InícioGraduaçãoMonitoria acadêmica: descubra os benefícios de utilizá-la

Monitoria acadêmica: descubra os benefícios de utilizá-la

Quando falamos sobre monitoria acadêmica, estamos falando de oportunidade e ensino de qualidade. De acordo com a Lei 9.394/1996,

“Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.”

Ou seja, os alunos matriculados no curso superior podem desenvolver atividades de ensino, aproximando-se da prática da docência. Nesse caso, o graduando será estimulado a oferecer aos seus colegas aulas, chamadas de monitoria.

Esta atividade, que funciona como um sistema de apoio a outros estudantes, é supervisionada e acompanhada por um professor responsável. É comum que os alunos se tornem monitores das matérias em que mais apresentam facilidade.

Benefícios da monitoria acadêmica

O objetivo do nosso texto é apresentar quais os principais benefícios da monitoria acadêmica. Mas, antes precisamos dividir em duas etapas: as vantagens para os monitores e as vantagens para aqueles que utilizam a monitoria.

A verdade é que um mesmo aluno pode usufruir das duas possibilidades: ser monitor em uma matéria que possui mais facilidade e utilizar a monitoria em uma outra disciplina em que não possui tanta facilidade assim.

Sendo assim, vamos avaliar quais as vantagens relacionadas às duas posições:

Vantagens de ser monitor

Estudantes que possuem facilidade em determinada matéria podem oferecer ajuda aos que não possuem tanta. Nesse caso, é comum que, após cursar a matéria, nos semestres seguintes, o aluno ofereça auxílio.

Cada instituição possui uma seleção diferente para ocupação do cargo, mas, em geral, é feita uma prova para que os interessados mostrem seu real conhecimento sobre a disciplina.

O professor responsável pela disciplina é o mesmo que tomará conta da monitoria, além de auxiliar o estudante-monitor. Em alguns casos, é possível que o professor permita que o monitor auxilie a montar o cronograma do curso e até na hora das aulas.

Nesse caso, o monitor terá uma experiência inicial como docente. Sendo assim, veja abaixo algumas das principais vantagens para o estudante-monitor:

  • Experiência

Como dissemos, ser um estudante-monitor permite que o aluno tenha uma experiência como professor. E, justamente, por fazer isso com uma matéria que já tem facilidade, é mais fácil lidar com o conteúdo.

  • Cooperação

A possibilidade de passar seu conhecimento para os colegas que fazem a mesma faculdade faz o espírito cooperativo ressaltar. Ou seja, ao se tornar professor dos seus colegas, mesmo que de forma momentânea, eles irão te ajudar e você irá ajudá-los.

Vantagens de procurar a monitoria acadêmica

Agora, vamos falar sobre aquele momento em que você precisa de um auxílio em determinada matéria. É comum que isso aconteça em alguma situação ao longo da vida acadêmica. 

Nesse caso, se você possui alguma dificuldade em entender determinado assunto da matéria ou precisa de um auxílio para retomar alguma aula perdida, a monitoria acadêmica é a melhor solução. 

Além de te ajudar com a dificuldade enfrentada, ela é oferecida por um aluno, assim como você. E essa proximidade pode ser definitiva para o entendimento da disciplina. Isso porque, provavelmente, a dificuldade que você está tendo, o monitor também teve.

Por isso, ao procurar uma monitoria em algum momento da sua vida no ensino superior, você tem vantagens como:

  • Auxílio e proximidade

Além, é claro, de ter o auxílio que necessita, ele vem de uma pessoa que possui proximidade com a sua situação. Até porque é sempre bom lembrar que o seu monitor pode ser aluno de monitoria de alguma outra disciplina. Ele sabe pelo que você está passando.

  • Melhor comunicação

Ao ser auxiliado por algum estudante, assim como você, a comunicação fica mais fácil. O vocabulário utilizado poderá ser mais acessível e, com isso, a matéria será melhor compreendida. Essa facilidade é uma das grandes vantagens de procurar a monitoria para compreender algum determinado assunto.

Quem deve utilizar a monitoria?

Nós já mostramos quais são os benefícios e vantagens de utilizar a monitoria acadêmica. Seja como estudante-monitor ou como aluno da monitoria, a existência dessa possibilidade auxilia muitos estudantes.

Mas, agora vamos falar sobre quem é indicado para a monitoria. É claro que todos os alunos matriculados na disciplina podem, e devem, utilizar esses serviços, quando necessário. Mas existem alguns casos que possuem indicação específica.

Para ser um estudante-monitor, indicamos alunos que tenham determinadas habilidades como:

  • Facilidade com a disciplina
  • Vontade de ensinar 
  • Habilidade interpessoal
  • Disponibilidade de tempo

Para aqueles que querem procurar a opção da monitoria para complementar seu ensino, é preciso lembrar que precisam entrar em contato com o monitor e agendar o melhor horário. A monitoria acadêmica costuma ser oferecida sempre em um horário específico.

Atualmente, devido ao aumento do formato híbrido de ensino, a monitoria pode ser oferecida a distância. Esse fato pode ser positivo, já que permite que os horários fiquem mais flexíveis.

Se você quer saber se é um aluno indicado para procurar a monitoria acadêmica, veja as características que separamos abaixo:

  • Necessidade de auxílio sobre a matéria
  • Disponibilidade de tempo
  • Vontade de aprender
  • Procura por um método diferente de ensino

Com isso, fica claro que todos os alunos estão aptos a procurar a monitoria acadêmica ou a se tornarem um estudante-monitor. Porém, é indicado que essa procura seja feita de forma responsável. Afinal de contas, corre-se o risco de ocupar o horário por algo que poderia ter sido resolvido com uma conversa ou e-mail.

Utilize a monitoria acadêmica

Muitos estudantes passam por toda sua formação acadêmica e não sabem que existe a possibilidade de utilizar a monitoria acadêmica. Algumas vezes a divulgação do serviço não é feita da forma ideal e, em outros casos, o aluno não se atenta a essa chance.

Portanto, se você é um aluno do curso de graduação e não sabe como funciona a monitoria na sua faculdade, procure saber. Para você que precisa de auxílio em alguma disciplina ou para quem acredita que pode ajudar outros alunos em alguma matéria que tem facilidade. Seja qual for o motivo, a monitoria acadêmica pode auxiliar sua carreira como estudante e, ainda, incrementar seu currículo com atividades extracurriculares. 

E se você gostou do nosso conteúdo sobre a monitoria, confira também o material que preparamos sobre como ter sucesso na sua carreira acadêmica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.