InícioDicasMercado de trabalhoO nível superior e as possibilidades de carreira: não desperdice a chance de estudar!

O nível superior e as possibilidades de carreira: não desperdice a chance de estudar!

Você conhece as vantagens de ter um curso superior em seu currículo? Sabe que ter um diploma pra chamar de seu é um diferencial na sua carreira?

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido. Está de fato cada vez mais difícil se destacar em meio a tantos candidatos. Muitos estão bem preparados e dispostos a enfrentarem quaisquer obstáculos para conquistarem a tão sonhada carteira assinada. Mas uma coisa é certa, embora a maioria das pessoas deseje um “lugar ao sol”, nem todas estão dispostas a fazer sacrifícios para alcançarem seus objetivos.

Alguns se acomodam  em empresas que remuneram mau, que não oferecem boas condições de trabalho e de crescimento profissional. Outros tantos sequer conseguem uma vaga. Por falta de opção alguns terminam sobrevivendo a custas de bicos ou mesmo da ajuda de familiares e amigos.

Seja qual for a sua situação, trabalhador formal, informal, empreendedor ou desempregado, uma coisa é certa: sempre haverá um caminho para a construção de um futuro mais promissor. Nós vamos te contar porque afirmamos que é possível mudar a sua vida, sua carreira, investindo no nível superior. Bora?

Por que o nível superior é tão importante para sua carreira?

Antes de mais nada, é importante frisar que um curso superior não muda apenas a sua vida profissional. Uma experiência como esta nos beneficia em diversos aspectos. Sendo assim, vamos apresentar algumas razões para que você não desperdice uma chance de estudar e mais, para que lute para conseguir alcançar este sonho.

Empregabilidade

Executivo descendo as escadas de um grande edifício

Foto de The Lazy Artist Gallery no Pexels

Nenhum curso, seja ele superior ou não, pode, de fato, nos garantir uma vaga. Contudo, qualquer um de nós reconhece que as chances de conseguir uma boa colocação cursando apenas o ensino médio é cada vez menor. É muito difícil, sobretudo para um jovem que busca seu primeiro emprego, não ter qualquer formação para indicar em seu currículo. Ainda que ele possua muitas competências, terá dificuldades de conseguir uma oportunidade sem um diploma.

As organizações buscam profissionais cada vez mais qualificados. Sendo assim, mesmo que prefiram recrutar seus colaboradores para ocupar posições de maior prestigio,  não encontram gente capacitada para as vagas. Logo, não resta outra opção a não ser buscar este profissional fora da empresa.

Muitas pessoas estão insatisfeitas com a sua área de atuação e desejam trocar de profissão. Contudo, a menos que se preparem para a mudança, invistam pesado nos estudos poderão ter sucesso nesta empreitada. Sendo assim, seja para ingressar no mercado de trabalho, para se manter nele, conquistar uma promoção ou até para trocar de área, o nível superior é fundamental nos dias de hoje.

Concursos públicos

Muitos concursos tem como um dos requisitos obrigatórios o ensino superior completo. Por isto, apostar em uma graduação poderá ajudar você a ocupar uma vaga e ainda garantir estabilidade e boa remuneração.

Muitos editais exigem apenas o ensino médio dos candidatos. Entretanto os aprovados que tem alguma titulação, como a graduação ou a pós graduação, por exemplo, tem um acréscimo considerável na remuneração. Realmente só existe vantagem!

Remuneração

A insatisfação com os salários é outra importante motivação para investir em uma graduação. Profissionais com superior completo ganham em média 182%, a mais que aqueles sem esta qualificação. A remuneração é um dos fatores responsáveis pela permanência de um profissional em uma empresa, mas ele não é o único. Muitos buscam por um plano de carreira bem estruturado, por um ambiente de trabalho leve e por jornadas flexíveis. Contudo, empresas que oferecem tais condições costumam ter preferência por profissionais bem qualificados, com excelentes habilidades técnicas e sócio emocionais. Competências que podem ser adquiridas e lapidadas em uma faculdade.

 Nível superior: o legado que vai além da sua carreira

Famílias que possuem entre seus membros pessoas com curso superior completo acabam por se beneficiarem do exemplo destes familiares. Um pai que concluiu uma graduação certamente incentivará seu filho a seguir o mesmo caminho, justamente por compreender o valor desta formação. É como dizem por aí: “a  palavra convence, mas o exemplo arrasta!

Autoestima

O conhecimento que adquirimos durante a graduação também afeta diretamente nossa autoestima. Nos sentimos mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios profissionais e pessoais quando nos estamos confortáveis e conscientes de nossas capacidades. Este sentimento bom nos motiva a viver com mais positividade e energia.

Mas, se mesmo diante de tantos benefícios você ainda não sabe se o ensino superior é para você, acompanhe nosso próximo tópico. Saiba que um curso superior é para todo mundo!

As facilidades de acesso ao nível superior

Agora que você já conhece as vantagens de conquistar o nível superior e aumentar suas possibilidades de carreira, saiba que cursar uma graduação é cada vez mais possível. As faculdades oferecem um leque de opções para viabilizar este sonho. Além de disponibilizarem uma imensa gama de cursos, as instituições ainda facilitam o acesso dos alunos, oferecendo descontos e até bolsas de estudos àqueles que desejam ingressar na vida acadêmica.

Para os alunos que tem uma rotina corrida ainda é possível optar pela modalidade de ensino a distância, e pelos cursos tecnólogos, que costumam ser mais curtos e que são igualmente reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

Os candidatos que prestam o Enem também podem concorrer ao Prouni (Programa Universidade para Todos) ou tentar um financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), a fim de reduzir ou garantir isenção nas mensalidades. Saiba mais a respeito clicando aqui!

Como vimos, não existem dúvidas quanto aos benefícios de cursar uma graduação. Você usufruirá deste investimento por toda sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.