InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoO que é a Arquitetura Industrial? Descubra!

O que é a Arquitetura Industrial? Descubra!

Você já ouviu falar ou sabe o que é a Arquitetura Industrial? Os profissionais formados no curso de Arquitetura e Urbanismo possuem a sua disposição diversas áreas de atuação e esse é um segmento voltado especificamente para a criação de projetos para indústrias e fábricas.

Ele surgiu junto com a Revolução Industrial e evoluiu bastante ao longo do tempo, mas sempre pensando na funcionalidade e adequação dos prédios e hoje é um setor em constante crescimento e que oferece oportunidades de construir uma carreira de sucesso.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre ele, a Voomp preparou um artigo explicando o que é, como surgiu e ainda onde esse tipo de profissional pode trabalhar e como se tornar um. Ficou curioso para descobrir? Então não perca tempo e confira o artigo a seguir!

O que é a Arquitetura Industrial?

A Arquitetura Industrial é um dos segmentos dessa profissão que não é tão conhecido, mas bastante necessário na sociedade atual. Ela é, basicamente, um ramo da Arquitetura e Urbanismo que é voltado para a criação de projetos de fábricas, indústrias, refinarias, siderúrgicas, usinas e refinarias, entre outras.

Um arquiteto industrial deve pensar sempre na usabilidade dos locais que projeta, que também devem estar de acordo com as necessidades de cada tipo de serviço. Isso não é apenas algo estético, já que esse trabalho ajuda a otimizar toda a produção e ainda pode reduzir os custos e os impactos das indústrias na paisagem e no meio ambiente.

Como surgiu?

Atualmente, o que conhecemos como Arquitetura Industrial surgiu durante a época que ficou conhecida como Revolução Industrial e que teve início em meados do século 18, na Inglaterra.

Até esse período, os arquitetos focavam em projetos de edifícios focados na beleza e para uso religioso, público e militar. Quando o número de indústrias começou a crescer, houve a necessidade de pessoas qualificadas para projetar locais que comportassem as necessidades das novas condições de trabalho.

Foi justamente nessa época que as construções começaram a apresentar um visual mais simples e prático, com os característicos galpões quadrados de tijolos, uma vez que alguns dos objetivos eram conseguir rapidez e uma redução dos custos de produção.

O cenário continuou assim por bastante tempo, mas hoje os arquitetos industriais também se preocupam com a beleza e com o impacto dos projetos no meio ambiente.

O que, exatamente, faz um arquiteto industrial?

O papel de um arquiteto industrial é, basicamente, criar projetos voltados para indústrias que oferecem vários tipos de serviços. Dentro disso, estão coisas como sempre pensar no impacto que eles terão sobre a natureza e paisagem ao redor. Portanto, devem levar em consideração o uso responsável de materiais e um design que supra as necessidades ao mesmo tempo que esteja inserido dentro da realidade local.

Outra coisa que uma pessoa que trabalha com Arquitetura Industrial faz é analisar e escolher quais os materiais serão usados. Ao contrário de uma casa, as indústrias muitas vezes requerem o uso de coisas específicas e pensadas em garantir a durabilidade e resistência das construções.

Inclusive, o design também é importante. Até porque, o interior e exterior dos prédios precisam garantir a segurança de todos os que irão trabalhar neles, como a ventilação correta para cada tipo de local, mas também a movimentação e armazenamento de maquinário e outros tipos de equipamento e a interação entre os diversos setores da cadeia produtiva.

Em quais locais esse profissional pode trabalhar?

Um arquiteto industrial pode trabalhar com vários tipos de indústrias. Como mencionamos anteriormente, o mais comum é em fábricas, siderúrgicas, refinarias e armazéns, bem como fazer o desenho de fornos e outros tipos de equipamentos voltados especificamente para a produção de bens e produtos.

Nesse sentido, ele pode atuar dentro de alguma empresa – ou escritório – voltada para esse tipo de serviço ou por conta própria, atuando como autônomo e pegando os projetos diretamente dos clientes.

Como é o mercado de trabalho e a remuneração para o setor?

O mercado de trabalho para a Arquitetura Industrial acompanha o desenvolvimento do país. Por isso, quanto mais indústrias abrindo, mais oportunidades o profissional terá para se destacar e construir uma carreira de sucesso.

Nesse sentido, é possível dizer que essa é uma área com um mercado bastante aquecido, ainda mais quando se leva em consideração que as pessoas estão tomando cada vez mais consciência sobre a necessidade de fazer construções com menor impacto negativo. Logo, vão necessitar de arquitetos industriais.

A remuneração para a carreira de Arquitetura e Urbanismo, de maneira geral, varia bastante. Isso porque ela sofre influência da região e custo de vida do local, da experiência e até da área em que o arquiteto escolhe trabalhar. Por exemplo, o salário médio desse profissional no Brasil é de R$5.573,14.

Porém, a remuneração pode ultrapassar os R$12.ooo,oo mensais. Profissionais que escolhem por abrir o próprio escritório ou atuar de maneira autônoma podem chegar a receber muito mais. Tudo dependerá do tipo e da quantidade de projetos que ele pegará.

O que é preciso fazer para trabalhar com Arquitetura Industrial?

Ficou interessado em trabalhar nessa área após descobrir o que é a Arquitetura Industrial? Então saiba para isso é necessário se formar no curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Ele tem duração de cinco anos e ensina aos estudantes tudo o que ele precisa saber para ingressar no setor.

Instituições como as faculdades Anhanguera, Unopar e Pitágoras são algumas das que oferecem essa graduação em várias cidades brasileiras. Sempre com a mesma qualidade de ensino e estrutura completa, além de cobrarem mensalidades que cabem no bolso.

Outro ponto essencial é se registrar no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) responsável pela região de atuação. Esse é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar a profissão no Brasil. Feito isso, o próximo passo é por procurar empresas que já trabalhem com esse tipo de projeto ou começar a empreender.

Por ser um curso de nível superior, é ainda possível fazer uma pós-graduação. Isso não garante apenas um entendimento mais profundo do segmento, mas também aumenta as oportunidades de trabalho e aumenta a remuneração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.