Pois, o fruto ajuda a aumentar a circulação de sangue no cérebro, evitando o acúmulo do líquido nas pernas.

Além disso, o cacau é fonte de fibras, magnésio e ferro. Assim, com uma boa irrigação do sangue na região cerebral, foco e concentração estarão muito presentes nas atividades do seu dia a dia, fazendo com que você tire mais proveito do seu estudo.

8 – Cúrcuma

O alimento possui uma poderosa ação anti-inflamatória no cérebro, capaz de reduzir danos diários. Nesse sentido, o princípio ativo da cúrcuma é a curcumina, um ingrediente responsável por aumentar a memória.

Esse item é capaz de incentivar o processo de criação de novos neurônios no cérebro, ou seja, atua na região de forma muito benéfica.

Dessa forma, foco e concentração não te faltarão nas suas tarefas, pois a cúrcuma também possui um efeito revigorante. Portanto, qualquer aluno deve inseri-la em suas dietas.

9 – Nozes dão foco e concentração

As nozes possuem ativos que trazem a melhora do funcionamento cerebral, dentre eles está a vitamina E, responsável por manter a atividade mental em alta. Além disso, as nozes são ótimas fontes de ômega-3 e combatem os oxidantes na região.

Todavia, todas as oleaginosas possuem nutrientes atuando em favor da eliminação dos radicais livres. Abaixo, confira dicas de outros alimentos parecidos com as nozes:

  • Amendoim;
  • Castanha de caju e do Pará;
  • Avelã;
  • Pistache;
  • Amêndoas;
  • Macadâmia.

A ingestão desses frutos, no entanto, deve ser controlada por seu alto teor de gordura positiva. Assim, comendo uma pequena quantidade ao longo dos dias, você pode ver os resultados como o aumento da memória, foco e concentração.

10 – Café é um aliado no foco e concentração

A bebida é conhecida por ser um fiel e antigo estimulante que ajuda nos estudos eficientemente, espantando o sono. A propósito, o princípio ativo é a cafeína, mas também existe a ação dos antioxidantes.

Juntos, os dois são destaque pelo excelente trabalho que realizam para deixar o cérebro em alerta, melhorando muito o foco e concentração. Além disso, as atividades podem ser terminadas de forma mais concisa com a ajuda do café.

No entanto, vale ressaltar que o consumo exagerado pode causar ansiedade, taquicardia, azia, dores de cabeça, dentre outros sintomas. Portanto, é recomendado tomar uma boa xícara nas primeiras horas do dia, para ter benefícios ao longo do tempo.

11 – Açaí para ter mais foco e concentração

O pequeno fruto rende um saboroso creme gelado que satisfaz muita gente. O açaí é conhecido pelo seu gosto, mas ele possui ações energéticas no cérebro também.

A fruta possui uma boa taxa de gorduras positivas e carboidratos, que por fim, têm o papel de distribuir energia pelo órgão, de forma que o cansaço ou o sono se dissipam. Isso, por consequência, melhora o foco e concentração.

Alimentos que diminuem o foco e a concentração

Veja a seguir uma lista de alimentos para evitar:

  • Açúcar;
  • Refrigerantes;
  • Fast-food;
  • Álcool;
  • Gorduras trans.

Esses são verdadeiros inimigos quando o objetivo é ter foco e mais concentração para passar no Enem ou vestibular.

Melhore o seu foco e concentração nos estudos

Nesse momento, você já sabe quais alimentos incluir no seu dia a dia para melhorar a capacidade cognitiva. Ainda mais, lembre-se de que seu corpo é 70% composto por água, então não deixe de consumir, pelo menos, dois litros por dia.

Por fim, vale ressaltar a importância dos exercícios físicos para uma rotina mais focada e concentrada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.