InícioDicasMercado de trabalhoO papel da empatia do profissional de Devops

O papel da empatia do profissional de Devops

De maneira geral, o papel da empatia do profissional de Devops é essencial para o ótimo desenvolvimento na profissão, além de ajudar todo o trabalho em equipe que será desenvolvido.

Inicialmente, o serviço do profissional de Devops é bastante relacionado com as pessoas e partindo desse princípio, as pessoas necessitam possuir empatia se quiserem ser bastante produtivas em seu ambiente de trabalho. Em sua maioria, as equipes de Devops procuram unir forças no momento de enfrentar o estresse e os desafios em casa e no trabalho.

Por enquanto esse tipo de assunto ainda não é muito abordado nas discussões, mas é algo que pode ser integrado na rotina das pessoas. Infelizmente, ainda não foram desenvolvidas ferramentas que possam ajudar nesse quesito, por isso que a empatia do profissional Devops deve ser praticada antes do uso de qualquer ferramenta.

Dessa forma, como no livro “The Devops Paradox” ou “O Paradoxo do Devops” em português de Viktor Facic, o raciocínio principal é que o papel da empatia do profissional de Devops em seu nível fundamental é saber como fazer com diferentes equipes colaborem.

Além disso, realizar essa tarefa por si só, já é algo que promove a empatia de modo geral. Nesse sentido, você não consegue projetar ou conceber nada verdadeiramente útil a não ser que consiga entender as pessoas com quem está projetando em conjunto.

Por outro lado, a empatia do profissional Devops também auxilia bastante no momento quando algum serviço ou software é interrompido, sendo preciso descobrir onde e, porque ele quebrou e como consertá-lo. Também é necessário saber em qual parte do código está a falha ou mesmo se alguma interação entre eles foi a causa disso.

A empatia do profissional de Devops tem a ver com um jogo de pessoas

Desde já, não importa se diferentes pessoas assumem ou não a responsabilidade por um software operar, mas para que tudo aconteça corretamente é preciso ocorrer tudo de forma unificada. Por essa razão a profissão de Devops é tão importante atualmente. Principalmente porque um dos seus principais feitos nas operações nem sempre é automatizar os procedimentos de configuração, ou apenas executar serviços na nuvem e até mesmo liberar seu código no Github.

Vamos te mostrar a seguir o por quê a empatia do profissional de Devops é a essência desse cargo em qualquer tipo de local onde ele está inserido.

Portanto, podemos dizer que, em suma, a função do profissional de Devops é sobre cultura. Assim, as organizações de TI são aconselhadas a colocar as equipes de Devs e Ops para que participem dos mesmos processos, saiam para almoçar junto ou trabalhar lado a lado.

Isso acontece porque cria um ambiente que estimula a empatia e a empatia permite que os engenheiros de operações apreciem melhor a importância de conseguir enviar código de forma rápida e frequente sem problemas.

A empatia permite maior flexibilidade e experimentação

Do mesmo modo, a empatia do profissional de Devops permite que os desenvolvedores avaliem os problemas causados pela escritas de um código pesado, lento e inseguro. Desta forma, a empatia permite com que os fabricantes de software e operadores ajudem uns aos outros a entregar a melhor funcionalidade com a operabilidade possível em nome de seus clientes.

No entanto, naturalmente algumas diferenças entre as pessoas ficam na raiz das discussões entre as equipes de desenvolvimento de software. E ainda, segundo o site InfoQ, “nas últimas décadas, a noção de que a empatia não pode coexistir com o pensamento crítico tem diminuído lentamente, mas não rápido o suficiente para ter um impacto generalizado em nossa indústria”.

De antemão, a empatia se torna parte da equação Devops conforme você desenvolve mais parcerias em toda sua entrega de software e organizações comerciais. E como se deve saber os estereótipos culturais abundam entre os departamentos, e isso pode acabar atrapalhando o serviço de certas organizações.

E ainda, por certo lado, certas equipes desejam manter um estado operacional puro, para nunca assumir riscos, enquanto cumprem seus acordos de nível de serviço.

Além disso, também existem certas partes interessadas que podem estar fora de contato com as operações, então saber o que essa parte quer é interessante para o profissional de Devops, de modo a talvez alcançar a capacidade real da equipe e sempre aprendendo com os processos dela. Ou seja, apreciar as preocupações e o que deixa seus colegas de trabalho acordados de noite é um poderoso passo para quem entenda o outro.

Como praticar a empatia ao trabalhar como um profissional de Devops

No final das contas, promover a empatia de toda uma equipe é praticamente a obrigação do profissional de Devops. Nessa função, você precisa procurar por oportunidades para incorporar tecnólogos em suas unidades de negócios. E também fazer com que as pessoas falem entre as equipes é uma meta crucial para os Devops. Embora esse cargo tenha o objetivo de quebrar os silos, isso não significa que as velhas rivalidades de seu mudi pré-Devops desaparecerão muito rapidamente.

Desse modo, construir empatia como uma equipe não significa assistir a um vídeo de treinamento online e clicar em um questionário para receber um PDF de um certificado de conclusão. Na verdade, tudo começa através da construção de relacionamentos. Assim, procure oportunidade de treinar os membros da equipe em outras funções.

Não se trata de prepará-los para realizar o trabalho, se trata de mostrar-lhes os desafios que seus outros membros da equipe enfrentam e facilitar a transferência de conhecimento. Em outras palavras, gerencie as mudanças nas interações e forneça à sua equipe, seja de desenvolvedores e administradores de sistema, um canal de feedback onde problemas, desafios e vitórias podem ser ouvidas pela gerência e pelos membros da equipe.

Em suma, a empatia aumenta a produtividade porque dá aos membros da sua equipe uma sensação de segurança, uma sensação que pode estar em falta para alguns membros de certas equipes. Dessa maneira, empatia e um pouco de compreensão podem tirar um pouco da pressão dos membros da equipe, dando mais combustível para se concentrarem em suas tarefas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.