InícioGraduaçãoEngenhariaO que a Engenharia Elétrica proporciona ao estudante?

O que a Engenharia Elétrica proporciona ao estudante?

A Engenharia Elétrica prepara o estudante para desenvolver atividades relativas à geração, distribuição, transmissão e uso da energia elétrica. Além disso, em sua grade curricular há disciplinas que envolvem desde Administração até Química. O mercado de trabalho é excelente e há oportunidades em setores públicos e privados. Se interessou? Então saiba mais sobre esse curso logo abaixo.

Saiba o que faz um engenheiro elétrico na prática

O profissional da Engenharia Elétrica tem como desafio cuidar de circuitos e sistemas elétricos integrados. A graduação em Engenharia Elétrica proporciona ao estudante conhecimento teórico para desenvolver atividades relacionadas a:

  • pesquisa: seja ela de origem acadêmica ou dentro das próprias empresas, o engenheiro elétrico não para de estudar para melhorar os sistemas sempre. 
  • projeção: projetos de novos equipamentos e projetos elétricos em sua grande maioria.
  •  criação: envolve a elaboração de sistemas e circuitos
  •  instalação: a parte prática do que foi projetado anteriormente, seria o “ colocar a mão na massa” mesmo.
  • manutenção: necessário para haver o controle e evitar danos.
  • gestão de pessoas: muitas vezes o profissional de engenharia elétrica é líder de equipe ou assume ainda posições ainda maiores dentro da empresa.

Além disso, o curso de Engenharia Elétrica proporciona estágio obrigatório além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A carga horária do estágio pode variar conforme a instituição de ensino. Mesmo que você já esteja empregado, o estágio é uma forma de abrir portas para construir carreira na área. Por isso, é muito importante ficar ligado nas oportunidades de estágio na área, acompanhar as ofertas de vagas e ficar de olho nas oportunidades oferecidas pela faculdade. Por meio de um estágio, é bem mais fácil ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira bem consolidada como engenheiro elétrico.

As matérias e grade curricular da Engenharia Elétrica

É provável que você associe a Engenharia Elétrica às matérias de exatas como Física e Matemática. Certamente são disciplinas predominantes no curso e se relacionam com diferentes disciplinas. No entanto, o futuro engenheiro elétrico também estuda conteúdos das humanas. Isso vale para complementar melhor a grade e também preparar para o mercado de trabalho.

Em algumas universidades e faculdades o aluno estuda disciplinas comuns para todas as engenharias. Logo após essa etapa, ele opta pelo estudo mais dirigido, entrando, assim, na grade alusiva ao seu curso.

A base de estudo da Engenharia Elétrica engloba conteúdos como Cálculo, Matemática, Humanidades, Fenômenos de Transporte, Economia, Física,  Álgebra, Eletricidade Aplicada e Estatística. Além disso, há disciplinas específicas encontradas em muitas grades curriculares comuns. Alguns exemplos de disciplinas recorrentes no curso de Engenharia Elétrica são:

  • Desenho Técnico
  • Projetos em Engenharia Elétrica
  • Sistemas Eletrônicos
  • Programação I
  • Introdução à Engenharia Elétrica
  • Fundamentos de Controle
  • Processos Digitais de Sinais
  • Eletromecânica e Energia
  • Prática de  Instrumentação Eletrônica
  • Instalações Elétricas
  • Comunicação e seus princípios
  • Gestão Ambiental e sistemas
  • Projetos

Ainda assim, há a oferta de disciplinas optativas as quais o estudante tem a opção de escolher o que cursar. Isso vale como complementação aos estudos. Tais matérias variam conforme a instituição de ensino. No entanto, podem envolver robótica, energia solar, sistemas mais complexos, fontes de energia, entre outros.

A escolha de carreira

Se você já decidiu pelo curso de Engenharia Elétrica, é bom saber sobre como o futuro engenheiro pode atuar. Seja por meio de concursos públicos ou na iniciativa privada, o mercado de trabalho está aquecido para o setor. De fato, há um período de crise energética no Brasil que todos enfrentamos. No entanto, isso vale como uma forma de valorizar esse profissional, que se torna cada vez mais necessário. Mercado de trabalho aquecido e com vagas em alta, logo a procura por estudantes de Engenharia Elétrica é o que não falta.

Para quem ainda está na graduação, o estágio é a porta de entrada para grandes empresas ou mesmo na iniciativa pública. Como já pontuamos anteriormente, é importante ficar ligado nas oportunidades de estágio.

Certamente, o estágio também é uma forma de vivenciar na prática os conteúdos estudados na universidade. Dessa forma, o estudante também confirma sua escolha de carreira com os desafios do cotidiano. Como resultado, você consegue obter mais confiança de que é realmente isso que deseja como projeto de vida.

A bolsa auxílio de um estagiário em engenharia elétrica varia de R $1.349,00 a R $1.800,00. No entanto, o engenheiro elétrico formado pode ter um salário de até R$  12.249,00.

Um campo de oportunidades

O curso de Engenharia Elétrica oferece ao estudante uma dimensão de áreas que ele pode atuar. Isso vale para escolhas mais específicas que o mercado de trabalho necessita. Seriam elas:

  • Nanotecnologia: de fato as atividades do engenheiro elétrico envolve tecnologia de muitas formas. A nanotecnologia está relacionada a produtos eletrônicos voltados em sua maioria para área médica. Certamente é um campo em ascensão e promissor.
  • Automação: responsável pela elaboração e manutenção de sistemas robotizados e automatizados para indústria é o segmento responsável por excelentes oportunidades.
  • Telecomunicações: as redes de dispositivos móveis são de responsabilidade da Engenharia Elétrica. Dessa forma, o profissional projeta e cuida da manutenção desses sistemas.
  • Construção civil: na construção civil o papel do engenheiro é fundamental para assegurar a qualidade de instalações e circuitos elétricos nos empreendimentos.
  • Eletrônica: o engenheiro opera com sistemas e circuitos de equipamentos e aparelhos elétricos. 
  • Eletrotécnica: usinas e distribuição de energia são as atuações aqui. 

Onde cursar Engenharia Elétrica?

A Engenharia Elétrica tem possibilidades de ingresso em universidades públicas e privadas. Na Anhanguera, por exemplo, há ainda oportunidade de cursar na modalidade semipresencial. Parte das aulas é feita online e outra presencial.

A Anhanguera oferece essa forma de graduação e ainda descontos para quem escolhe esse formato de estudo. Além disso, há a possibilidade de ser um aluno de Engenharia Elétrica utilizando a nota do Enem.

E então, já decidiu ser um estudante de Engenharia Elétrica? Certamente este próximo artigo sobre a opção de cursar EAD será muito interessante, não deixe de acessar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.